Me sinto conectada a uma pessoa que não tenho mais contato.

Feita por >Maria Amélia · 2 mai 2021 Dependência emocional

Tive um relacionamento muito intenso que se iniciou há 7 anos. Nós nunca conseguimos ficar juntos, pelos desencontros da vida.
Nos amamos muito. Tanto ele quanto eu nos casamos com outras pessoas em uma dessas vezes que perdemos contato.
Hoje tenho 4 anos de casamento, mas não tem um só dia que eu não pense nele .. eu sei que ele também pensa em mim mas evito contato pra não sofrer mais. Faz tanto tempo que não nos vemos mas quando penso nele sinto a mesma sensação da primeira vez que estivemos juntos. Não sei mais o que fazer, não tenho quem conversar. Amo meu marido pq construímos um amor juntos, mas não consigo controlar minha cabeça em não pensar nele. Sonho quase todos os dias com ele , o que devo fazer pra esquecer? Queria muito entender o que é isso e porque não consigo me desconectar dele.

A melhor resposta 10 MAI 2021

Olá, Maria.
Seria preciso se aprofundar na sua história para compreender a complexidade da relação de vocês.
Mas pelo que descreveu, é possível que ele represente um símbolo de uma parte sua que se despertava com ele. Será que hoje, seja por alguma particularidade do seu contexto atual, você sente que está te faltando algo que, de repente, na época em que se conheceram era "preenchido"? E esta falta pode ser desde uma correspondência afetiva a até mesmo um modo se expressar.
Investigar como você sentia, o contexto que vivia com ele, os sonhos e desejos que alimentava sobre si naquela época pode ser ser uma das possibilidades de dar sentido a sua inquietação. :)

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 MAI 2021

Oi Maria,

Talvez depois desse tempo todo, você esteja idealizando a relação que teve, já que ela na prática acabou não se mantendo a longo prazo e você acabou construindo uma relação sólida com outra pessoa. Isso é comum em relações que foram intensas emocionalmente.

Marcus Rossi

Marcus Rossi Psicólogo em Aracaju

14 respostas

11 MAI 2021

Olá Maria! Obrigada por sua participação.
A conexão que sente com essa pessoa pode ser sentimental. Você sabe distinguir qual sentimento é esse? É o mesmo que sentiu 7 anos atrás? Ele se transformou? Se sim, para qual sentimento? O que essa pessoa tem que lhe admira e que seu atual marido possa não ter? E ainda: por que você deve esquecê-lo?
São muitos questionamentos a serem refletidos e que seriam bem aproveitados no processo psicoterapêutico. Você já pensou em iniciar? Poderá te ajudar nesse e outras questões que possam estar passando. Pense sobre isso.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R.
CRP 08/30665

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

11 MAI 2021

B dia.uma pergunta vc é feliz no seu casamento?
Comece a se perguntar por aí. Talvez ache as respostas.
Desejando ajuda profissional sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

10 MAI 2021

Olá Maria Amélia boa tarde!

É muito honesto de sua parte reconhecer essas questões, parabéns! Porém, achei intrigante o fato desta "suposta" paixão não ter sido concretizada. Em termos analíticos, dependendo da história de vida, personalidade e contextos, tal sentimento pode significar uma série de coisas, ou pode realmente ser o que se mostra. Uma questão: O que fez com que tamanha paixão não fosse tão grande quando era possível ficarem juntos? Jung dizia que quando dois motivos possuem igualdade de forças fica-se entre os opostos, surgindo um terceiro elemento que colocará fim ao conflito. Tal noção é validada também por Freud quando ele diz que a partir do momento em que a dor de não estar vivendo é maior do que a vontade de mudar a pessoa muda. Por isso Maria temos que tomar muito cuidado para não definir de antemão o que é importante e o que não é. Se você não realizou essa paixão, talvez tenha um motivo igualmente relevante para não tê-lo feito. Muitas vezes sofremos por substituição e a relação concreta não corresponde a nossa fantasia. Muitas vezes criamos utopias e fantasias para fugir ou suportar uma realidade deveras difícil. O melhor mesmo é iniciar um processo terapêutico e talvez este sofrimento adquira outra dimensão que ainda não se sabe.

Grande abraço

Renato Bandola Psicólogo em Poços de Caldas

18 respostas

3 MAI 2021

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

3 MAI 2021

Olá Maria Amélia. Já tentou fazer um acompanhamento psicológico para entender o que é esse sentimento por ele? Muitas vezes ficamos presos em uma história mal resolvida e podemos confundir os nossos sentimentos. Não que seja o seu caso, não posso confirmar porque não conheço a fundo a sua história, mas procure pensar se esse ciclo mal finalizado não te gera uma esperança e acaba te fazendo acreditar que ainda gosta dele. Essa pode ser uma possibilidade, faça essa análise pessoal e qualquer coisa procure um acompanhamento psicológico

Juliana Dama Psicóloga Psicólogo em Ceres

2 respostas

3 MAI 2021

Olá Maria Amélia
O que faltou no relacionamento anterior? O que não ficou bem resolvido?
Como você tem se relacionado com seu presente?
Como foi que começou seu relacionamento atual?
Os sonhos muitas vezes podem ser manifestações na busca de uma resposta não alcançada, perguntas que não querem se calar e aparecem nos sonhos, é como se estivesse buscando uma resposta que não vem.
Para entender melhor o que está acontecendo sugiro atendimentos psicológicos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

3 MAI 2021

Bom dia Maria Amélia. Tudo bem?
Tem algumas coisas que precisariam ser aprofundadas para entender melhor o contexto, como por exemplo, o motivo que impediu de voces ficarem juntos. Mas acredito, que ele acabou se tornando aquilo que é impossível de alcançar e ficou talvez no plano do idealizado. Isso pode ter feito voce ficar presa nesse sentimento.
Acho que precisa trabalhar essas questões na terapia para entender onde mora esse sentimento, para que isso não atrapalhe seu relacionamento atual, que pelo que falou, parece bom.
Estou a sua disposição.
Abraços
Andréia Borges

Andréia Borges Psicóloga Psicólogo em São Paulo

28 respostas

3 MAI 2021

Bom dia Maria, meu nome é Ricardo e atendo como Psicólogo nesta plataforma. Maria existem muitas respostas para essa questão relatada por você e para podermos entender porque isso está acontecendo e como fazer para passar por isso só realizando a Psicoterapia. No entanto uma hipótese é de que você idealizou um conjunto de ações e comportamentos amorosos que foram moldados a imagem e semelhança de seu relacionamento com seu ex. Isso aliado ao surgimento da rotina na relação atual, acaba por disparar esse desejo de estar com o ex. Este ideal faz com que você acredite que somente uma relação com seu ex seria madura e consistente ao ponto de durar por uma eternidade. Essa é uma hipótese e como disse, você tem que fazer a Psicoterapia para resolver essa questão, tenho certeza que essa experiência psicoterápica daria certo. Estou a disposição, forte abraço.

Anônimo-387721 Psicólogo em São Paulo

19 respostas

3 MAI 2021

Olá Maria Amélia! Grato por escrever. Amanhã colheremos o que plantarmos hoje, inclusive em termos mentais. Rotina bem organizada, contemplando todos os principais aspectos da vida (cansaço físico e mental, esporte, afazeres diários com sentindo e integração à saúde e à cultura, sono adequado, busca por objetivos e planos que sejam viáveis, pensados historicamente pensados antes desse envolvimento) certamente farão você estar ocupada com a centralidade em si mesma, de tal forma que uma exceção (três anos de convívio e quatro de fantasias) não se sobreponham ao ser por décadas.
A expressão "não consigo" é uma expressão que fecha portas e não reflete a realidade da experiência humano. Consegue sim, conseguirá. Conseguirá porque você está se construindo, ele está se construindo. Caso se vejam verão a pessoas modificadas, em processo de construção.
Caso julgue adequado, maiores esclarecimentos e aprofundamentos estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.