Me aceitar do jeito que eu sou.

Feita por >Noemy Mochi · 23 mai 2021 Autoestima

Bom, eu sempre tive dificuldades para me amar, me aceitar do jeito que eu sou. Eu não gosto do meu cabelo, da minha voz, da minha altura, enfim. E detesto a minha personalidade! Eu não sei se isso tem haver com o fato de eu estar em transição capilar que a minha auto estima "foi pra China". Sim, eu fiz besteira no meu cabelo já fazem alguns meses. Eu sinto falta dos meus cachos. Antes de eu fazer essa besteira no cabelo eu gostava pelo menos da minha personalidade. Hoje em dia nem isso eu gosto mais. Bom, eu sou uma pessoa introvertida, que não conversa muito etc. A minha família em geral, tios, avós... A maioria são extrovertidos. E eles me julgam por não interagir muito com as pessoas. Eu tenho um amigo que minha nossa! Eu invejo a personalidade dele, ele todo autoritário, dono de si, não tem medo de dizer o que pensa. Já eu tenho bastante medo do julgamento das pessoas. Me ajudem, eu quero dicas. O que faço para aprender a gostar de mim? A aceitar a minha personalidade?

A melhor resposta 24 MAI 2021

Oi, Noemy. A nossa sociedade tende a julgar muito pessoas com personalidade mais introvertida. Somos constantemente cobrados a nos mostrar, a socializar de uma forma x, a nos comportar de uma determinada forma. As cobranças sociais tendem a nos afetar principalmente quando não temos uma boa relação com nossa personalidade e nossa forma de estar no mundo. Consequentemente não conseguimos agir nem da forma que somos e nem da forma que somos cobrados. Dentro do processo de psicoterapia você vai aprender a gostar de você mesma e entender que não existe problema em ter a sua personalidade. Poderá também aprender a lidar com ela, de forma que não te impressa de realizar o que acha importante.

Espero ter te ajudado!
Abraço

Maria Fernanda Psicólogo em Salvador

18 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 MAI 2021

Noemy Mochi,
Entendo o que sente, porém, precisa saber que foi voce que quiz passar por estas experiências todas...
Foi voce que escolheu este corpo, este cabelo, esta voz, esta altura, esta personalidade...
Tudo isto voce planejou, antes de vir ao mundo, antes de nascer... precisava trabalhar para conquistar a ti mesma, a ter amor próprio.
Tudo o que tem: corpo, personalidade, pais, família, sociedade serve para voce conquistar a ti mesma; tudo isto é uma embalagem onde esconde a tua alma.
Não fique presa às aparências, cuida do teu interior, da tua alma, aprenda a ser flexível com os outros para realizar o que voce quer, para viver a tua vida e ser feliz.
Se precisar, faça psicoterapia para se conhecer e descobrir o teu objetivo de vida.

5876 respostas

24 MAI 2021

Invista em sua saúde mental! Procure ajuda profissional.
Sério, não adianta ficar dando dicas, muitas vezes precisamos de um acompanhamento psicoterapêutico para dar alguns passos na nossa vida. E tudo bem pedir ajuda!

Noemy, TUDO QUE VOCÊ PRECISA ESTÁ DENTRO DE VOCÊ! Deixa que alguém te ajude a encontrar toda a preciosidade da sua pessoa e a vida será mais leve!

Gabriella Binde Psicólogo em Curitiba

8 respostas

24 MAI 2021

Olá Noemy! Grato por escrever. Você não é, você está em construção, assim como eu estou em construção. Sua construção resultará do encontro de suas características com as trocas e experiências que você vivenciar. Primeiro, cabelo, voz, altura, são parte de nós, não são escolhas livres. Precisamos aprender a lidar com o corpo que temos, considerando-o como uma espécie super oficina cheia de ferramentas complexas, que ao longo da vida, vamos aprendendo a utilizar.
Personalidade é jeito que conseguimos fazer o encontro do nosso interior com as necessárias trocas.
É preciso interagir com as pessoas, lute por isso. O julgamento das pessoas é necessário, inevitável, para que elas se direcionem e se consolem. O fato de elas terem um entendimento não quer dizer que tenham a verdade para todos. A verdade é sempre questionável e provisória. As pessoas, em situações comuns, na maior parte das vezes, não buscam a verdade, buscam fundamentar suas necessidades emocionais: você também, eu também.
Sua personalidade, como uma construção constante, pode receber direções aprimoradoras.
Dica é uma palavra que pode levar a impressão de que uma sugestão será completa, clara, contextualizada, entendida em sua plenitude, que se passará a realizar.
As coisas são mais complexas, pois há infinitas dicas que devem ser apresentadas, em contexto adequado, em sequência adequada, explicadas em suas implicações.
Será enriquecedor você passar por uma caminhada científica com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto no aspecto da saúde como das finanças, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.