Isso pode ser fobia social?

Feita por >Avena · 30 set 2020 Fobia

Não consigo mais sair de casa quando meus vizinhos estão na rua. Não sei se eles fazem de propósito e se já perceberam esse meu medo, mas minutos antes de sair na rua escuto todos conversando, e quando saio é um silêncio total e eles ficam olhando pra mim, alguns soltam risadas. Ou tem vezes que quando passo na frente deles, eles viram o olhar, absolutamente ninguém olha pra mim, nessa hora já acho que estão disfarçando algo. Nos finais de semana, eles costumam, sendo direta, invadir a privacidade de todos usando drones, uma vez escutei o drone bem na minha janela. Pronto, depois disso fiquei mais convicta de que estou sendo perseguida por eles. Isso não acontece só na minha rua, me sinto vigiada em qualquer lugar que vou. Filas de banco, shopping, restaurante (fico prestando atenção até na forma que levo o garfo até a boca, pra ter certeza que nao estou comendo errado na frente dos outros). Pra piorar, não consigo render assunto com ninguém, até mesmo aqui em casa com a minha família. Presto atenção em cada palavra antes de falar, mas acabo me embaralhando e me constrangendo de novo. Enfim, eu literalmente presto atenção em casa movimento que faço pra evitar constrangimentos e humilhações. Está um grande inferno viver dessa forma. Um detalhe: isso começou após o uso de drogas alucinógenas, mas antes disso eu já apresentava alguns sintomas de ansiedade

A melhor resposta 30 SET 2020

Oi Avena,
Sim, é bem difícil e cansativo viver dessa forma.
O uso das drogas podem ter desencadeado tudo isso.
É preciso um tratamento com psicólogo e psiquiatra para começar a amenizar essa situação.
Eu fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

1 OUT 2020

Oi Avena!
Obrigado pelo contato.

Não creio que seja fobia social.
O que você está vivenciando certamente é em decorrência do uso que você fez da droga.
O mais indicado para você sair dessa situação é não mais fazer uso da droga, pois há o risco disso piorar, procurar ajuda psicológica e psiquiátrica.
Espero ter ajudado.

Psicólogo José Almiro Machado
Especialista em Terapia Cognitiva

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

1 OUT 2020

Oi Avena!
Obrigado pelo contato.

O uso de drogas, tem uma particularidade que nem sempre é levado em consideração por quem faz uso.
O impacto da droga é específico para cada organismo. O que isso significa? O modo de reagir de cada organismo é diferente. Há casos por exemplo, de pessoas que numa única vez que faça uso de maconha, desencadeie a síndrome do pânico, que é a ansiedade relacionada ao funcionamento do próprio corpo. No seu caso, creio que o que você está vivenciando, tem tudo a ver com o uso que você fez da droga. Não creio que você esteja com fobia social. Não faça mais o uso da droga.
O mais indicado para você fazer é procurar ajuda médica ou psicológica.

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté