Hipnoterapia pode eliminar a vontade de fumar definitivamente?

Feita por >Mari Barros · 5 nov 2015 Hipnose

Boa noite,

Assisti a uma série americana, na qual a psicoterapeuta se utilizou dessa técnica com um paciente para parar de fumar. Isso procede mesmo? Fumo há muitos anos e gostaria de experimentar a hipnoterapia para não fumar mais.

Obrigada.

A melhor resposta 6 NOV 2015

Cara Mari
a hipnose como ferramenta dentro do contexto psicológico é um excelente instrumento para tratar vários tipos de vícios. O mais importante para hipnose funcionar no caso de vícios é o paciente ter muita motivação e realmente desejar abandonar o vício.
Quando o paciente tem ganhos secundários (vantagens) com o vício é necessário muito comprometimento com o tratamento, pois existem partes do inconsciente da pessoa que podem sabotá-lo. A hipnose ajuda a tratar os componentes psicológicos que estão atrás do vício do cigarro. Fumar pode ser considerado um sintoma, é preciso tratar as necessidades emocionais que leva a pessoa depender do cigarro.
É importante buscar um profissional que tenha qualificação em hipnose clínica, pois há no mercado muitos profissionais que fizeram cursos de fim de semana e se intitulam hipnólogos ou hipnoterapeutas. Espero que minha resposta tenha ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

9 NOV 2015

Mari, a hipnoterapia é uma técnica antiga e comprovada e deve ser aplicada por um profissional habilitado. Funciona, sim, para ajudar a vencer os vícios, inclusive o tabagismo. No entanto, nenhum profissional poderá garantir 100% de resultado, pois isto dependerá mais da vontade e do empenho do paciente, do que propriamente da técnica. Os filmes e séries americanas são muito bons e nos ajudam, muitas vezes, a obter novos conhecimentos sobre técnicas usadas em diversas especialidades, mas muitas vezes exageram e não necessariamente têm compromisso com a comprovação científica do que é dito. Infelizmente, não há milagre.O primeiro passo para que a hipnoterapia funcione você já deu, pois tem vontade de parar de fumar. Procure um profissional sério e habilitado. Um psicólogo Cognitivo Comportamental poderá ajudá-lo, pois aplicará outras técnicas, concomitantemente à hipnose. Espero ter podido ajudar. Boa sorte em sua empreitada em busca de sua saúde e bem-estar. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

6 NOV 2015

Mari, A hipnose é uma ferramenta muito antiga na psicologia. Uma ferramenta eficaz, quando utilizada por profissionais sérios e comprometidos com o bem estar dos seus pacientes. Sim. A hipnose pode ajudar a combater os vícios, inclusive o tabagismo. Mas não existe técnica psicológica que possa garantir a sua efetividade. Se alguém te prometer 100% de certeza, desconfie. Os resultados dependerão não apenas do terapeuta e da técnica, mas principalmente da vontade e empenho do paciente.
Os filmes e séries americanos podem ser interessantes para trazer a informação às pessoas, mas às vezes exageram na mensagem transmitida, pois não possuem compromisso com a verdade científica. Procure um profissional sério, registrado no CRP de sua região. O site Mundo dos Psicólogos pode lhe dar várias opções. Parar de fumar realmente requer muita determinação e você já deu o primeiro passo, que é o desejo sincero. Vá em frente e lute pela sua saúde e bem-estar. Espero ter ajudado, Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu