Gagueira pode ser tratada com psicoterapia?

Feita por >adriano · 17 out 2016 Psicologia clínica

Bom dia! Meu irmão tem 16 anos e enfrenta o problema de gagueira faz algum tempo. Gostaria de saber se a terapia pode ajudar ele e pelo menos amemizar os sintomas.

Obrigado

A melhor resposta 17 OUT 2016

Boa tarde Adriano
Concordo com a colocação do colega, primeiro é preciso descartar os problemas orgânicos, com um fonoaudiólogo para depois se pensar num tratamento psicológico. Agora é claro que quanto mais um fator estressante, mas ele ficará ansioso e aumentar a gagueira.
Espero ter contribuído para esclarecer suas dúvidas.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

25 OUT 2016

Adriano, o tratamento psicológico ajuda sim nesse tipo de sintoma. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

23 OUT 2016

Boa tarde geralmente em casos de gagueira há algum trauma que precisa ser tratado. A hipnose clínica seria uma forma de tratamento muito útil nesses casos, pois além de tratar as causas que geram a gagueira também permite que se trata os sintomas de ansiedade que todo gago tem.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

22 OUT 2016

Bom dia Adriano. A psicoterapia ajuda muito na gagueira, faz com que o gago diminua a ansiedade e crie estratégias para falar melhor e pausado. Espero ter ajudado. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

20 OUT 2016

Olá Adriano
Via de regra um fonoaudiólogo poderá ajudá-lo no treino da fala.
Dicção e dificuldades da fala. Agora seria recomendado o trabalho psicoterapeutico também, para trabalhar o lado emocional. Embora todas as linhas de psicoterapia possam ser usadas, a mais indicada
seria a Terapia Cognitiva Comportamental e a hipnoterapia.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

18 OUT 2016

Boa Noite Adriano! Trabalho com a psicoterapia cognitivo-comportamental e podemos trabalhar juntos em que momentos isso acontece, podem ser em momentos de ansiedade, nervosismo, timidez ou até mesmo de angústia! Fico à disposição para maiores esclarecimentos...

Rosinês Andrade Psicólogo em Porto Alegre

5 respostas

18 OUT 2016

Adriano,
Procure ajuda de um psicólogo que trabalhe com uma equipe multidisciplinar que inclui fono. a psicoterapia com a hipnose pode ser uma boa opção.
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro