Me sinto frustrada, sou dependente emocional?

Feita por >Cat · 28 fev 2022 Dependência emocional

Cada vez q me envolvo com alguem, não chega a se tornar namoro, sempre os homens vão embora, e eu acabo entrando em depressão, de todas as vezes tentei suicídio... agora estou ficando com um homem há 2 meses, ele nao quer nada sério, e isso me deixa agoniada, por não ter tanta atenção dele, no fundo eu sinto q não gosto tanto dele, mas tem algo q me prende nessa relação e q me prendia nas outras tbm, não consigo sair disso, dar um basta, dizer não a ele, terminar, tenho medo de novamente chegar o dia dele não querer mais me ver e tudo aquilo q aconteceu com os outros volte, depressão, vontade de morrer, é algo muito mais forte do q eu, não sei explicar, porq isso perguntei será q sou dependente emocional dessas relações?

A melhor resposta 4 MAR 2022

Olá Cat,
É fundamental nesse momento, você cuidar de si mesma.
Para ter um relacionamento sadio é preciso você estar bem consigo mesma. Se você não se amar, se valorizar, se não gostar da sua companhia, como alguém poderá ter esses sentimentos por você, entende?
Eu sei que não é fácil toda essa mudança, mas é possível.
Um Psicólogo pode te ajudar a se fortalecer emocionalmente, trabalhar sua autoestima e autoconhecimento.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

2 MAR 2022

Olá, Imagino como deve está sendo difícil para você! Recomendo que procure um psicólogo que seja um profissional da sua confiança para da inicio ao seu tratamento. Através da psicoterapia você vai achar respostas, e desenvolver habilidades necessárias para uma existencial mais saudável e melhor qualidade de vida. Se quiser saber um pouco mais sobre o processo terapêutico, e como funciona, pode entrar em contato, será um prazer tirar as suas dúvidas.

Atenciosamente,

Adalberto da Silva Santos
Psicólogo (CRP – 23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

2 MAR 2022

Cát vc pode estar sim com depressao. A depressao constuna alterar a percepção das situações da vida, e pode até gerar uma dependência emocional, já que a pessoa não tem forças para tomar suas próprias decisões, entre outras coisas .
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

2 MAR 2022

Oi CAT
Não sei se se pode caracterizar como dependência emocional, percebo que não, mas revela uma situação que voce precisa resolver:
SER SI MESMA, amar a voce mesma, priorizar a si mesma, conquistar amor-próprio, ter o teu próprio ponto de vista.
Voce fica esperando que o outro tome decisões. Não! Tome voce as decisões para a sua vida. Voce é dona da sua vida; voce constrói a sua realidade, tens a liberdade e o livre arbítrio... por que não decide? Por que não escolhe? Vao comer sempre nas mãos dos outros? Se voce quer transar, escolhe e diga: hoje eu quero transar... se não for contigo será com outro... mas decida.
A vida te solicita estas atitudes contigo mesma. Caso não faça isso, as coisas se repetem até voce aprender.
Abraços e, claro, faça terapia para ser auxiliada.

5864 respostas

1 MAR 2022

Oi Cat! Grato por escrever. O namoro com outra pessoa, necessita ser derivado do amor próprio. Você, pelo relato está namorado outra pessoa, movida pela história da insegurança, sem levar em conta tua essência. Você precisa aprender, com consistência, a namorar a si mesma, valorizar-se, para depois poder namorar com outra pessoa, mas tendo o centro administrativo das decisões em si mesma.
Isso será melhor construído com a ajuda cientifíca de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - Psicólogo clínico.

8689 respostas

1 MAR 2022

Olá
Me parece que há algum tipo de depósito de alguma coisa no parceiro. Talvez expectativas?
O que espero do outro?
Que ele esteja comigo? Que me dê suporte?
A questão é que nesse ponto vamos estar numa relação por necessidade, porque precisamos, não porque queremos. Se eu posso sair, mas mesmo assim escolho ficar, aí sim vejo o afeto que tenho pelo parceiro.
Considere elaborar isso junto a um profissional, assim vocês podem chegar a raiz desse sentimento, como isso se deu e como pode acontecer de outra forma daqui pra frente.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha