Meu filho está com problemas em fazer coco. Como devo proceder?

Feita por >Pâmella · 18 abr 2016 Psicologia clínica

Olá! Meu filho iniciou o desfralde há cinco meses. Desde o início ele apresentava resistência com o coco, mas com o passar do tempo ele vem piorando o quadro. Hoje ele chega a ficar até três dias sem evacuar e segura ao máximo quando dá vontade. Hoje ele chora quando vê que não vai conseguir segurar. O que eu faço?

A melhor resposta 19 ABR 2016

No momento que a mãe resolve que ta na hora de tirar a fralda para o coco, deve fazer desse momento especial e mostrar a criança que apesar das fezes sair dela ele ainda continua a ser uma criança inteira e a adorável. É sempre bom que os pais lembrem, assim como a todos que estão em volta, que o amor e o respeito devem ser preservados nesse momento. Deixar a fralda é uma grande conquista para a criança e representa uma importante transição. Entretanto, só será correto e sem prejuízos psicológicos quando a natureza do indivíduo for reconhecida e ouvida. Dê tempo ao tempo, não apresse as coisas e faça o seu filho se sentir acolhido, mesmo nos momentos em que faz xixi ou cocô na calça. Lembre-se que você pode usar de estratégias tipo dar tchau ao coco na hora de dar descarga, inventar uma boa estorinha. Se apesar de você já ter feito tudo isso o problema persistir, o melhor é você dê um tempo e volte ao inicio. Espero ter contribuído.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

2 JUL 2016

Oi Pâmela, o desfralde faz parte e cada criança reage de uma forma. É preciso cuidar para não ser tão perfeccionista, porque ele pode ficar com receio de algo sujo ou feio que ele vai fornecer dele.
Trabalhar com argila e massinhas poderá ajudá-lo a expor um pouco sobre este momento que ele está vivenciando, e com ajuda de um psicólogo, que trabalhe com ludoterapia será muito importante.
Colocar um assento diferenciado para crianças e de forma lúdica brincar e dar o thau ao cocô. Se ainda for difícil, procure um profissional psicólogo para ajudá-la passar de forma mais tranquila esta fase, para que faça uma avaliação e compreender melhor o momento.

Consultório de Psicologia Nilcéia Besse Psicólogo em São Bernardo do Campo

10 respostas

22 ABR 2016

Penso que em primeiro lugar, se faz necessário levar á um pediatra e verificar se está existindo algum problema de ordem orgânica, caso não haja nenhuma confirmação sobre esse caminho procurar um bom profissional em que você possa conversar sobre seu filho. O que dá pra dizer é que o cocô tem haver com que a criança dá de presente pra mamãe,ou seja porque ela está prendendo?

Carmem de Fatima Vasques Psicólogo em Recife

7 respostas

21 ABR 2016

Pâmella, algumas crianças tem mais difculdades do que outras...acredito que você ficará mais trânquila se for orientada por um profissional de sua confiança. Busque ajuda, e isso fatá com que você se sinta mais segura.
Néia Armando

Psicóloga Valdineia S. Armando Psicólogo em Barueri

25 respostas

20 ABR 2016

Olá Pâmela. Esse período de desfralde pode ser mais complicado para algumas crianças do que para outras. O importante é sempre ter muita paciência com seu filho. O vaso sanitário pode ser um tanto assustador, ainda mais no momento em que se dá a descarga. Tem crianças que têm receio de serem 'levadas' junto nesse momento. Outras, não querem se desfazer de algo que lhe pertence, pois percebem as fezes como fazendo parte de si mesma. Você pode contar uma historinha para ele, utilizando de uma linguagem simples e objetiva, contando o trajeto dos alimentos e como o corpo precisa colocar para fora o que já não necessita e, no momento de dar a descarga, você pode sugerir que deem tchau para o coco, de uma maneira leve, suave e respeitosa para com este momento ainda difícil para ele. Converse sempre, pergunte como se sente quando faz o coco, diga que o compreende e que estará junto a ele. Faça isso até ele sentir-se mais seguro. Se a dificuldade persistir, procure ajuda profissional para que seja feita uma avaliação mais específica. Um abraço.

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

19 ABR 2016

Muitas crianças demonstram resistência neste momento, porque imaginam que seu cocô é uma extensão de si mesmos e ficam apavorados com a ideia de que parte de si vai embora, vai pela descarga. Você pode tentar colocar a fralda enquanto ele resiste, mas ficar no banheiro. Quando perceber que ele não vai aguentar e vai evacuar, tire a fralda e deixe que ele faça no vaso sanitário. Mostre para ele que o cocô foi para o vaso, mas que ele ficou inteirinho com a mamãe. Ou seja, explicite para ele, numa linguagem que ele entenda, que o cocô é produzido por ele, mas não é ele e nem parte dele. Ele pode deixar o cocô ir embora, que ele ficará bem. Espero ter colaborado com você e com seu pequeno.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba