Gostaria de uma ajuda, desde ja agradeço imensamente!

Feita por >Madalena Bervian · 28 jun 2021 Desenvolvimento pessoal

Tava tudo tão bem, comecei um estágio em um escritório de contabilidade, isso foi uma maravilha pois estou no segundo semestre da faculdade de Ciências Contábeis, achei que seria perfeito.
E nesse escritório só tinha mulheres, minha chefe é muito querida comigo e minha colega de trabalho também (eleas são mais velhas que eu).
Claro no começo eu cometia erros quando fazia o trabalho na primeira vez e minha chefe sempre falava que era normal errar e nunca me chingou, apenas chamava a minha atenção.
Mas sempre que eu cometia algum erro eu ficava muito triste e ansiosa, parecia que meu peito ia explodir, meu peito doía e o nó na garganta era insuportável, chorava a noite toda pedindo pra Deus ficar do meu lado e me ajudar a não cometer mais erros. Mesmo a minha chefe sendo um doce de pessoa.
E hoje já fazem 7 meses que eu trabalho e eu continuo cometendo erros no trabalho, erros que são cometidos por falta de atenção, mas eu não faço por mal, eu não sei explicar porque eu sou tão destraida, nunca tive esse problema em nenhum outro trabalho.
Por isso eu me sinto inútil, eu tenho vontade de pedir demissão, não quero prejudicar a empresa e eu não tô bem.
Sempre, todo dia eu tenho dor no peito, sinto uma ansiedade imensa, aquele nó na garganta dói cada vez mais, fico com ânsia de vômito, dor de barriga, e só adormeço se tomar paracetamol ou remédio pra alergia que me derrubam.
Tenho dificuldade para dormir e qundo adormeço com os remédios eu tenho dificuldade de acordar depois.
Todas as manhãs que eu quando acordo, tem uma voz na minha mente que fala "você fez errado tal coisa no trabalho", "você não consegue fazer nada direito", "você vai cometer mais erros". E ai a ansiedade ataca de novo, meu coração dispara fico sem ar, tento respirar e dizer que tudo vai ficar bem.
Antes de entrar no escritório, eu sempre rezo pra Deus ficar do meu lado e não me deixar cometer erros, mas qundo eu giro a chave da porta e entro, meu coração já começa a acelerar e eu fico com falta de ar novamente.
Me acalmo qundo vou no banheiro e choro, mas aquela voz me persegue, "você vai errar, você não sabe fazer nada certo".
E como essa voz diz, acontece, eu estou cometendo erros no trabalho e por mais que minha chefe seja querida eu sei que ela não vai me manter por muito tempo na empresa se esses erros continuarem.
E pra falar a verdade eu gostaria de pedir demissão e me cuidar, mas como vou explicar isso pra minha família, eu tenho 20 anos e não me sinto bem no trabalho.
Eu só queria parar de cometer erros no meu trabalho, eu só queria parar de escutar essa voz que me deixa pra baixo.
Queria que minha chefe entendesse que eu não cometo erros porque eu quero e que eu peço imensamente desculpas pelos erros que cometo e por decepcionar ela.
E eu comecei a ter pensamentos muito negativos, coisas que vem na minha mente e eu sempre acho que é a melhor solução, mas eu não quero morrer, eu só queria recomeçar de novo.

A melhor resposta 29 JUN 2021

Boa tarde Madalena, que bom que você escreveu, isso pode ser um primeiro passo para se ajudar. Acredito que você está passando por um momento de muita ansiedade, gerada por uma cobrança interna exacerbada. Você é jovem, está iniciando sua vida profissional, é normal se cobrar e ainda não reconhecer seu potencial profissional.
Acredito que o acompanhamento de um profissional pode lhe ajudar a se reconhecer nesse processo. Procure um psicólogo, mas também, busque uma ajuda psiquiátrica, para orientar os remédios mais adequados para essa aniedade e insonia. Não se automedique.
Espero que tenha te ajudado e estou à sua disposição

Abraços
Andréia Borges

Andréia Borges Psicóloga Psicólogo em São Paulo

28 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

29 JUN 2021

Boa tarde Madalena, como vai? Costumo dizer, que "Perfeição" é uma palavra que nunca deveria ter sido inventada. Claro que isso é um exagero meu, toda palavra tem seu antônimo. Para que saibamos o significado de imperfeito, precisamos, pois, entender o seu oposto, mesmo que ele seja inalcançável e irreal. Quando nos exigimos perfeição, deixamos cair a nossa autovalorização, as duas são como duas imensas caixas pesadas e não temos como carregá-las ao mesmo tempo, para que uma seja nossa, a outra precisa ser deixada para trás. Recentemente li uma entrevista com a Psicóloga Jenny Moix, especialista em dor crônica, consciência e mindfullness. Já havia lido alguns livros dela, e até recomendei a leitura deles a alguns pacientes, que se viam mergulhados no que ela chama de "autoexigências". Eles buscavam perfeição, para encaixar suas vidas num padrão social inabalável e produtivo. Enfim, o que mais me chamou a atenção em tudo que li sobre o assunto, foi o fato de que precisamos lidar com essa imensa necessidade de não falhar nunca, utilizando um modo de enxergar mais empático, conosco e com os outros ao nosso redor. Muitos de nós exigem de si mesmos coisas que consideramos cruéis se exigíssemos das pessoas ao nosso redor. Essa flexibilidade que temos com os demais deve ser utilizada na forma como vemos a nós mesmos. As nossas autoexigências foram criadas por nós e portanto, não pertencemos a elas, ELAS NOS PERTENCEM, e nos cabe decidir quando nos desfazermos delas e quando devemos modificá-las para termos uma vida com mais sentido, considerando nossos reais valores. Algumas autoexigências não são nossas, são absorvidas a partir da convivência com os outros desde o início da nossa vida, devemos ter o critério de entender quando elas não fazem mais sentido. Não é certo também lutar contra elas, mas sim acolhe-las compreendendo que aquilo que não nos veste de sentido (sem culpa), não é uma roupa que nos caiba mais. De todo modo, procure Psicoterapia, estou a sua disposição. :)

Psicóloga Normanda Vidal Psicólogo em Salvador

10 respostas

29 JUN 2021

Olá Madalena! Que bom que você escreveu! Você está tomada pela ansiedade. Você tem vinte anos; está começando. Certamente está se cobrando muito. Por favor, não peça demissão. Ao mesmo tempo, veja nossos perfis, escolha um de nós e venha para um trabalho com vistas a controlar a ansiedade e aceitar que aprender demora tempo, que nervosa, você diminuirá a capacidade de concentração.
O que você está vivendo acontece com a imensa maioria das pessoas. O que agrava a tua situação é o rigor da cobrança interna que acaba por dificultar o foco e a concentração.
Estaremos com alegria e motivação para te ajudar a superar esse natural estágio de consolidação profissional.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, reduzamos a disseminação. Façamos fechamento total para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

29 JUN 2021

Oi Madalena Bervian,
O melhor custo/benefício é voce fazer Psicoterapia para conseguir compreender o que está se passando contigo.
E não é nada complicado... voce precisa apenas superar alguns pontos, corrigir algumas informações que estão gravadas no tua mente, que foram gravadas lá pelo sistema de ensino, familiar, moral, religioso... são estas as voces que sente "voce vai errar,, voce não sabe fazer nada certo".... são coisas gravadas no teu ego racional - um arquivo gravado e que agora precisa ser deletado estas informações e corrigir. Isto não são informações vitais, esta não é a vida falando, este é o programa que precisa corrigir.
Os erros no escritório vão continuar até voce corrigir estas informações dentro de ti.
Então, pare de se sentir inútil, sempre que tem um sentimento de menosprezo, te dê conta e reaja, coloque valor na tua vida, tenha dignidade, erga a cabeça e tenha amor-próprio.
Não deve nada a ninguém, não tem que justificar a tua vida para ninguém... só a ti mesma.
É essa dependência emocional que precisa curar.
Voce mesma se autoboicota provocando erros no escritório só para se punir com os sentimentos de menosvalia, de não-merecimento...
Vamos fazer Psicoterapia?

5934 respostas

29 JUN 2021

Madalena, pelo seu relato vc já alcançou um nível de ansiedade que precisa ser tratado com medicamentos. Procure um psiquiatra para q ele faça o diagnóstico correto e receite as medicações necessárias.

Ao mais a terapia também pode te ajudar muito. Se for possível pra vc fazer o tratamento psiquiátrico e psicológico ao mesmo tempo, não exite em fazer desta forma.

Logo terá superado este quadro patológico e voltará a ter qualidade de vida e capacidade de organização de pensamentos e atividades.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema