Linha que o psicólogo(a) trabalha

Feita por >Tatiana · 14 mar 2019 Psicoterapias

Gostaria de compreender, essa linha que o Psicológo trabalha, em mais observar doque falar. Está é minha pergunta a vocês!

Eu faço terapia com uma Psicóloga que conhece o meu caso desde criança.
Hoje, depois de já adulta retomei a ajuda com a mesma.
Minha necessidade de procurar ajuda foi para me curar, é claro. Mas para resgatar aquela criança, procurar compreender o porquê meu quadro de depressão me acompanha desde a infância, vindo a ser agravar, até que eu tentei suicídio, na adolescência.

O diagnóstico não me importa.

Relatei que voltei a ter pensamentos sobre a morte. Antes que o mundo desista de mim, quero desistir de tudo primeiro. Mas me ferir, por mais que passe pela minha cabeça, me vendo as vezes me jogando de uma ponte, já que dá outra forma que tentei não deu certo.. Passe pela cabeça, não quero que seja assim.. É tentar sobreviver, esperando pelo dia que eu encontre paz, sem dor, sem um passado tão presente, sem ter que carregar em meus ombros o peso das pessoas próximas a mim. sobrevivo na ansiedade do futuro, sabendo que a vontade é de Deus.

Depois que relatei a minha psicóloga, carrego em mim, que ela não está sabendo lidar, com a criança que cresceu.
Lidar "talvez" com o meu caso.

Ela é um ser de muita luz em minha vida.
E eu não quero que qualquer decisão minha, afete ela, ela é profissional, mais também é um ser humano.

A melhor resposta 15 MAR 2019

Olá, Tatiana. Agradeço sua partilha conosco.

Veja, seus questionamentos são pertinentes dentro da sua perspectiva de cuidado. As técnicas utilizadas por nós Psicólogos Clínicos se adequam de acordo com o que cada profissional acredita ser a melhor intervenção dentro da sua perspectiva de trabalho. Por isso, respeitando o posicionamento ético e compromisso social com a saúde mental de cada sujeito em sofrimento, nosso trabalho vai além de uma técnica em si mesmo. Dessa maneira, acredito que a profissional que estar lhe acompanhando, por conhecer sua história saiba a melhor forma de conduzir o seu processo. Compreendo, que você passou e estar passando por situações conflituosas e de incômodo que lhe faz querer ter pressa para resolver essa situação. Tente manter a calma, dialogue com a sua psicóloga suas queixas e incômodos para o processo terapêutico poder seguir e crescer marcado pela confiança, e te favoreça o equilíbrio emocional.

Estou a sua disposição,
Sara Rodrigues
_____________________________
Recife/PE
Psicóloga Clínica/ Psicopedagoga/ Neuropsicóloga

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

23 MAI 2019

Cada Psicologo tem uma linha de trabalhar, talvez isso esteja te encomodando, ja pensou em tentar mudar de psicologo ou você não se sente a vontade?

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

19 MAR 2019

Tatiana, bom dia. Quanto ao que você está experimentando atualmente, em termos emocionais, é preciso que você sinta um canal significativo de comunicação entre você e seus próximos, especialmente entre você e o Psicólogo ou Psicóloga com que você experimentar trocas. Quanto à linha de trabalho é preciso ponderar que os profissionais adotam linhas, mas não são linhas de trabalho; prefiro, inclusive dizer que os profissionais constroem linhas, desde que levem em conta, com responsabilidade e profundidade os saberes acumulados pela ciência, os parâmetros do Conselho de Psicologia, especialmente os saberes clássicos. A voz, a memória, o raciocínio, a sensibilidade do profissional, a experiência, os estudos, vão formando o desenho do "jeito de trabalhar" dos profissionais. Há um sempre um ser humano maior do que seus problemas em cada cliente, por isso, alguém que tente de conhecer, decifrar, para além de seus possíveis adoecimentos, te ajudará muito. Um abraço - Ary Donizete Machado

8709 respostas

15 MAR 2019

Olá. As linhas da Psico mais trabalhadas são Psicanálise, Sistêmica, Cognitiva Comportametal Humanista Existencial. Cada uma delas com especificidades para trabalhar. Embora, bem demarcado é o fato de que a Psicanálise busca a compreensão de conteúdos inconscientes e a Cognitiva busca os conteúdos inconscientes. Não são melhores ou piores umas das outras, mas se adequam melhorar a determinadas patologias e sintomas. Um fato importante que trazes na tua escrita é a percepção de que talvez o mundo desista de você...antes disso e mais importante ainda é: você desistiu de si mesma? Enquanto isso não acontecer podes buscar o alivio dos seus sintomas, parar de ter ideação suicida e retomar sua vida com maior qualidade. Necessário sim.compreender a raiz dessa depressão que.desde a infância te acompanha. Se tua psi não está dando conta, talvez esteja na hora de te encaminhar para outro profissional. Juntamente com a terapia precisa ser encaminhada ao psiquiatra, a necessidade de medicação às vezes ocorre em muitos casos de depressão. Boa sorte!

Patrícia Padilha Psicólogo em Caxias do Sul

38 respostas

14 MAR 2019

Olá Tatiana
a linha que o psicólogo trabalha não é o principal nesse caso, e sim conseguir lidar com um paciente que está com ideias de morte. Há protocolos para esses casos; penso que, como você relatou, ela não está sabendo lidar, seria prudente ela te encaminhar para outro profissional, inclusive psiquiatra, para medicar nessa fase de crise.

Você pode manter a boa relação com ela, você pode tratar essa crise que está te afetando no momento, e depois retomar a psicoterapia com ela. O mais importante é preservar sua vida agora.

abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu