Gagueira é curada com hipnose?

Feita por >Guilherme Oliveira da Cruz · 6 jul 2016 Hipnose

Olá! Meu nome é Guilherme e sou gago. Gostaria de saber se a hipnose clínica resolve esse problema. Obrigado!

A melhor resposta 6 JUL 2016

Olá Guilherme!
Eu como profissional não acredito nos benefícios da hipnose e percebo que muitos pacientes se interessam por esta técnica acreditando que ela trará soluções de maneira rápida.
Se tiver disponibilidade, procure a ajuda de um psicólogo para investigar oque motiva sua gagueira, muitas vezes ela é decorrente de problemas emocionais mas também pode ser decorrente da falta de controle da respiração, podendo ser trabalhada com um fonoaudiólogo.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 JUL 2016

Olá Guilherme!!!

Vai depender dos fatores associados, fatores biopsicossociais, desta forma deixo algumas informações que poderão esclarecer melhor para provid~encias cabíveis da sua demanda.

Diversos tratamentos disponíveis contra a gagueira. A natureza dos tratamentos deverá ser compatível com a idade da pessoa e com os objetivos de comunicação específicos de cada um, especialmente se a pessoa que gagueja for adulta, entre outros fatores;

É importante procurar um fonoaudiólogo a fim de ver o melhor tratamento disponível. Os psicólogos não estão instrumentalizados para o tratamento da gagueira, uma vez que a gagueira não é um distúrbio emocional ou afetivo e sim, um distúrbio neuroquímico que afeta as estruturas pré-motoras da fala.

O DSM V(manual e diagnóstico) não classifica gagueira como um problema emocional. Mas um profissional da área pode ser um colaborador no tratamento da gagueira no que se refere à dificuldades de autoestima, ou autoimagem. Confira alguns tipos de tratamentos:

Terapia de modificação da gagueira: Existem diversas terapias voltadas para adolescentes e adultos que tem como objetivo minimizar a gagueira, como falar de forma mais lenta, regular a respiração ou dizer sílaba por sílaba palavras ou frases mais longas e complexas. Muitas terapias também ajudam a diminuir a ansiedade que sentem em falar em algumas situações como falar ao telefone, manter o contato de olho, etc;

Terapia de promoção da fluência: O terapeuta instrumentaliza a pessoa com técnicas facilitadoras da fluência e, no caso de crianças, também trabalha com a família para auxiliar a criança a falar de forma mais suave e fluente. Nesta modalidade também é importante o papel da escola, compreensão e apoio dos colegas no trabalho;

Uso de medicamentos: Não há uma droga específica para o tratamento da gagueira. Contudo, alguns medicamentos que agem no sistema neurológico central, podem ajudar na diminuição da gagueira. Muitos desses medicamentos tem efeitos colaterais significativos. Por isso, é necessária a participação de um neurologista ou de um psiquiatra, para a verificação de possíveis sinais e sintomas;

Uso de aparelhos eletrônicos: Alguns aparelhos eletrônicos podem ajudar a melhorar a fluência de algumas pessoas que gaguejam;

Grupos de apoio: Participar de grupos de apoio a pessoas que sofrem de gagueira pode ser uma boa alternativa para compreender melhor a sua dificuldade e observar que existem outros que convivem com o mesmo distúrbio.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

8 JUL 2016

Olá Guilherme.
A resposta é sim. Eu já ajudei algumas pessoas com tartamudez (gagueira), utilizando a hipnose clínica como ferramenta principal. Qualquer dúvida, entre em contato para conversarmos.
Atenciosamente,
Waldiney S. Soares

Espaço Superare Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

6 JUL 2016

Oi Guilherme,

A hipnose clínica é uma técnica auxiliar que pode ser utilizada para trabalhar uma demanda como a sua sim, no entanto junto da hipnose em si o profissional costuma fazer sessões de entrevista e terapia verbal ou não-verbal com você a fim de informar-se se é de que forma a hipnose pode ajudá-lo - o que acaba configurando a psicoterapia como o recurso psicológico utilizado e a hipnose um auxílio ao profissional experiente nesta técnica.

Caso tenha interesse em buscar este recurso terapêutico, tenha em mente de que a hipnose é uma ferramenta para potencializar o trabalho realizado no processo psicoterapêutico como um todo a se dar entre você e seu psicólogo, e não o princípio, meio e fim do trabalho a ser realizado.

Tudo de bom pra você.

Roselany Varela Psicólogo em Fortaleza