Me ajudem, por favor!

Feita por >Luiza · 6 jun 2016 Teste vocacional

Não sei qual carreira seguir, já tenho 20 anos, sou do sexo feminino e no momento só trabalho como jovem aprendiz! Então, como o tempo está passando rápido, quero fazer alguma faculdade, pois não quero ganhar um salário minimo, quero dar uma boa vida aos meus filhos (ainda não tenho filhos).

Já pensei em ser marinheira, mas não sei qual área escolher para entrar para a marinha (gosto muito da marinha), já pendei em fazer arquitetura, pois desenhei uma casa só olhando e saiu linda, muito idêntica à foto original, mas o problema é a matemática, digamos que ela não é o meu forte, eu até gosto, mas tem certas contas que eu fico meia assim: como isso é possível?

E já pensei em fazer medicina veterinária, pois amo os animais, tenho 6 cachorros e se eu pudesse resgataria todos os bichinhos abandonados pelas ruas. Mas o problema é que é uma área de saúde e área de saúde é muito séria, então se eu fizesse algo errado e afetasse eles eu não iria me perdoar nunca, alguma cirurgia, um remédio errado (e acho que eu não iria aguentar ver o sofrimento de um animal). Eu só sei que eu tenho que me achar e fazer aquilo com que eu me sinta bem, mas não sei o que fazer, me ajudem, por favor!

A melhor resposta 6 JUN 2016

Ola Luiza!
Escolher a profissão e traçar um caminho para as nossas vidas é um processo difícil que gera muitas dúvidas e incertezas.
Em qualquer profissão que você escolher você terá dificuldades e facilidades, nem sempre nos identificamos com todas as disciplinas do curso e muitas das nossas habilidades (como sua dificuldade com matemática) são desenvolvidas de maneira satisfatória ao longo dele.
Algo que pode te ajudar a nortear as idéias é um teste vocacional, você poderá descobrir aspectos seus que desconhecia e ganhar segurança para fazer suas escolhas.
Outra dica é você buscar profissionais atuantes das profissões que se identificar para entender o dia-a-dia da profissão, prós e contras, dificuldades e facilidades.

Boa sorte!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

27 OUT 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Atenciosamente,
Aline M S De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

11 JUN 2016

Olá Luiza!

A escolha de uma profissão é um processo complicado que gera ansiedade, angústia e incertezas. Você pode buscar ajuda de um psicólogo orientador vocacional que te ajude a lidar com esses sentimentos, a olhar para você e se conhecer melhor para você poder escolher uma profissão que mais combine com o seu perfil.

Um abraço
Maria Jose

Maria José Machado Jorge Psicólogo em Ribeirão Preto

44 respostas

10 JUN 2016

Boa noite Luiza. Sugiro que busque uma orientadora profissional para testes de aptidão. Ficar supondo profissões e suas dificuldades ou condições financeiras é uma forma de perder tempo. Invista em descobrir seu potencial e em você. Caso precise faça por um período terapia, veja como investimento. Saudações, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

9 JUN 2016

Ei Luiza!!!
Calma... vc me parece muito "desesperada". Apenas pelo seu relato foi possível perceber o seu grau de ansiedade por ter 20 aninhos e ainda não saber em qual carreira seguir. Fique calma, o mundo não acaba amanhã e você tem muito tempo ainda... rsrsrs. Quando não sabemos que carreira seguir, um profissional especializado pode lhe ajudar muito. Na verdade, não é que você não saiba, a questão é que você tem várias opções e está um pouco perdida para escolher. Percebi uma outra questão no seu relato, que em todas as opções que você mesma coloca como que gostaria de exercer, sempre tem alguma coisa que você não gosta, ou diz não ser boa, ou atrapalha. Luiza, quando gostamos e queremos algo fazemos de tudo para conseguir aquilo, independente da dificuldade ou qualquer outra coisa que venha nos atrapalhar para alcançar nosso objetivo. É como em um relacionamento a dois, o parceiro nunca será aquela pessoa perfeita, pois essa não existe, sempre terá as qualidades, mas tb os defeitos, e para se viver bem com o outro, é preciso aprender tb a conviver com os defeitos. Porque estou lhe dizendo isto? Um exemplo pessoal, eu amo o que faço, sou psicóloga, e sempre sonhei em ser, tem muitas coisas que me fascinam na psicologia, no entanto, tem uma que não gosto muito, mas para exercer a profissão que tanto amo, tive de aprender a ser um pouco melhor nisto, que foi a leitura. Não gosto muito de ler, mas preciso, devido a minha profissão. Por isso lhe digo, quando realmente decidir o que almeja, você verá que qualquer obstáculo será nada, para ser a profissional na área que deseja. Apesar de tudo isso, procure um psicólogo que trabalhe especificamente nesta área de escolha de carreira, com certeza lhe ajudará mais ainda. Abraço!!! Estou à disposição!!!

Consultório de Psicologia Leania Zaché Reis Psicólogo em Vitória

13 respostas

8 JUN 2016

Bom Dia Luiza,

Realmente Luiza decidir uma profissão quando esta não vem naturalmente, é bem complicado por isso sugiro que entre em contato com um profissional para que junto com você consigam descobrir quais as áreas que você tem mais dificuldades e quais tem mais afinidade, isso será feito através de conversas, observação , testes específicos que darão a direção correta para você.
Espero ter ajudado
Se permanecer alguma duvida e so entrar em contato

Mirca Longoni
Orientadora Vocacional

Anônimo-260623 Psicólogo em Curitiba

11 respostas

8 JUN 2016

Oi Luiza!
Escolher uma profissão não é fácil, é uma escolha que envolve muitos aspectos da vida, interesses pessoais, identificação com a carreira, mercado de trabalho, perspectivas para o futuro, dentre outros. Sugiro que você procure um psicólogo que trabalhe com orientação vocacional/profissional para que este possa te ajudar a identificar quais são suas afinidades. Seria interessante que você também fizesse uma pesquisa sobre as carreiras com as quais você percebe um maior interesse da sua parte, isso pode ajudar a conhecer melhor o que cada profissão faz, como está o mercado de trabalho, salários, etc.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

8 JUN 2016

Luiza,
O processo de escolha deve ser baseado no autoconhecimento e na exploração de contextos de trabalho que nos permitam expressar nosso “eu” e realizar nossos desejos e sonhos.
Quer fazer uma faculdade como forma de dar uma vida boa aos filhos que terá, Já pensou em ser marinheira – Por que seria legal entrar para marinha? (anote); Pensou em ser veterinária – Ama animais, mas tem medo de fazer algo errado...se não tivesse esse medo, esta seria sua escolha? (escreva sobre isso); Arquitetura - Desenha bem, mas não é tão boa em matemática...se fosse fera em matemática, iria querer ser arquiteta? (escreva).
Reflita com calma, escreva o que sente em um papel, desenhe você em cada uma dessas profissões...e lembre-se: suas habilidades podem ser desenvolvidas e devem ser canalizadas para te ajudar a fazer o que toca o seu coração, o que te faz sentir bem!

Essas são apenas algumas dicas...como psicóloga orientadora de carreira, fico à sua disposição para aprofundarmos sua jornada de descobertas

Abraços,

Érica Canal

Psicóloga Érica Garcia Canal Psicólogo em Vila Velha

1 resposta

8 JUN 2016

Ola Luiza.
Decidir qual profissao a seguir muitas vezes se torna dificil.Mas sentir duvidas e receio e.aceitavel por ser uma escolha tao importante Procure informacoes a respeito das areas que te interessam veha os pontos positivos e negativos de cada uma , ouvir profissionais ja atuantes tambem se torna bastante esclarecedor. Fazer um teste vocacional pode fazer toda a diferenca.

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

8 JUN 2016

Boa noite, Luiza.
Em primeiro lugar, é normal a pessoa ter dúvidas sobre qual caminho seguir. Dúvidas são boas, pois nos fazem questionar.
Sou orientadora profissional e notei que seu grau de ansiedade em saber que profissão escolher está muito grande, e te digo: relaxe, como diz a frase que escutamos por aí, "é aos poucos que a vida vai dando certo".
Acredito que o melhor caminho é procurar um orientador profissional para lhe auxiliar nessa escolha. Mas note que orientação profissional não é apenas aplicação de testes, uma boa orientação é aquela que trabalha as suas habilidades e potencialidades, mostra a realidade de mercado e ajuda você a enxergar melhor as possibilidades, com base no real. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

8 JUN 2016

Luiza: ontem mesmo eu fiz um pequeno vídeo com o tema: "Como escolher mais facilmente uma profissão" e coloquei no meu canal do Youtube
Veja se você quer olhar. Meu canal é o:
paulacbiscaro

Abraço e boa sorte

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

8 JUN 2016

Oi Luiza.
O ideal é que você faça um Orientação Profissional. Na Orientação Profissional, muito mais do que responder a testes, você vai se autoconhecer melhor, e pesquisar sobre estas profissões que você tem interesse. É um processo ativo.
Você é de onde?
Eu fico no ABC paulista.

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

8 JUN 2016

Oi Luiza! Decidir qual carreira seguir é uma questão bastante complexa mesmo! Sugiro que avalie as suas habilidades e tente se imaginar realizando determinada profissão. Uma psicoterapia breve e uma avaliação profissional poderá ajudá-la no processo de auto-conhecimento, assim poderá se decidir com mais tranquilidade. Outra questão, não se desespere! As profissões não são definitivas, você pode se reinventar a cada fase de sua vida.

Psicóloga Mara Aune Psicólogo em Florianópolis

3 respostas

7 JUN 2016

Boa tarde Luiza
Primeiramente refletir sobre quais os cursos você poderá gostar, após feita essa análise vai nas faculdades, converse com os orientadores dos cursos para saber como é cada curso e se possível assista algumas aulas. Seria interessante também conversar com alguns profissionais para poder sanar algumas de suas dúvidas sobre a profissão que exercem. Sobre a responsabilidade profissional, você terá seu tempo de formação, aos poucos estará apreendendo, sairá do curso qualificada, mais para isso deve iniciar algo. Espero ter contribuído com suas dúvidas.

Danielson S. Streicher Psicólogo em Guarapuava

1 resposta

7 JUN 2016

Bom dia, Luiza!
O autoconhecimento é um fator importantíssimo para uma escolha profissional segura, sendo assim seria fundamental procurar ajuda de um profissional que trabalhe com Orientação Vocacional e Profissional.
Atuo em Niterói-RJ e São Gonçalo, trabalho com Orientação Vocacional/Profissional.

Vânia Lúcia Tórtora Psicólogo em Niterói

2 respostas

7 JUN 2016

Oi Luiza!
Então talvez essa busca incessante é o que está te deixando com tantas dúvidas. Comece a perceber o que realmente você sente em relação as profissões. Nem todas te dão um sentimento igual. Algumas dessas é a mais forte, ou talvez nem seja essas, talvez venha outra. Mas se permitir sentir, e perceber com muita atenção aquilo que faz seu coração vibrar é um caminho.
Precisando estou a disposição, procure um profissional, ele poderá te ajudar a perceber melhor.

Abraços!

Jonathan Krueger Psicólogo em Blumenau

1 resposta

7 JUN 2016

Olá Luiza!! A orientação profissional irá ajudar através de ações em conjunto com o(a) pricólogo(a) em auxiliar nas reflexões sobre a escolha profissional ao qual irá respeitar o seu desejo, possibilidades pessoais e sociais. Hoje você pensa em várias opções e te pergunto o que sustenta o seu desejo? O que representa determinada profissão? O que está levando em conta ou não para considerar determinada escolha profissional? Lembre-se: Você irá vivenciar a profissão, por isso é importante conhecer e pesquisar bem a área para depois não reverter em sofrimento.. Um forte abraço!!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

7 JUN 2016

Olá, Luiza. Escolher uma profissão é realmente uma escolha muito séria. Procurar um profissional que realize o processo de Orientação Profissional seria de grande ajuda, pois nele você poderá conhecer um pouco mais das profissões,do mercado de trabalho e sobre você mesma. Mas minhas dicas, por enquanto, são para que você pesquise mais a fundo sobre cada área que você se interessa, procure olhar as grades horárias de cada curso, avaliar os prós e contras de cada um. Conversar com as pessoas que já fazem os cursos pelos quais você se interessa, ou que já atuam na profissão, pode ser de grande valia também, pois há questões que só percebe-se no dia a dia do curso/trabalho. Espero ter ajudado.

Amanda Salomão Psicólogo em Fortaleza

9 respostas

7 JUN 2016

Luiza, bom dia! Realmente essa é uma preocupação que você tem muito importante para ser tratada. Nossas escolhas profissionais são de suma importância para uma boa parte de nossa saúde mental e emocional. Estão ligadas a satisfação, prazer, realização. Simplesmente gostar de uma área e não ter aptidão para tal, não ajuda.
Você precisa procurar um psicólogo, a sua ajuda que pede só pode ser realizada em Orientação Profissional. Boa sorte!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

7 JUN 2016

Olá!
O melhor seria buscar por um processo de orientação profissional.
A escolha de uma área de atuação é delicado e envolve diversos aspectos da nossa vida e faz parte da nossa identidade pessoal. Quem somos e o que fazem são parte de uma mesma identidade.
O auto conhecimento é de extrema importância nesses momentos.

Andrea Luccas Psicólogo em São Paulo

5 respostas

7 JUN 2016

Bom dia, Luíza. Se voce está indecisa, o ideal é procurar um psicólogo e se submeter a uma orientação profissional. Espero ter ajudado.

Psicóloga Joélia Santos Psicólogo em Salvador

15 respostas

7 JUN 2016

Bom dia Luiza. Escolher uma pŕofissãopara a vida inteira não é fácil. Você pode fazer um teste vocacional que apontará em quais áreas você poderá ter mais sucesso, mas lembre-se deve ser algo que você goste e tenha prazer em fazer, veja em quais disciplinas você foi melhor na escola ou gostava mais. Procure nos cursos das faculdades olhar a grade dos cursos que você tenha interesse, caso não tenha interesse por nenhum veja algum profissional que admira e procure se inteirar de sua rotina de trabalho, você pode conversar com profissionais e observar por um tempo sua rotina de trabalho. Isso talvez possa ajudá-la. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

7 JUN 2016

Oi Luiza. Saber escolher uma profissão que te satisfaça é muito importante. Te recomendo a procurar psicólogos que trabalhem com testes vocacionais, que te dará uma visão de suas aptidões e as carreiras que se encaixam. Algumas faculdades de psicologia fazem este tipo de teste, como a Estácio de Sá. Busque o SPA da faculdade. Boa sorte

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

6 JUN 2016

Olá, Luiza!
Em primeira mão minha sugestão é que você relaxe um pouco sobre o tema. É normal esta incerteza em sua idade, escolher uma profissão não é tarefa fácil!
Sugiro que você busque um psicólogo que realize o processo orientação profissional/vocacional. Trata-se de atendimentos voltados para esclarecimentos sobre profissões que te interessam, estudos e pesquisas sobre a prática dessas profissões, além do processo de descobertas de suas habilidades e aptidões. O processo de orientação vocacional te ajudará também a lidar com os medos que envolvem cada profissão.

Espero ter ajudado.
Um abraço e sucesso em sua escolha!
Thais Trajano

Thais Trajano Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro