Burnout, atestado precisa de prescrição do psicólogo e do psiquiatra?

Feita por >Burnout · 8 mai 2024 Burnout

Olá. Meu marido está muito mal com o trabalho dele, já teve 2 episódios de ansiedade/pânico, não sabemos ao certo o que foi. Foi parar no hospital vomitando, com os batimentos cardíacos acelerados e tudo girando sem conseguir andar, alguém tendo que carregar ele.
Em ambas as situações os médicos constataram ansiedade e estresse.
No trabalho ele se sente sufocado, mas infelizmente dependemos desse trabalho.
Ele é professor e os outros professores possuem “privilégios” que ele não, por serem da “panela”.
E com isso, sobrecarregam ele de afazeres que poderiam ser distribuídos com os demais professores, que na carteira possuem o mesmo cargo e o mesmo salário que ele.
Isso está sobrecarregando ele, mas ele não sabe como melhorar essa situação.
Acredito que uns dias de afastamento aliado a uma psicoterapia, remédios, possam ajudá-lo a superar isso, já que pedir demissão não é uma opção no momento.
Minha dúvida é: quantos dias de atestado por burnout, e se o atestado quem precisa prescrever seria o psiquiatra junto com o psicólogo, ou apenas um dos dois poderia?
Obrigada!

A melhor resposta 12 MAI 2024

Olá.
Quem afasta o funcionário do trabalho por Burnout é o psiquiatra.
Importante o tratamento medicamentoso e terapêutico.
O tratamento medicamentoso leva, no mínimo, 6 meses. Mesmo tempo com psicólogo.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

9 MAI 2024

Bom dia, Burnout! Obrigado por escrever. Você está colocando as coisas na ordem inversa. Os médicos que constaram ansiedade alterada e estresse desmedido, deveriam ter dado o atestado. Burnout, já é diagnóstico que implica mudança da forma de lidar com o uso do tempo, com a interpretação do sentido do trabalho. Isso será feito em psicoterapia com psicólogo.
Atestado implica verificação e comprovação dos fatos. Quando é urgente, psicólogo, por fazer avaliação detalhada e profunda, não consegue realizar. Por costume e poder corporativo, esse tipo de atestado, é quase sempre expedido por médico. Por detrás do burnout há ansiedade, há questão de autoestima.
Estarei a disposição para os trabalhos modificadores que são da alçada da Psicologia. Será preciso que ele venha a um de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.