Me sinto estranha

Feita por >Evelyn · 3 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Bom, parece loucura, mas sinto-me estranho, parece que nada o que eu tenho que todos dissera que são meu, exemplo: "Olha Evelyn esse era seu vestir favorito" parece que esse vestido não me pertencia e não lembro, vocês podem disser que isso acontecerá a muito tempo e talvez seja isso que justifica que não lembro, mas na verdade mesmo se for ontem ou a 5 minutos atrás eu não me lembro, eu possa lembrar, mas sinto que não fui eu que fiz aquela ação ou algo parecido. Sinto que não tenho amigos e nem família mesmo eles contradizer que são, eu sinto que eles não são meus amigos e nem família é como se eles fossem amigos e parentes de outra pessoa e não meus, sinto basicamente só, mas não acho que seja um problema, pois, eu acabo machucando as pessoas e não sei..Talvez seja tristeza que sinto? Ou uma fraqueza? Eu não sei, mas de fato a sensação é estranha, o meu interior somente tem um "nada", não sinto meu corpo e nem meu coração bater, parece que estou morto! Talvez seja esse o medo dos seres humanos "morrer" Mas..isso inclui sentimentos, "Eu sei que sinto e tenho sentimentos...Mas não sinto nada" Eu fico confuso com o que sinto e o que os humanos se sentem, eu falei "humanos" pq eu sinto que não faço parte dos humanos, bem que tenho que admitir que..Entendo como um robô se sente kk confuso? Bem eu tenho que concordar que é, mas é algo que não consigo explicar e sinto várias coisas e que algumas me chamou atenção, mas infelizmente não posso falar...Bem, já tentei falar isso para alguém, seguir o que uma pessoa me falará que "Desabafar é bom..Alivia" mas não sinto nada quando tento fazer isso, as pessoas sempre falam que "É porque você ler muitos livros, por isso que você se sente assim" ou apenas riam de mim e falam para mim parar de falar coisas estranhas, mas não posso julga-los talvez eles estejam certos, mas espero que me ajudem, quero sentir-me vivo.

A melhor resposta 4 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Seu texto é humano, inteiramente humano, logo você é humano. Sentir-se estranho, é algo que acontece praticamente com todas as pessoas, com diferentes graus e durações. Você cita a leitura de livros. Sobre isso é preciso entender que tipo de livros, com quais temáticas, como eles são integrados com a convivência. As pessoas que plantam melancia, colhem melancia, não colhem couve. As pessoas que leem livros sobre violência são direcionadas pela temática dos livros, a pensarem muito mais sobre violência. Também, de outra forma, enquanto lemos um livro, o tempo passa e é tempo a menos para interagir com pessoas reais, quando vemos televisão, é tempo a menos para pessoas reais, quando vamos ao cinema é tempo a menos com pessoas reais, quando ficamos no WhatsApp, é tempo a menos com pessoas reais, quando jogamos vídeo-game temos tempo a menos para plantar melancia, fazer arroz, cuidar da horta, escrever um texto, conversar com um amigo, desenvolver um novo vinculo. Tal qual dormir, respirar, fazer cocô, interagir com pessoas e fazer coisas básicas da vida, é necessário. Dê novo significado à sua vida, procurando olhar para as pessoas mais simples que você puder ver, e volte-se para coisas simples. Isso não quer dizer que leituras não são importantes; são importantíssimas, são necessárias para que haja transposição cultural, aprofundamento, mas precisam ser integradas com coisas simples, corriqueiras, brejeiras da vida: entrar no mundo ingênuo em encantador de crianças, descascar e chupar laranja. Os grandes, se tornam grandes por se permitirem a simplicidade. Seja simples. Coloco-me, com grande motivação, à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, o mínimo possível, de máscara, com higiene e distanciamento físico: uma vida vale toda a vida!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

10 JUN 2020

Boa noite Evelyn, após ler seu relato, sugiro que procure realizar uma consulta com medico psiquiatra para avaliar seu estado geral de saúde, os esquecimentos e o estranhamento, e após consulta com psicoterapeuta comportamental para ajudá-la, durante as sessões você pode falar e descrever o que está acontecendo, no setting o espaço é seu, não julgamentos e nem rotulações.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador