Terminei com uma pessoa que eu era dependente emocionalmente, como supero ela?

Feita por >lele · 30 mar 2021 Dependência emocional

faz 1/2 meses que eu terminei com uma pessoa, acontece que só depois disso eu percebi o quanto eu sou dependente emocional dela. eu sinto muita falta de falar com ela todo dia, me sinto muito mal por não conseguir. parece que ela já tá tentando superar o relacionamento (não está errada) mas eu fico triste por ela conseguir e eu não. como eu supero ela?

A melhor resposta 31 MAR 2021

Olá Lele, dê tempo ao tempo, você ainda está se acostumando com a vida sem a pessoa que preenchia um grande espaço na sua vida. É normal passar por esta fase, porém se este processo está muito difícil,para você, busque ajuda de um psicólogo. Na terapia você será capaz de lidar melhor com toda essa situação e conseguirá seguir em frente de forma mais leve.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

186 respostas

31 MAR 2021

Olá Lele! Grato por citar. Falta contextualizar. Sem contextualizar não poderemos dar contribuições mais consistentes. A dependência emocional de uma outra pessoa, na condição de namoro, envolve uma inadequação, implica um retorno a estágios anteriores, pois exige que o outro esteja por perto, cuido de si. Isso é papel de mãe e pai, nos primeiros anos de vida. Depois é preciso construir um patrimônio social e cultural.
Pessoas que precisam se falar todos os dias, não prosperam, não diferenciam identidade nem autonomia.
Será muito importante você passar por uma caminhada científica com um psicólogo para que possa resgatar a autonomia, a identidade, organizar planos, metas, desenvolver possibilidades e potenciais, em interação com pessoas, mas não dependendo de pessoas.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos,, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8757 respostas

31 MAR 2021

talvez não seja ela quem vc deva superar, mais algo dentro de vc, caso queira começar um antendimento estou a disposição!

Raiane Lima Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

7 respostas

31 MAR 2021

B noite. O q vc pode fazer é se declarar já que se arrependeu. Ou seguir em frente na sua decisão.
Supere saindo, conhecendo pessoas novas, se permita.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

31 MAR 2021

Fortalecendo a sua tríade positiva : amor próprio, auto confiança e auto estima.

Amor próprio- passe a se priorizar nas situações mínimas do dia a dia a maiores, como realizar sonhos.

Auto confiança- desenvolva pequenas metas e comemore cada vez que conseguir cumprir uma delas.

Auto estima - melhore sua imagem, desenvolva rotina de autocuidados, estude algo que goste, se elogie.

O livro : para além da codependencia- melody beattie
Pode te ajudar também nesse processo.
Se ainda assim, for difícil a você.
Eu posso te ajudar com acompanhamento terapêutico.

Psicóloga Ariane Da Silva Barbosa Psicólogo em Rio de Janeiro

25 respostas

30 MAR 2021

Olá Lele....
O ideal neste caso é buscar ajuda psicológica para compreender seus sentimentos por essa pessoas, entendendo os motivos que levaram ao término do relacionamento. Buscando trabalhar seu autoconhecimento e fortalecimento emocional, para aos poucos aprender a lidar com a dependência emocional que tinha estabelecido para com essa pessoa e se "desapegar" dessa pessoa, para seguir sua vida.
É difícil deixar de pensar em quem amamos, ou nos faz bem pelo simples fato de manter contato através de mensagem, essa dependência lega tempo e precisasse de terapia para poder superar esta face.
Por isso, busque ajuda.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste