Fui traído, perdoei, mas vivo angustiado e inseguro

Feita por >Bryan · 28 jul 2021 Terapia de casal

Namoro a quase 3 anos e conheço minha namorada a 7 anos, recentemente descobri q ela me traiu (fez sexo ) com um dos meu melhores amigos e ainda mantinha conversar quentes e até mandava nudes para outras duas pessoas,descobri tudo durante uma festa ,ela me culpou,disse a eu n dava atenção para ela e eles davam,disse q precisava sentir tesão em outros para transar comigo( ela só transava uma vez ao mês e olhe lá),ela manteve tudo até o último momento e negou até o fim,mas acabou confessando quando a confrontei ,terminamos,no dia seguinte ela estava sóbria e me pediu desculpas e depois de algumas conversas nos voltamos e eu a perdoei pois ela se dizia arrependida,e eu amo ela,ela é a pessoa a mais me entende,já até moramos juntos quando fui expulso de casa ( tenho 18 anos atualmente) , a questão é, ela mantém amizade com um dos caras q ela conversava, e as vezes ainda conversa com o q ela transou , mas ND de traição ( eu sei pq eu vejo escondido) eu estou completamente inseguro, não consigo viver em paz mais, fico imaginando sempre ela me traindo de novo,todos a ela conversa eu já fico me perguntando se vai rolar de novo,fomos no cinema hj com uma galera, msm eu pedindo para ficar ao lado dela, ela acabou ficando entre um amigo nosso e o cara a ela ainda conversa e eu fiquei duas cadeiras depois dela, fiquei em Pânico vendo ela se divertir perto dele , mas creio a n rolê ND já q ele q me mostrou toda a verdade sobre ela quando descobri tudo e ficou ao meu lado, depois do cinema fomos a uma praça e ele foi embora mais cedo, quando chegamos em casa eu olhei o celular dela e tinha mensagens dele xingando ela pq provavelmente ela xingou ele por ter ido embora, pq ela ficou com raiva? Tudo está virando uma neura, n consigo confiar em ninguém mais nem em mim msm, eu até tento ,ela por mais q tenta bastante recomeçar ,as vezes acaba estressada comigo por conta da minha insegurança e ciúmes, mas tudo parece motivo e ela n faz muita questão de excluir o convívio com os envolvidos, por exemplo,ela disse a se for pra ela parar de conversar com o ex amante,eu devia parar de conversar com meu amigo que xingou ela (ele descobriu a traição junto comigo) ,certas atitudes eu nem tento resolver mais,mas a questão é a eu n aguento mais ser inseguro,quero voltar a confiar nela, ela parece querer recomeçar e eu tbm,quero chorar mas saí ND, quero gritar mas n consigo,quero surtar e xingar mas n posso,quero bater no meu """"" amigo"""""" até ele ficar desacordado mas não consigo,e ele n parece estar arrependido,e as vezes nem ela, até pq ela só parou com tudo pq eu descobri,, só quero acabar com essa dor, poder voltar a confiar nela e seguir em frente ( um detalhe,a justificativa de tudo isso , além de n dar atenção pra ela sendo a nós vemos literalmente 7 dias por semana, foi pq eu beijei a amiga dela quado namorávamos nos nossos 11 para 12 anos, sei a chifre trocado n dói, na teoria, mas já tínhamos superado isso,eu realmente mudei e ela já havia me perdoado),enfim,quero ter paz novamente.

A melhor resposta 29 JUL 2021

Oi, Bryan.

Sinto muito em dizer que, ao que tudo indica, você só terá paz novamente quando voltar a se sentir confiante, seguro, amado, querido, realizado sexualmente, entre algumas outras coisas e pelo que li, me parece bastante difícil que você volta a ter essas coisas (se é que um dia já teve) ainda neste relacionamento.

Existe uma ideia social predominante sobre como os relacionamentos devem fluir, mas na prática, as pessoas vivem isso de formas diferentes, bem como você e sua namorada. Aparentemente, ambos acreditam em manifestações diferentes de afeto, contato, com valores e princípios diferentes, isso complica muito o futuro das relações.

O quanto você considera estar abrindo mão de uma felicidade mais tranquila e satisfatória para poder continuar sua relação? Entendo que deve existir coisas positivas que fazem com que você queria permanecer onde está, mas evidentemente também existem coisas que estão prejudicando sua saúde mental. Quanto você esta disposto a pagar por esse formato de relacionamento?

O resultado ideal seria você levar para ela com clareza a forma como vem se sentindo e tentarem encontrar um caminho que ambos ficassem bem, sem que um culpe o outro, visto que ambos resolveram dar continuidade na relação, no entanto não sei o quanto isso será possível considerando tudo que você contou acima. Não há amor que sobreviva onde existe dor e intransigência.

Se for possível para ti, aconselho muito que procure por psicoterapia, vai ajudar muito nesse processo! Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

4 AGO 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato comigo é so agendar que lhe respondo o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 JUL 2021

Olá Bryan.
Você disse ter sido expulso de casa? Qual a relação que tem com seus pais? Como era o respeito que dava a eles, e qual o respeito deles para com você? O mesmo eu pergunto com relação a sua namorada, o quanto vocês se respeitam e exigem serem respeitados em suas dores e em seu relacionamento?
Será que o rapaz tem algo a ver com a sua relação para você ter tanta raiva dele? E se ele é seu amigo, que tipo de "amigo é este que também não te respeita?
Se a moça é sua namorada porque não sentaram juntos no cinema?
Você já se perguntou: o que é namoro para você? Você já perguntou para sua namorada o que é namoro para ela?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

31 JUL 2021

Bryan vc pode ter paz. Acho q p relacionamento de vcs já deu. Já houve traição desgaste .. cada um seguir seu destino talvez seja melhor opção ..
Ana

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

29 JUL 2021

Ola Bryan. Você está bem inseguro e o cara não é seu amigo. Mas não bata nele. Não vale pena. Você é jovem. As emoções nessa fase são muito intensas. Você já fez terapia. Afirmar insegurança é algo maduro. É importante que faça ou volte a fazer terapia para achar sua paz. Estamos a disposição.

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

29 JUL 2021

Olá Bryan! Grato por escrever. Resposta curta: amadurecer, amadurecer. Não é possível construir namoro amadurecido e sólido antes de consolidar profissão, conquistas básicas da cultura. É algo assemelhado a fazer o parto de um bebê no quinto mês de gestação. Vocês começaram a namorar (com seriedade e durabilidade) aos quinze anos, logo, deixarem em segundo plano estudos, preparação para o trabalho, aprendizado social, esportes, grupos de amigos. Falta amadurecer profissionalmente, falta amadurecer em termos escolares, falta amadurecer em termos de desenvoltura social.
A cultura é complexa: colher os benefícios dela, exige preparação para tanto. Idade anterior a trinta anos, deve predominar a preocupação por se preparar para usufruir das conquistas culturais.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8757 respostas

29 JUL 2021

Bom dia, Bryan.
Toda relação se constrói de dentro pra fora. Não são as atitudes do outro que devem nortear suas escolhas, mas as SUAS.
Você parece estar vivendo um momento de grande insegurança, enquanto ela não parece demonstrar o mesmot entimento (o que não quer dizer que não sinta).
Confiança é algo que vem de dentro. E perdoar eventos do passado não significa esquecê-los, e sim não deixar que ele domine seus pensamentos e suas decisões.
Até mesmo isso de olhar as conversas dela escondido mostra o quanto VOCÊ depende dela pra ser feliz. E este é um erro comum nas relações, que só leva a mais sofrimento.
O que você deve decidir é: deixar o passado no passado e construir uma relação baseada nas escolhas do presente, OU viver com a dúvida do que pode estar acontecendo sem que você saiba.
Se escolher a segunda, você NUNCA estará satisfeito, pois estará entregando a ela todo o controle sobre a sua vida e seus sentimentos.
Trabalhe a sua autoconfiança e segurança.
Neste sentido a psicoterapia pode ajudá-lo.
Se tiver interesse, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos