Gostaria de saber por que eu e minha família, mãe e irmão, somos tão desunidos?

Feita por >patricia · 27 out 2015 Terapia familiar

Somos frios uns com os outros, não nos abraçamos, mais sinto muita pena de todos eles, cada um com sua particularidade, passamos muitas dificuldades, tenho pena também de um sobrinho de 15 anos.

A melhor resposta 28 OUT 2015

Olá Patricia. Tudo tem haver com a história de cada um, começando pelos seus pais, como foi a educação deles e depois a história familiar de vocês. É necessário ter conhecimento dos comportamentos que são funcionais e os que são prejudiciais no relacionamento familiar, lembrando que cada indivídua pensa e sente de forma diferente. No seu caso seria interessante buscar a ajuda de um profissional que faça o atendimento com famílias, acredito que um olhar "de fora" pode identificar as possíveis causas dos problemas e assim auxiliar no processo de mudança.

Att
Edna Sandra Rocha

Edna Sandra Rocha Psicóloga Psicólogo em Bombinhas

29 respostas

9 NOV 2015

Olá Patrícia! Se este assunto incomoda só a você, é melhor procurar uma psicoterapia para elaborar essas questões que te trazem angústia. Se essa desunião incomoda também aos outros membros da família, o recomendável é que vocês procurem um terapeuta de família experiente e capacitado pra tratar do assunto em conjunto. Tome a iniciativa, pois a vida é curta e temos pressa em ser felizes! Você e sua família não merecem adiar a felicidade, por causa de desajustes emocionais. Um abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

4 NOV 2015

Patricia, geralmente o que determina o comportamento de um adulto, e a maneira como ele foi tratado na infância. O que os pais receberam dos seus avós repassam para os filhos e assim consequentemente. Mas você que está percebendo isso pode mudar com os seus e influenciar positivamente as pessoas que convivem com você, tratando-os de maneira diferente do que está acostumada. Assim você quebra e muda essa herança.
Abraço,
Maria

Maria Tiburcio Psicólogo em Vila Velha

30 respostas

4 NOV 2015

Oi Patricia, considerando as respostas dos psicólogos a você, sugiro que você mude sua atitude com relação a eles, sendo carinhosa. Eles irão se abrir para o afeto. No começo vão estranhar mas no fundo todos necessitam dessa aproximação. Sucesso pra você!

3 NOV 2015

Considerando as respostas dos colegas, sugiro que pense na possibilidade de você mudar sua atitude com eles, sendo mais carinhosa. No início vão estranhar e talvez seja difícil pra você, mas em breve verá eles mais próximos. Vale a pena tentar. Sucesso pra você.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

1 NOV 2015

Patricia, o melhor de momento é buscar ajuda para você, pois esta dificuldade que vc esta relatando perante a sua família no todo, afeta a tds sim, pois nós seres humanos convivemos em grupo e necessitamos de carinho e acolhimento. Quem sabe começando por você e depois vem sua família, mas o bom é dar o primeiro passo, para entender oque esta acontecendo e só assim poder ajudar o todo. Um grande abraço.

Fabiana Bussolaro Psicólogo em Curitiba

9 respostas

30 OUT 2015

oi Patricia. São muitas as razões que nos levam a distanciarmos de familiares, mantendo frieza e distância.
A melhor forma de entender por que acontece é passarem por uma terapia familiar, para clarear o que está obscuro.
Boa sorte. Um abraço

Léa

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

29 OUT 2015

Olá Patricia, na realidade já houve um ponto de partida para iniciar este processo e vocês já devem saber, de certa forma deve ser um fato difícil, pois as questões familiares são complexas e resolvê-las não é tão fácil, um caminho que pode iniciar uma abertura, é sempre a tentativa de dialogo, de estar junto, de promover momentos de encontros dentro de casa, é uma tentativa difícil mas não é impossível.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

29 OUT 2015

Ola Patricia,
As emoções foram por muitos anos negadas no ambiente familiar. O conjunto de regras sócio culturais das famílias, impossibilitou que durante anos o contato físico, o carinho, posse compreendido como fraqueza. Outro aspectos tambem se refere a capacidade de cada membro ter habilidade social, quero dizer, ser assertivo no meio familiar ou inves de ser agressivo ou passivo neste contexto. Como sugestão, procure um profissional que possa trabalhar contigo, esta questão que lhe traz esta angustia e desconforto.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

29 OUT 2015

Olá, Patrícia!
A maioria dos comportamentos são aprendidos e nesse caso não é diferente. Nem sempre as pessoas vivenciaram a aproximação e o afeto e não tem como transmití-los. Ao que parece, para você uma pessoa mais sensível e mais consciente do que a está afetando, pode procurar ajuda para conseguir superar essa dificuldade e enfrentar os percalços que possam vir a surgir. O mais importante você já fez, pediu orientação, mostrando sua disponibilidade para resolver ou minimizar a situação incômoda. Agora o próximo o passo é uma ação concreta, procure um profissional e ao trabalho! Abraços, Adriana

Adriana Barreto Psicólogo em Ribeirão Pires

50 respostas

28 OUT 2015

Patrícia, a família é um sistema que tem como um dos objetivos fornecer suporte emocional a cada um de seus membros em particular. Existem diversas formas de organização desse sistema familiar. Em alguns casos, membros mais próximos, em outros, mais distantes, depende da complexidade da estrutura familiar. Tudo isso pode ser compreendido através de um processo de psicoterapia quer individual ou familiar, caso a família se proponha.

Clínica Séfora Medina Psicólogo em Fortaleza

15 respostas

28 OUT 2015

Patricia, penso que se você se sente incomodada com a maneira que percebe a relação familiar, e é possível você mudar isso com ajuda de um profissional. Penso que sim, é um sofrimento para muitos viver desta maneira e são poucos que tem interesse em mudar pois alguns vao deixando o tempo passar e infelizmente entendendo como normal, porém se angustiando

Equilíbrio Psicologia e Saúde Psicólogo em Mogi das Cruzes

3 respostas

28 OUT 2015

Bom dia Patricia, os motivos podem ser diversos, vocês lembram como era a relação de vocês quando criança, entre vocês, com seus pais, se houve algum acontecimento que possa ter deixado vocês mais distantes? O ideal nesse cado é que vocês possam buscar em Terapeuta Familiar. Mesmo que apenas você busque, já é possível trabalhar as questões da família, podendo haver um processo de mudança.

Att,
Gabriela Viana

Dialogar Psicoterapia e Consultoria Escolar Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

28 OUT 2015

Bom dia Patricia,
Todas as famílias tem suas dificuldades e facilidades,porque fazemos parte de um sistema muito maior do quê o da geração atual. Somos seres geracionais e relacionais. Estamos coerentes com o sistema como um todo e só podemos dá o que temos e trabalharmos as nossas frustrações, o que não recebemos. Sugiro terapia individual para você se trabalhar, ter um espaço para colocar e constelar também seria interessante, mas primeiro uma individual. Abç, Rosa Cristina

Rosa Cristina Cavalcante Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

28 OUT 2015

Olá Patricia, todo ser vivo é capacitado para sentir e expressar o que sente, no entanto a nossa sociedade esta tão neurótica que faz com que as pessoas fiquem mecanizadas. Cada vez mais as pessoas estão defendidas de seus próprios sentimentos e algumas famílias refletem isso mais claramente e intensamente, mas isso não quer dizer que as outras famílias não façam o mesmo, só que em menor grau, no fundo estão se defendendo de sofrerem, pois acreditam que demonstração de sentimentos é fraqueza e se sentem desprotegidos. Muito bom saber que você tem esta sensibilidade e talvez você venha ajudar a sua família, no mínimo pode se salvar desta frieza e talvez o seu sobrinho também. Seja você mesma, não tenha medo de expressar seus sentimentos, desta forma estará preservando a sua saúde.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

28 OUT 2015

Boa noite Patrícia!
Esse distanciamento de fato é algo triste e que produz algumas feridas na alma de membros da família, porém algumas famílias passam esse comportamento a diante de geração em geração, e apesar de saberem que isso não é saudável (na teoria) continuam reproduzindo o mesmo comportamento (pois aprenderam com a prática).
É muito saudável e maduro da sua parte que consiga olhar de fora desse sistema, pois uma vez que um membro faça um movimento de mudança toda família também se movimenta, mesmo que essa mudança não seja planejada por eles.
Busque um profissional de psicologia para orientação direcionada.
Um abraço,
Danielle

Psicóloga Danielle Mello Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

28 OUT 2015

Boa noite Patricia. A desunião vai além do relacionamento entre irmãos. É um reflexo dos pais que sofreram com os próprios pais. Sugiro que procure a terapia Constelações Familiares, pode esclarecer de forma ampla conflitos. Boa sorte. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

27 OUT 2015

Ola Patricia, tem que se levar em conta todo histórico afetivo da família e que representações e significados tem para família. O processo terapeutico pode ajudar a proporcionar mudanças, aos poucos.

Psicóloga Luciana Marolla Garcia Psicólogo em Jaú