Meu filho chora muito e tem dificuldade para se acalmar

Feita por >Inglids Costa · 15 fev 2016 Stress

Meu filho tem dois anos e meio e desde muito cedo chora por tudo e tem dificuldade para se acalmar. É bem ativo, acorda durante a noite, e algumas vezes demora a pegar no sono novamente, se estressa com facilidade, grita, bate e não adianta falar com ele.

Quando começa a chorar é um choro que não tem fim, já tentei ignorá-lo e não adianta. Noto que às vezes ele já acorda assim. Queria saber até onde isso é normal, porque também ele tem um avô que é esquizofrênico, não sei se isso influência.

A melhor resposta 15 FEV 2016

Ola, tudo bem?
Inglids, o choro de seu filho nada tem a ver com o transtorno mental da esquizofrenia. Não estou dizendo que seja o seu caso, por exemplo tem família que desde o aleitamento materno não coloca limites no filho então quando a criança no aleitamento materno chora é atendido de imediato e a criança não aprende a lidar com o não , e assim ele não tem estrutura para lidar com as frustrações e entende que as pessoas e o mundo está a disposição dele para fazer tudo na hora que ele quer. Talvez seja o caso de se procurar levá-lo a um psicólogo porque ele vai crescer e o mundo não vai agir com ele como os pais com amor, paciência e carinho, o mundo é cruel e a criança precisa está preparado, com amadurecimento e estrutura para li dar com as frustrações.
Atenciosamente a Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

18 FEV 2016

Boa tarde! Não é normal que uma criança independente da idade tenha esse tipo de comportamento, certamente tem algo de prejudicial ocorrendo com ele, no caso se há membro da família com diagnóstico de esquizofrenia pode sim afetar seu filho. Primeiramente procure um psiquiatra para fazer um diagnóstico, após esse diagnóstico é de extrema importância que seu filho desde agora no inicio de sua vida inicie um tratamento psicológico.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

18 FEV 2016

Olá Ingrid,
O avô do menino não tem nada a ver com isso.
Seu filho achou um modo de ser no mundo. Cabe a você, nesse momento da vida, acalmá-lo e dar-lhe segurança para que ele não precise arrebentar os pulmões e descubra outras formas de agir.
TEnte uma psicoterapia com ele, e você, claro.
Crianças reagem bem à terapia e o resultado geralmente é bem rápido nesta fase.
Não tema. Vai doer bem menos do que acordar toda noite e ver a cara dele em desespero logo pela manhã.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

17 FEV 2016

Muitas podem a causa do choro desta criança. Enquanto não descobre o motivo do choro, trate-o com muito amor. Abrace-o e diga que lhe ama. A noite pode ser pesadelo , quanto as outras reações procure orientação médica. Nenhuma criança chora sem motivo. Quanto a sua suspeita acho improvável.
Abraço.

Maria Tiburcio Psicólogo em Vila Velha

30 respostas

17 FEV 2016

Olá Inglids. Você já levou seu filho ao pediatra para ver se não é algo orgânico. Depois de avaliar e eliminar todas as possibilidades, você pode procurar um psicólogo para uma avaliação. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

16 FEV 2016

Inglids, nesta idade é difícil dos país lidarem com alguns comportamentos apresentado pela criança, tudo em excesso é sinal que algo não vai bem. Procure um profissional para te orientar. Criancas são muitos sensíveis é bom investigar a causa desse choro excessivo.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

16 FEV 2016

Realmente Inglids, a colega Psicologa Léia tem razão há necessidade de uma avaliação para entender o estado atual da idade.
O choro é uma forma de comunicação, para entender há necessidade de compreender o que está acontecendo por meio desta linguagem, um diagnóstico tanto médico e quanto psicológico deve ser oferecido.
Às vezes uma dor física ou mesmo um estado de desconforto emocional ou mesmo afetivo que a criança queira passar.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

16 FEV 2016

Bom dia! Veja é muito importante conhecer o paciente antes de dar lhe uma orientação. Porém é importante que saiba que existe várias causas que interferem no distúrbio do sono, desde orgânicas até emocionais e psíquicas. Uma delas muito conhecida como terror noturno. É importante que leve seu filho a uma consulta com psicólogo para que este inicie a investigação. Boa sorte!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

16 FEV 2016

Boa tarde, Inglids Costa!
Na relação mamãe - bebê ocorre inúmeras revelações, o contato materno, afeto o convívio deve acontecer da melhor maneira possivel para o inicio de resolução do problema, por isso mantenha a calma. A manifestação do choro acontece pelo fato da criança não saber contar o que está sentindo, por isso a observação devecser constante da sua parte. Dessa forma, permaneça em contato com o filho para tentar entender a necessidade, o que lhe causa sofrimento. Se puder a melhor indicação para ajudá-la seria procurar uma ludoterapia ou mesmo a psicoterapia infantil. Lhe desejo Boa sorte e que ao entender a situação tudo acaba ficando mais fácil. Vai dar tudo certo. Precisando estou a disposição.
Atenciosamente
Pamela van Erven

Consultório Integrado Pamela van Erven Psicólogo em São Paulo

4 respostas

16 FEV 2016

Oi Inglids tenha calma e tente observar pq ele chora tanto. A comunicação entre vc e seu filho está sendo crianda. Se vc se mostrar irritada vai estressá-lo ainda mais. Quando não entendemos qual é a necessidade da criança a tendência é ele chorar cada vez mais e criança não chora a toa. Será que está com alguma dor? sede? fome? Coloque-o no seu colo, acalme-o e pergunte tocando nas partes do corpo dele: "dodói na barriguinha? e estabeleça um contato com ele. Pode ser mais fácil do que imagina. (observe: ele para de chorar qdo vc........ e faça isso mais vezes) A criança que não fala ainda se comunica com choro qdo não está bem.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

16 FEV 2016

Bom dia!
O melhor que tem a fazer neste momento é procurar um profissional para atendimento familiar, para acolhimento e orientação e um possível acompanhamento a criança. Não precisa ficar desesperada com certeza vai dar certo.

Marlene de Araujo Paz Psicólogo em Guarapari

11 respostas

16 FEV 2016

Bom dia Inglids!
Primeiramente, é importante observarmos o que está acontecendo com seu filho e o meio em que está inserido. Comece a observar melhor os meios que ele está interagindo: meio familiar e social, e diante disso, observar o que em volta dele pode estar contribuindo para manter um comportamento assim. Observe as brincadeiras, e principalmente, quando está percebendo a mudança de comportamento dele quando está a ficar agitado, bravo e mais agressivo.
Reitero que há estudos recentes que comprovam a ligação da vida intra-uterina do feto/bebê com comportamentos apresentados adiante após o nascimento. Tais comportamentos podem se apresentar em fases posteriores, sendo assim, lhe oriento a importância de procurar um profissional que lhe auxilie nisso. A gestação está como fator que interfere nos comportamentos, por isso, é fundamental também investigar como foi sua gestação, bem como, os primeiros meses de vida do seu filho.
Espero ter lhe ajudado!
A disposição.
Atenciosamente,
Karine Velasco.

Consultório de Psicologia Karine Velasco Psicólogo em Santa Maria

2 respostas

16 FEV 2016

Ola Inglids
Hoje vários elementos podem ser estressores na rotina do seu filho. É importante que você procure um profissional para avaliar esta questão. O choro pode ser a manifestação de vários sentimentos que não devem ser ignorados, mas sim compreendidos uma vez que pela idade, a criança não possui ainda um repertório de análise situacional. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

16 FEV 2016

Inglids , O choro é uma manifestação de alguma coisa que a criança deseja passar. O interessante é você observar como está atribuindo o limite para ela. Caso deseje iniciar uma psicoterapia o indicado é a Ludoterapia, mas não desacataria a possibilidade de você leva-lo ao pediatra ou a um neuropediatra para que seja feito maiores investigações.
Att: Yelris Cem Pessôa

15 FEV 2016

Ingrids, bom dia! Seria importante você procurar um psicólogo infantil que através da ludeoterapia e da terapia, possam abordar pela fala e pelas atitudes da criança, expressões dos seus sofrimentos e suas dificuldades em relação ao contexto em que vive e que os desencadeiam. Ao ser encaminhado para psicoterapia infantil, a criança é acolhida e ouvida, tendo a oportunidade de expressar seu universo privado. Neste processo, a psicoterapeuta utiliza estratégicas lúdicas como jogos, brincadeiras, desenhos, colagem, pintura, argila, histórias para se comunicar com a criança, investigar e identificar quais os problemas psicológicos a impedem de se desenvolver de maneira saudável para depois ajudá-la a superar suas dificuldades. Neste processo é fundamental o envolvimento dos pais que também tem seus encontros para a compreensão do contexto que está sendo apresentado, bem como para construirmos todos juntos, as melhores formas de ajuda-lo. Estou à sua disposição para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro