Meu filho de três anos è agressivo e teimoso. O que fazer?

Feita por >Melissa Araujo · 6 abr 2016 Agressividade

Meu filho tem três anos e meio e tenho recebido muitas queixas na escola. Ele não aceita ser contrariado e agora começou a bater nas outras crianças. Converso, boto de castigo, ele diz que não vai mais fazer e faz novamente. Ele também é muito nervoso. Se irrita muito fácil com seus próprios brinquedos. Não tem paciência de esperar determinada coisa. Gostaria de uma opinião sobre o que fazer.

A melhor resposta 11 ABR 2016

Olá Melissa, boa noite! Compreendo sua angústia, pois além de psicólogo atuo na educação infantil como pedagogo e é comum crianças com essa faixa etária apresentarem comportamentos agressivos, de birra e manha. Porém esse comportamento deve ter um cuidado especial, para que seu filho passe por essa fase, com uma boa adaptação e compreenda que no futuro a vida irá impor contrariedades.
Todos sentimos frustração, em diferentes etapas de nossa vida: o primeiro amor que acaba, o vestibular que não é aprovado, o emprego que não conseguimos, a promoção que não vem, o amigo indisponível, o salário que não chega, etc.
Tais comportamentos que descreve do seu filho, é uma resposta emocional intensa da criança a algo que a frustrou ou que ela pensa que vai frustrar. A birra pode envolver choro, gritos, se jogar no chão, ficar paralisado, ficar mudo, agredir-se, agredir, morder, unhar, urinar, parar de comer...enfim, um show de horrores para a maior parte dos pais. As crianças costumam ter essa reação porque não são maduras ainda para lidar com a frustração.
Deixe-a fazer a birra, não fale muito (ele não vai ouvir mesmo), espere passar, proteja-a para que não se machuque ou machuque os colegas e, quando ele estiver mais calmo, aí sim, converse. O castigo também deve ser administrado com cautela e habilidade, considero o tempo máximo de punição (estar fora da brincadeira ou separado das atividades) considerando 1 minuto para cada ano, ou seja, 3 minutos e meio para seu filho.
Além disso, há uma série de princípios que se utilizados com a suficiente habilidade podem ajudar a estabelecer, modificar ou eliminar alguns comportamentos. Muito ainda existe a ser conversado, principalmente para entender a dinâmica familiar e aprofundar sua dúvida.
Espero ter ajudado, estou a disposição!

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira Psicólogo em Ribeirão Preto

32 respostas

11 AGO 2016

Olá, Melissa!
É natural nessa idade a criança tender a se comportar desta forma, pois uma de suas principais características é o imediatismo, querer ser atendido logo e também do seu jeito. Porém, cabe ao adulto ensinar e disciplinar, talvez seja importante a ajuda de um psicólogo para averiguar se os castigos e intervenções feitas por você estão adequadas conforme o que está acontecendo com ele.

Ana Paula Souza - Psicologa Clinica

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

10 ABR 2016

Ola Melissa,
Esta irritabilidade do seu filho pode ser decorrente de vários motivos. A criança na escola esta no momento de socialização, onde as disputas são naturais e claro tanto ele como a outra criança buscam que sua ideia sejam validadas. A raiva é um sentimento que aflora,,, e sim é necessário ensinar seu filho a "doma-la" para que ele entenda que ela existe mas não pode expressar de modo violento com os outros. Neste momento ele aprende muitas coisas a partir da observação do mundo que ele se incluir. Porem, ele pode interpretar isso incorretamente, pois tem estrategias diferentes dos adultos que o cercam. Assim, aconselho que procures um profissional da psicologia que ajudar a família e a criança neste processo. Um grande abraço.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

9 ABR 2016

Com certeza precisamos de uma análise mais profunda. Mas a princípio esta forma de comunicação nos fala de um trabalho com a afetividade e limites
Recebidos. Algo que não está bem com ele e acaba tendo esta manifestação no seu mecanismo de defesa. Ele precisa sim de um psicoterapeuta. Orientação com os pais. Muitas vezes a criança revela o que não está bem em sua casa. Mas como já foi falado, o trabalho requer um olhar mais. Criterioso .

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

7 ABR 2016

Olá Melissa,
Em primeiro lugar devemos observar se nada aconteceu para seu filho estar agressivo.
Em segundo é fundamental procurar um profissional que irá pesquisar é consequentemente ajudar você é seu filho.
Desejo que tudo se resolva!
Abcs

Ana Maria de Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

7 ABR 2016

Melissa, você precisa de orientação dirigida.
Para isso, contate um psicólogo devidamente registrado.
É impossível acertar completamente na educação de um filho, mas é importante lançar mão de todas as possibilidades que ainda restam.

Mariana C. Sorgan Psicólogo em São Paulo

4 respostas

7 ABR 2016

Olá, Melissa!
Acredito que as respostas de meus colegas possam nortear para outras possibilidades. Parabenizo você pela sua observação, ela é muito importante e necessária, mas quando se está na situação vivenciada conseguimos enxergar pouco do todo, por isso faça uma orientação de pais com um psicólogo, ele poderá abrir ainda mais possibilidades para a questão do seu filho.
Um abç...Adriana Barreto

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires

50 respostas

7 ABR 2016

Olá Melissa!
Entendi a sua preocupação com o seu filho, apesar de ter apenas 3 anos de idade me parece que ele já está denunciando algumas questões que estão o incomodando, e este é o ponto. O que está incomodando o seu filho para que ele precise chamar a atenção assim?
Faça uma reflexão e perceba se ele sempre teve este comportamento mais agressivo ou se está começando... E então veja se aconteceu algo diferente na dinâmica da sua família, alguma mudança, alguma perda significativa, porque muitas vezes a criança não entende o que está acontecendo mas ela sente, e não consegue nomear e então ela muda o comportamento, os castigos às vezes são importante para faze lo pensar, colocar limites, mas a criança precisa entender e ser entendida.
Faça uma avaliação você mesma e tente observar alguma mudança na rotina da família e da criança, agora se você perceber que não consegue sozinha procure a ajuda de um profissional da área de psicologia, às vezes uma orientação para você mesma, pode te ajudar muito.

Alessandra D. Ricci Manganaro Psicólogo em Ribeirão Preto

40 respostas

7 ABR 2016

Interessante o que tu estás colocando porque, aproximadamente, nos 3 anos é quando começa a teimosia, questionamento e etc. Aí temos um pouco de naturalidade, entretanto, pelo que tu relatas, penso que algo a mais além do natural está se passando com teu filho, por isso sugiro que procures um psicólogo para que ele possa avaliar o que ele está precisando colocar pra fora, desta forma agressiva.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

7 ABR 2016

Olá Melissa, é necessário investigar o que está causando estes comportamentos, quais ocasiões tem ocorrido? apos investigação com um profissional habilitado, como psicologo, é provável entendermos o evento estresso e eliminar-lo, caso seja possível. Como dica deixe-o perceber que, se ele usar palavras para se expressar, vai conseguir resultados melhores. seja paciente e poderá tem ótimos resultados!

Psicóloga Glória Libanio Psicólogo em Salvador

17 respostas

6 ABR 2016

Melissa, teu filho passou ou esta passando por algum momento de dificuldade? A família está passando por algum momento difícil? Pode ser um dos motivos para o pequeno estar externalizando algo que não está bem acomodado dentro dele. Algum sentimento que ele não esta conseguindo expressar de forma mais correta.
Seria interessante uma avaliação com um profissional para poder ver a real demanda.
Espero ter ajudado. ;)

Daiana Schütz Psicólogo em Porto Alegre

1 resposta