Meu filho não é sociável

Feita por >Gabrielli Góes · 29 ago 2017 Psicologia infantil

Meu filho tem 4 anos, vai a escola desde os 6 meses, ele sempre foi um bebe bem risonho e sociável, à partir dos 2 anos foi que ele começou a ficar mais de lado nas brincadeiras, percebo que ele prefere sempre brincar sozinho e não gosta que outras crianças toquem nele, se ele está brincando e alguma crianças ou empurra ou "rela" nele ele simplesmente para de brincar. Ele é filho único e esse comportamento dele foge do padrão, as professoras me perguntam se em casa ele também é assim, e prefere ficar sozinho. Gostaria de saber até que ponto é normal ele se afastar das outras crianças.

A melhor resposta 29 AGO 2017

Olá, Gabrielli! Em seu relato são várias situações apresentadas. Por isso, seria importante você procurar um psicólogo infantil que através da ludoterapia e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado, bem como para construirmos todos juntos, as melhores formas de ajuda-la. Espero ter lhe ajudado. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

5 SET 2017

Boa noite Gabrielli. Seria bom você procurar um psicólogo infantil para avaliar seu filho. Seu comportamento precisa ser observado por um profissional da área para poder ajudá-lo e a você a melhor forma de proceder, bem como orientar a professora também. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

30 AGO 2017

Olá Gabrielli! A observação da professora é bastante importante. Hà várias fases que são transitórias. A fixação em uma delas com prejuízo para a criança ou para os demais podem merecer uma observação de um profissional especializado. São necessários colher mais informações para uma orientação correta. Procure um profissional em quem você confie.

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

29 AGO 2017

Olá Gabrielli!
Este afastamento pode sinalizar muitas coisas por isso o mais indicado é que você procure um psicólogo para uma avaliação detalhada, verificando a necessidade de suporte.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

29 AGO 2017

Boa tarde Gabrielli,

Sugiro que busque um terapeuta infantil. O mesmo terá recursos lúdicos para investigar e auxilia-lo.

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

29 AGO 2017

Bom dia.
É interessante tentar compreender o que leva seu filho a se afastar. A psicoterapia infantil pode ajudar nesse sentido, e a partir disso trabalhar algumas questões.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville