Minha sobrinha não é muito sociável

Feita por >Mariana · 25 set 2015 Ludoterapia

Minha sobrinha não interage bem com ninguém além da mãe. No início não nos preocupamos muito, mas com o tempo percebemos que ela demonstra um comportamento estranho, e uma situação ocorrida há alguns meses me preocupou. A garota de dois anos passou um mês na casa da avó sem ver seu pai, segundo a mãe ela estava com saudades e perguntava sobre ele repetidamente durante a viagem. Ao vê-lo pela primeira vez, entretanto, não esboçou reação quase alguma, definitivamente não correspondendo ao nível de agitação dele, quando a resposta natural da maioria das crianças seria correr para um abraço. E ela é assim com todos os membros da família. Tentamos brincar e conversar, mas ela é no mínimo robótica. Responde às perguntas, mas não mostra muito interesse. Ela no máximo sorri (pouco). Quanto à relação com a mãe, é um grande apego, mas não muito carinho. Ela geralmente recorre à mãe quando quer pedir algo ou está com medo de algum familiar que tentou lhe fazer cócegas ou algo do gênero. E minha mãe, sua avó, consegue se aproximar um pouco dela, por exemplo, nas visitas a criança pega algo "interessante" e mostra para minha mãe (como o enfeite novo no quarto dela ou algo assim) e só. Mas comparada com outras crianças, ela não é tao desenvolvida socialmente, como se tivesse menos energia e, como já foi dito, não corresponde muito à emoções e tentativas de conexão. Não sei bem o que espero nas respostas. Não vai ser possível uma solução ou diagnóstico, eu sei, eu só procuro saber como lidar com ela.

A melhor resposta 1 OUT 2015

Bom dia, Mariana!
O carinho e respeito dentro do ciclo familiar sempre é bem-vindo. Então diante do seu relato, o melhor é buscar compreender o comportamento da criança e respeitá-la, propiciando um espaço que ela possa ser e se sentir amada.
No entanto, sugiro que procure um profissional da psicologia para expor com maiores detalhes sobre o caso de sua sobrinha, e leve também a mãe para compartilharem dessa situação, pois todos estão envolvidos. É necessário explorar e perguntar quando esse comportamento foi percebido por vocês, se é só em casa, ou na interação com outras crianças também isso acontece, entre outros pontos a serem abordados e compartilhados até mesmo com outros profissionais da saúde.

Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica
Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar
Visite minha página virtual

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

29 SET 2015

Mariana, boa noite. Compreendo que você quer ajudar sua sobrinha e espera obter informações para poder lidar com ela. Parabenizo sua atitude em nos procurar, mas para que um psicólogo possa te orientar sobre o melhor a se fazer nesses casos, é necessário que tanto a criança quanto os pais sejam avaliados em consultório para que a partir de um psicodiagnóstico realizado, a criança e família sejam trabalhadas conforme a necessidade. Para ajudar a criança primeiro é necessário entendermos o que está acontecendo com ela, coletar todas as informações da criança desde o nascimento e, apenas com um acompanhamento e olhar profissional, é possível avaliar o caso para então pensarmos de que forma lidar e tratar. Espero ter te ajudado. Um abraço!

Daniela Soares Gonzales Faria Psicólogo em Santos

18 respostas

29 SET 2015

Olá Mariana, de certa forma você e sua irmã precisam juntas compreender que as dificuldades da sua sobrinha já iniciaram há algum tempo, desta forma ela precisa de ajuda e muita ajuda de todos, procurem iniciar um caminho de ajuda para sua sobrinha que não será fácil mas também não é impossível, mas necessitará iniciar um novo caminho, por tanto procure ajuda médica e faça uma avaliação orgânica dela com o pediatra e paralelo procure um psicologo(a) para uma boa avaliação psicodiagnóstica para entender e compreender o que está acontece no âmbito emocional da sua sobrinha para dai todos juntos, tanto o médico(a) como o(a) psicologo possam ter uma conduta e um tratamento adequado.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

29 SET 2015

Mariana, boa noite. Compreendo que você quer ajudar sua sobrinha e espera obter informações para poder lidar com ela. Parabenizo sua atitude em nos procurar, mas para que um psicólogo possa te orientar sobre o melhor a se fazer nesses casos, é necessário que tanto a criança quanto os pais sejam avaliados em consultório para que a partir de um psicodiagnóstico realizado, a criança e família sejam trabalhadas conforme a necessidade. Para ajudar a criança primeiro é necessário entendermos o que está acontecendo com ela, coletar todas as informações da criança desde o nascimento e, apenas com um acompanhamento e olhar profissional, é possível avaliar o caso para então pensarmos de que forma lidar e tratar. Espero ter te ajudado. Um abraço!

28 SET 2015

Mariana, bom dia. Sei que está ansiosa por saber como lidar com toda esta situação mas só por uma resposta não será possível orientá-la. Você deve procurar um psicólogo que fará um psicodiagnóstico e só assim mediante ao diagnóstico terá uma orientação correta. Boa sorte e um abraço. Cláudia.

28 SET 2015

É muito importante verificar algum traço de autismo ou asperger (neste caso dificuldade na inter-relação social).

28 SET 2015

Oi Mariana. É muito importante que se procure fazer uma avaliação diagnóstica pois isso trará o entendimento e orientação necessária. Quanto antes se tem um diagnóstico melhor o prognóstico e o desenvolvimento dela. Vocês poderiam procurar um neurologista, um psicólogo e um psiquiatra infantil para compor um diagnóstico amplo com os melhores caminhos a seguir. Abraço. Renata Vidotte Vale

27 SET 2015

Mariana, com relação a sua sobrinha realmente não poderei falar nada sem um contato com esses pais e criança, Quanto ao ser pedido sugiro que nunca force nada. Respeite o tempo dela. Procure descobrir o tipo de brinquedo que ela goste e brinque com ela. ( jogos, pinturas , brinquedos) .Se ela não gosta de contato físico não force. Abraços

Maria Tiburcio Psicólogo em Vila Velha

30 respostas

26 SET 2015

Olá Mariana
Entendo perfeitamente a sua preocupação, porém não sei como seria se você fosse dizer à sua cunhada que você percebe problemas na filha dela. Tenha cuidado ao fazer qualquer coisa. Talvez seja melhor você chamar o seu irmão, sozinho, e dizer pra ele que nota dificuldades na menina e que seria bom observar e falar com o pediatra que vai poder encaminhar-los se for o caso.
A menos que seja algo muito marcante ou grave, mesmo que a sua sobrinha seja aum psicólogo, ela é bastante nova e nos primeiros anos o desenvolvimento é observado mais em termos de desenvolvimento de todo o aparato físico,andar, falar...
Não estou dizendo que você esteja errada, suas observações são boas, mas sua sobrinha necessita de observação e os pais, caso se confirmem suas suspeitas, vão precisar de ambiente aconchegante que ofereça confiança, onde eles possam desabafar suas angústias. Este é o papel da família.
Sim, é conveniente procurar um psicólogo que possa fazer psicodiagnóstico infantil.
Boa sorte.
Boa sorte

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

26 SET 2015

Ola Mariana,
Você nos aponta alguns elementos para pensarmos. Observa-se que inicialmente a necessidade de uma avaliação mais efetiva no que se refere a habilidades sociais. Esta etapa é fundamental, pois evitara problemas futuros. Hoje vocês percebem esta questão na família. E na ela frequenta escola? Como ela se coloca com os amigos? A procura do profissional é fundamental para juntos com a criança e a família, possa-se orientar o desenvolvimento socioemocional da sua sobrinha. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

26 SET 2015

A sua sobrinha tem sorte de ter uma tia tão atenta e sensível às suas demandas! Bom Mariana, pela sua descrição, sua sobrinha apresenta dificuldades que estão comprometendo seu desenvolvimento socio-afetivo. Recomendo que ela faça uma avaliação com profissional de Psicologia para analisar seus comportamentos e propor intervenções que a auxiliem a desenvolver habilidades sociais. Sugiro também, que você busque elementos que a agradem (jogos, brincadeiras, músicas, animais, lugares) como um ponto de partida para se aproximar mais dela e começar a estabelecer um vínculo. Espero que as orientações tenha te auxiliado. Atenciosamente, Dra Fernanda.

Fernanda Prata Leite Damiani Psicólogo em Fortaleza