Necessito de ajuda para auxiliar meu filho a usar o vaso sanitário

Feita por >Renata Fideles · 5 jan 2018 Psicologia infantil

Tentei atendimento com alguns profissionais para me ajudar a desfraldar completamente meu filho, mas, infelizmente, não obtive sucesso.

Meu filho tem 3 anos e meio. Desde os 2 e meio não usa fraldas nem para dormir, porém o cocô é uma situação que ainda não superamos. Ele só faz na fralda, tem medo do vaso. Já mostrei videozinhos, fotos de personagens, contei historinhas, conversei, enfim ele está resistente.

No último dia 23 tomei a decisão de desfralde total definitivo, mas, não obtive sucesso, ele deu vontade, minha mãe estava em minha casa. Já havia combinado com ele que o cocô seria no vaso porque ele vai para a escolinha e lá todas as crianças fazem no vaso, então não tinha fraldinha mais. Ele deu vontade a noite, chegou na minha mãe baixinho e pediu para ela colocar a fralda. Eu ouvi conversei com ele, chamei para ir no vaso ele se recusou, continuei conversando, até que erradamente o peguei contra vontade e coloquei no vaso. Achou ruim no começo mas ficou sentado lá por 30 min e não conseguiu fazer. Saiu do vaso e durante a noite ainda pediu mais 3 vezes e não conseguiu. Eu perdi a paciência algumas vezes e estou desde então me sentindo muito mal. No fim das contas o pai dele colocou a fralda ele fez e dormiu.

Me sinto mal, impotente sem conseguir ajudá-lo. Sinto que meu filho precisa de mim para vencer mais está etapa, mas, apresenta receios até mesmo medo. Preciso de orientações! Meu filho vai para a escolinha para socialização pois ainda não tem idade escolar e quero ele diferente neste aspecto.

Me orientem por favor. O mais importante é o bem estar dele. Não é uma comparação, mas, quero que ele supere este medo.

Desde já agradeço imensamente!

A melhor resposta 9 JAN 2018

Renata!
Sugiro aproximação gradativa com o vaso sanitário, mesmo que ele não faça as necessidades inicialmente, mas objetivando superar o medo. Você pode iniciar utilizando um penico (recomendável no início).Nesse sentido, você pode criar uma tarefa diária de ele sentar no vaso por 10 minutos duas vezes por dia, podendo levar brinquedo nesse momento. Recompensar e elogiar o ao final do tempo.

Em paralelo, pode-se estimular ele a urinar (devido a maior frequência) no vaso ou penico, sentado inicialmente para associar o lugar a necessidades.

Todos os procedimentos devem ser realizados de forma cuidadosa e dentro da legislação, sem ocorrência de maus tratos ou qualquer forma de violência.

Sugiro iniciar por ai, fico à disposição para outras informações,

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis

63 respostas

9 JAN 2018

Renata, você está muito ansiosa e passando essa ansiedade para seu filho. O mais difícil ele conseguiu que foi o controle dos esfíncteres , já que pediu para colocar a fralda para ele fazer e foi 3 vezes ao caso depois de pedir e não conseguiu. Você não disse se tentou o pinico. Existe no mercado modelos bem atrativos em forma de bichinhos ou carrinhos. Durante o dia deixe ele sentar no pinico e brinque com ele. Cada tentativa incentive-o elogiando. Não coloque mais a frauda pois senão ele irá esperar por ela pra fazer. Se fizer nas calças coloque no pinico e mostre a ele calmamente onde deve fazer. Depois que tiver feito com frequência no pinico, apresente o vaso com uma tampa pequena, própria para crianças, pois ele pode estar com medo de cair dentro do vaso. Paciência e carinho. Ele já pede o que já é muito!

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

8 JAN 2018

Renata, quando você diz que tentou alguns profissionais para a questão do seu filho, não ficou claro que profissionais eram e o que não funcionou. Psicólogos que trabalham com criança são sempre aconselháveis para esse tipo de situação. Provavelmente existe algo no imaginário da criança que está causando esse bloqueio e acredito que a sua falta de paciência e alta expectativa estejam prejudicando o processo de alguma forma. Logo, o melhor seria buscar um psicólogo que trabalhe com crianças para avaliar a situação e lhe orientar da melhor forma possível. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 JAN 2018

Renata, bom dia! Seria importante entender do que especificamente seu filho tem medo do vaso para que você possa não só tranquilizá-lo mas resolver a questão de forma prática e efetiva. Algumas crianças tem medo da abertura do vaso pq como seus corpos são pequenos podem de fato cair, nesses casos existem tábuas que se encaixam e que diminuem o diametro da abertura, para algumas o melhor é usar o penico como una transição entre a fralda e o vaso sanitário. Existem outras que ficam incomodadas pelos pés ficarem sem apoio quando estão sentados, um banquinho resolve essa questão. O mais importante é identificar a questão do seu filho e que todos da família estejam alinhados nas atitudes, se vão desfraldar de fato informarem à criança, incentivando o comportamento esperado, e não voltando a questão da fralda. Punir seu filho por errar não o ajuda. Em todos desfralde escapes acontecem e fazem parte. Boa sorte!

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

6 JAN 2018

Bom dia Renata,
Parece que seu filho encontrou um ponto de resistência, e este se expressa no medo do vaso. Talvez este assunto tenha tomado proporções gigantescas, até mesmo para ele.
Talvez, também, se este assunto for perdendo peso, deixe de demandar tanta atenção. Um porta revista com livrinhos do interesse dele no banheiro, uma distração,... E um contrato mais firme entre pais e avós, pois parece que todos ficam inseguros nesta questão.
Uma pergunta: se vc quer o desfralde, por que mantem fraldas em casa?
Um dia elas não acabam? Não houve a hipótese de pedir fralda e não ter em casa? isso acontece em todas as casas do mundo, pois em todas elas existe algo que está em falta. Querer leite, doce, ou mesmo um remédio que não está à mão... por que sempre há fraldas aí?
No mais, se vc resolver procurar ajuda profissional para ver a real dimensão deste medo do vaso, estamos à disposição.
Boa sorte!!!

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

6 JAN 2018

Olá Renata, primeiramente é importante que você vá perguntando ao seu filho por que ele não gosta de usar o vaso, por que prefere a fralda, do que tem medo? Para que você possa tranquilizá-lo. A experiência de usar o vaso é asustadora para algumas crianças. Você já tentou usar um vasinho de tamanho menor ou um piniquinho antes de usar o vaso? Acho que será necessário para ele. A criança não pode se sentir pressionada a usar o vaso, entendo que esteja preocupada com esta aprensizagem, mas não o obrigue a usar o vaso. Definir horários durante o dia para ele treinar usar o vaso pode ser útil também, duas ou três vezes ao dia leve seu filho ao banheiro em horários determinados e fique ao lado dele por alguns minutos. Para ele se acostumar com a sensação de usar o vaso, se ele não fizer cocô não tem problema. Boa sorte.

Anônimo-310851 Psicólogo em São José do Rio Preto