Meu filho tem medo de ir ao banheiro. O que fazer?

Feita por >Tatiana · 6 jul 2016 Pânico

Tenho um filho de cinco anos que não vai ao banheiro por medo. Já não sei mais o que fazer. Preciso de orientação para acabar com esse sofrimento.

A melhor resposta 6 JUL 2016

Olá Tatiana!
Se tiver disponibilidade procure a ajuda de um psicólogo para que os medos e fantasias de seu filho possam ser exploradas, buscando possíveis intervenções lúdicas que sejam um facilitador de segurança e prazer no momento do uso do banheiro.
É muito importante que tais sentimentos sejam investigados precocemente, pois além de trazer sofrimento tanto para ele quanto para você, como mencionou, seu filho para evitar entrar em contato com o uso do banheiro pode começar a reter e controlar a urina ou as fezes que poderão ocasionar prejuízos a sua saúde física.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

3 NOV 2019

Tatiana,
O filho sempre age e reage de acordo com e dinâmica familiar, principalmente dos pais. Perguntem-se , pais, quais os medos que voces têm? Quais as fantasias, impedimentos, valores, medos vocês têm com relação ao sexo? Procurem sim esclarecer isto com um bom terapeuta sexual, para vocês pais. O filho muda quando os pais obtiverem as respostas e resolverem o problema neles!

5943 respostas

7 JUL 2016

Boa tarde Tatiana..Acredito ser importante procurar seu pediatra para avaliar e descartar quaisquer questões orgânicas. Procurar ajuda de um psicólogo para que este possa investigar e explorar a relação do medo de ir ao banheiro, o que ocasionou este medo, questões emocionais que podem estar relacionadas, enfim, o psicólogo poderá trabalhar todas estas questões com a criança para que ela entenda seus medos e sinta-se mais segura. Abraço

Att: Marcia

Marcia Dal Piva Psicólogo em Chapecó

8 respostas

6 JUL 2016

Bom dia, primeiramente seria importante que levasse ele ao pediatra para descartar qualquer fator que possa estar interferindo na saúde dele, como doer na hora de ir ao banheiro que pode ter motivos orgânicos. Se estiver todo ok, é importante saber se ele apredeu direitinho quando tirou as fraldas ou se sempre teve dificuldades? Tinha dificuldades com o xixi também? Há alguns fatores que podem ser trabalhados. Como não criando muita cobrança na hora do banheiro etc. Um psicólogo com ecperiência em crianças vai lhe orientar e trabalhar com seu filho o que lhe deixa com este medo.
Atenciosamente
Fernanda Guadagnin

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

6 JUL 2016

Oi Tatiana,

As condições ou situações que resultaram nesse medo do seu filho serão muito mais facilmente entendidas e trabalhadas com o auxílio da psicoterapia para seu filho, na qual você também estará envolvida de forma auxiliar como mãe. Seria interessante buscar este recurso pois você poderá conversar extensamente sobre o que você vem percebendo desse medo dele e de que formas você vem tentando lidar com esta situação, e com isso o psicólogo poderá trabalhar com seu filho orientado também pelas suas percepções, além de fazer orientações à você sobre como colaborar com a melhora de seu filho no cotidiano de vocês.

É importante levar em consideração um processo psicoterapêutico pois a criança em desenvolvimento ainda está construindo as suas formas de se comunicar com o mundo à sua volta de forma a ser compreendida por esse mundo, e uma situação de medo, trauma ou fobia nesse período precisa ser observada e trabalhada a partir do ponto de vista dela - um trabalho que exige atenção à sua complexidade e muita paciência e empatia para entender o que a criança quer comunicar com suas ações, sentimentos e observações.

Boa sorte e tudo de bom pra vocês!

Roselany Varela Psicólogo em Fortaleza