Gostaria de saber o devo fazer com o meu marido

Feita por >Isa Macedo · 29 fev 2016 Transtorno bipolar

Meu marido tem transtorno bipolar e eu não sabia. Ele entrou na fase maníaca, me deixou e se envolveu com maconha, álcool e mulheres. Bebeu tanto sem se alimentar direito que desenvolveu uma cirrose alcoólica. Ele está internado em uma clínica de reabilitação química há quase dois meses e, desde então, ainda não pode receber visitas e sequer dar ou receber um telefonema.

Temos 2 filhos, o maior está com 7 anos e sempre foi muito apegado ao pai e com essa distância e falta de contato o menino está revoltado. Será que está correto ele permanecer nessa clínica? Será que se encaixa para o caso dele, porque de 10 anos de casamento sempre foi um homem maravilhoso e não tinha nenhum envolvimento com drogas.

Ficou apenas uns 20 dias solto até que foi internado... Me ajudem, por favor!

A melhor resposta 1 MAR 2016

Olá Isa Macedo. Lamento tudo que esteja passando, ainda mais com 2 filhos para criar. Alguns casos é necessário uma internação prolongada para dar tempo da desintoxicação e se ele sair antes da hora, pode botar tudo a perder. Seria bom que seu filho tivesse um acompanhamento, isso pode ajudá-lo neste conflito. Tenho acompanhado um menino que também vê o pai nesta situação e a terapia tem dado novo ânimo a ele. Talvez o pai possa mandar uma cartinha ou algo que faça os filhos lembrar da ligação afetuosa. Boa sorte

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

3 MAR 2016

Isa Macedo: você trás informações e dúvida que requer atenção objetiva. Aqui não é o espaço mais adequado.
É necessário orientações e desdobramentos das informações aqui fornecidas pessoalmente junto a um profissional da área de saúde mental para avaliação do caso, do diagnóstico, da clínica a qual ele está internado (clínica para uso de drogas? para transtorno? A clínica atende as duas demandas?). A família precisa de suporte e é importante saber qual intervenção seria a mais adequada para cada membro (adulto, criança).
Caso possas procurar um profissional de tua confiança, assim o faça. Você pode procurar também o serviço gratuito e especializado: centro de atenção psicossocial (CAPS transtorno ou CAPS ad) mais próximo de tua casa (ver google ou site da prefeitura de tua cidade).
Estou a disposição.
Atenciosamente.
Elida Nascimento - Psicóloga Clínica.

Elida Nascimento Psicólogo em Recife

13 respostas

3 MAR 2016

Boa noite Isa. Se seu marido está internado para tratamento seria bom que deixasse ele ficar até melhorar. Quanto ao seu filho sugiro que procure um psicólogo para dar suporte e ajudar a suportar esse momento. Não desanime e acredite que tudo pode acabar bem. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

3 MAR 2016

Ola Isa, após ler o relato que você traz sobre a história o transtorno mental e a relação de dependência química do seu marido e o sofrimento do seu filho, percebi que você não fala sobre o seu sofrimento mediante a estas problemática sitada, como você se vê diante deste contexto que você traz? Como você está lidando com esta situação? Percebe que você não se coloca, é como se só existisse dois papeis na sua vida, o de esposa e o de mãe, e você nisso tudo?
Pense mais em você, atenciosamente à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

1 MAR 2016

Isa,
Episódios de transtorno psíquico são muito dolorosos para a pessoa e familiares. Neste momento a informação importante é que o transtorno bipolar é tratável e, aderindo ao tratamento, seu marido poderá viver uma vida normal, voltar a trabalhar, se divertir e ser um ótimo marido.
Seria interessante você conversar com a equipe da clínica onde ele está internado para entender porque as visitas estão proibidas, explicando o sofrimento dos filhos por não poder ver o pai.
A terapia poderá te ajudar imensamente a lidar com essa situação e será importante também ter um psiquiatra de confiança. Você pode começar procurando um bom psiquiatra para caso queira mudar seu marido de clínica e queira acompanhar mais de perto o que está se passando.
Te desejo muita força,
Virginie M. G. van Eyll
Psicólogo

Alphapsicologia Psicólogo em São Paulo

2 respostas

1 MAR 2016

Bom dia Isa,
Compreendo bem o seu sofrimento, sua angústia e ansiedade pois a convivência com a peso que tem esse tipo de transtorno é bastante difícil. Nesse caso é fundamental que ele tenha um acompanhamento com um psiquiatra, pois ele irá precisar de medicação adequada e com um psicólogo e irá ajudá -lo a desenvolver habilidades necessárias para lidar com os sintomas do transtorno. Seria muito bom também se você é seus filhos procurassem um psicólogo nesse momento para dar um respaldo e ajudá -los a enfrentar essa situação. Com bom tratamento ele pode voltar a ter uma vida normal junto da família.

Psicóloga Raquel de Queirós Psicólogo em Niterói

2 respostas

1 MAR 2016

Bem, ninguém sofre de transtorno bipolar da noite para o dia.
Claro que você não sabia, ou resistia a saber, temos que ser claras ok, para poder te auxiliar, algum comportamento ele já apresentava. Há um desequilíbrio imenso em tudo isso, porém claro que tem que permanecer internado, e nem sempre a recuperação é de pronto! A família passou 10 anos maravilhosamente, será mesmo? Será que estar tudo bem para você era igualmente a ele? Não seria algo dentro dele que guardava e você não percebia? O que você tem feito por você? Como tem tocado sua vida? Seus planos? Projetos? A vida para ele agora está em stand by para ti não, creio que é tempo de organizar um tratamento para você e as crianças. Você não diz que tipo de clínica ele está, se particular ou vinculada a outros órgãos. Creio que se tiver convênio deva sugerir testes HIV para não colocar em risco tua vida, e saber se nessas noitadas ele contraiu algo ou não, pense somente em seu bem estar e de seus filhos, ele está sendo cuidado e vocês?
Boa sorte!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

29 FEV 2016

Olá Isa,

Obrigada por entrar em contato conosco. Estou notando que está em uma situação crítica e precisa de apoio e acompanhamento, não só para você, mas sim para a família.

O transtorno bipolar é sério e precisa de cuidados como medicação adequada e terapia. Você disse que não sabia, o que complica a situação. A internação pode ajudá-lo a entender o que está passando, principalmente se ele não sabia ou até mesmo nega o problema.
Pelo quadro que passou eu entendo que essa internação seja realmente importante, mesmo que isso tenha um custo emocional para você e seus filhos. Esse custo será apenas nesse período, e depois a chance de ter a melhora no quadro pode amenizar isso tudo o que está acontecendo hoje. Temos a tendência de eliminar a angústia hoje, que nos caso seria tirar seu marido da clínica, mas será que isso poderia piorar no futuro?

Quanto ao seu filho eu sugiro que você converse bastante com ele, mostrando que o pai está lá pois está com um problema e precisa de ajuda, e pessoas estão cuidando dele. O mais importante é fazê-lo entender que ele está porque precisa, e reforçar o amor que o pai sente por ele. Muitas crianças se sentem abandonada, por não entenderem o problema. É de extrema importância que reforce o amor que o pai sente. Se caso sentir que mesmo assim ele não está aceitando, precisa levá-lo para um atendimento infantil, pois essa ausência (sem compreensão) pode causar problemas futuros.

Pense com carinho, sempre em um todo.

Qualquer coisa me envie uma mensagem.

Att,
Thais Simone Silva
Psicóloga e Psicanlista

Psicóloga Thais Silva Psicólogo em São Paulo