Como resolver conflito de filho com marido?

Feita por >Mãe Aflita · 1 mai 2020 Terapia familiar

Tenho 36 anos , Sou viúva de um casamento cheio de tristeza e amarguras…
Cuidei do meu Marido até a morte devido o diabetes, insuficiência renal e ter ficado cego… Tive que deixar a minha vida e a do meu filho de lado pra cuidar do pai dele até a morte…foram longos anos me dedicando somente a isso...
Dois anos depois da morte de meu marido eu conheci um rapaz mais novo que eu , ele tinha 28 anos , no início fiquei com medo de me envolver, mas resolvi arriscar ,pois ele parecia realmente disposto a me fazer feliz, resolvi dar uma chance pro meu coração.
Hoje já tem dois anos que a gente se conhece , e a um ano estamos morando juntos.
Ele morava em outro estado, e como eu estava ainda muito fragilizada pelo meu passado , resolvi mudar para a cidade dele que é uma cidade menor e começar uma vida do zero, junto com ele e meu filho de 9 anos …
Nos damos muito bem , ele só é um pouco genioso, e com uma opinião bem formada, temos sonhos parecidos , e essa é a primeira experiência dele morando junto com alguém, ele não tem filhos .
Nosso único problema está sendo o meu filho…
Porque o meu filho sempre teve muitas manias dês de pequeno, e como tive que cuidar do pai dele doente ele ficava por "conta de Deus "… "sem regras nem cobranças" , não precisava ajudar com nada, e sempre ficava livre pra jogar e brincar o tempo todo, dormia só com a luz acesa e queria que eu deixasse a porta do meu quarto aberta pra ele conseguir dormir e se sentir seguro, foi com grande dificuldade e muitos "arranca rabos" em casa conseguimos mudar isso dele … Ele comia só com a colher , aprendeu a usar garfo e faca, tudo isso por insistência do meu companheiro, eu noto que tudo que é novidade meu filho tem dificuldade pra aceitar … ele se invoca , ele se emburra , bate o pé que não quer aprender…depois acaba fazendo, mais na hora não quer dar o braço a torcer, só porque é o padrasto que tá mandando .
O meu companheiro teve uma educação bastante rígida, tem coisas que ele cobra do meu filho que nem eu fui cobrada quando criança, ele é bem exigente quanto a casa e a organização.
As vezes até eu me sinto em um quartel general quando ele está em casa …
Tem vezes que dá até um alívio quando ele está no trabalho, pois são tantas regras que até eu fico exausta.
Com isso, meu filho foi criando uma raiva do meu companheiro porque ele cobra ajuda em casa , a secar a louça, dar comida pro cachorro , ajudar a lavar o carro , essas tarefas e como antes meu filho nunca tinha que fazer nada ele passou a implicar com o padrasto achando que "ele é o problema"…e meu filho além de tudo é bocudo , responde , e isso pro meu companheiro é o fim, ele não aceita que responda ele, ele tirou o celular dele vai fazer um mês já ,eu noto que meu filho já pegou raiva dele , eu já tentei conversar , explicar que antes a gente vivia sem regras devido a situação do pai dele doente , que o padrasto está certo em cobrar , que é pro bem dele, que se o pai tivesse vivo iria cobrar o mesmo … mas vejo que não adianta, ele já ficou com a raiva interior do padrasto, ele obedece só porque não tem outro jeito, mais sinto que ele não gosta .
Ontem durante uma dessas discussão, meu companheiro disse pra mim, que vai chegar um dia que ele não vai aguentar mais, ou ELE ou MEU FILHO vai ter que sair de casa. (Já é a segunda vez que ele fala isso ).
Eu fiquei entre a cruz e a espada , não sei mais o que fazer, e não sei mais como agir , tenho medo de meu filho se virar contra mim no futuro, e tenho medo de meu companheiro desistir de mim por causa do comportamento do meu filho…Gostaria muito de uma luz , de uma ajuda pra tentar achar uma solução pra esse meu problema.
Agradeço muito vocês !

A melhor resposta 2 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Esse tipo de situação acontece muito, na maior parte das famílias, envolvendo pais e mães biológicos. Quando envolve padastro, há uma tendência, principalmente por parte da criança, de explicar as dificuldades, supondo inadequações, por esse caminho. Pensando na questão específica, você tem consciência que o menino precisa desenvolver disciplina, que juntaram-se duas culturas diversas. Será muito importante prevalecer o diálogo, a persistência, o esforço por respeito mútuo. É preciso ser firme, manter o afeto, mas é necessário insistir por muitos anos ainda, adequando a forma de cobrar aos anos de idade e às evoluções do menino. Adultos direcionarem crianças para que desenvolvam um jeito de viver que propicie os confortos que queiram conquistar, é uma adequada contribuição para que tenhamos futuros adultos independentes e bem sucedidos. Ternura, diálogo, convicção, persistência. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, usando máscara, com higiene e distanciamento: uma vida, vale toda a vida!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

10 JUN 2020

Mãe Aflita boa noite, a situação que você descreve envolvendo seu filho e o seu companheiro pode ser resolvida com conversas, uma comunicação é importante para uma convivência harmônica no ambiente familiar, entre enteado e padastro deve ser estimulado uma relação amigável e, você não precisa fazer a escolha entre seu filho e o se companheiro.

Mas, Mãe aflita você não pode esquecer que a criação do seu filho e as regras que porventura ele tenha que cumprir depende também da sua opinião, a sua responsabilidade de mãe, pois independente do padastro assumir o papel de "padastro-pai", o seu papel de mãe na criação de seu filho é fundamental, desse modo sugiro que, procure uma terapeuta familiar para ajuda-los nesse momento com todas essas questões.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador