Insônia e hipersônia, toda pessoa com depressão tem?

Feita por >Karol · 17 set 2020 Depressão

Olá, queria saber se depende de pessoa de pessoa ter o sintoma de insônia É hipersonia na depressão? Ou todos com depressão tem a insônia ou hipersonia junto?

A melhor resposta 18 SET 2020

Oi Karol!

A insônia e a sonolência normalmente acompanha quem está em depressão, além de outros sintomas.
Não é possível afirmar categoricamente que toda pessoa com depressão tenha insônia ou sonolência durante o dia. Por exemplo: distimia é uma forma de depressão, no entanto não priva a pessoa de tocar a sua vida, socialmente e profissionalmente.
Espero ter ajudado você.

Um abraço.

José Almiro Machado

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

18 SET 2020

Olá Karol! Grato por citar. Você citou três conceitos: insônia, hipersonia, depressão. E o contexto? Há outra frente básica, comum a todos os saudáveis, que antes precisa ser conhecida. Esta frente é composta por alguns fatores. Dentre eles destacam-se:
Rotina de vida, sono, atividade física, alimentação saudável, lazer, ocupação ética e socialmente significativa, projetos claros e realistas de vida, com os passos bem planejados.
Depois disso, poderemos pensar naqueles três conceitos.
Estou à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários ou intervenção científica.
Abraços virtuais ( em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: máscara, ética, empatia, abertura mental, respeito à natureza, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

18 SET 2020

Oi Karol,
Cada organismo funciona de uma maneira. Uma pessoa com depressão pode ter sim muito sono ou dificuldade em dormir.
O ideal é fazer uma avalição com psicólogo, se necessário um acompanhamento com psiquiatra.
Fico a disposição para nos aprofundarmos no assunto.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo