Filho que quer o pai toda hora e fica bravo

Feita por >carol · 15 out 2020 Psicologia infantil

Meu filho de 3 anos idealiza mto o jeito do pai nas brincadeiras, as vezes ele quer mostrar algo p pai e ele sem empolgação diz legal quase em todas as brincadeiras eh sempre repetitivo, não muda a voz no lúdico, não se concentra, não demonstra reações, fica saindo toda hora da brincadeira, fica rindo quando ele vai brincar de lúdico, e meu filho não entende o pai ser assim e fica irritado e mto bravo e diz a ele q então não quer brincar mais e pede-lhe o celular ou desenho pq não consegue uma interação com o pai e isso deixa ele mto bravo.
Ao mesmo tempo ele quer o pai por várias vezes só q se frustra mto com o pai e parece q fica uma carência mau resolvida
Isso pode atrapalhar ele futuramente?
Pode perder vínculo com o pai?
Ele pode tornar uma pessoa depressiva?
Sendo que a mãe brinca com ele da atenção eh mais sociável, sabe brincar de lúdico só q o problema eh a idealização q ele criou no pai e parece q ficou um bloqueio ali

A melhor resposta 16 OUT 2020

Olá Carol.
Grata por sua pergunta.
Crianças dessa idade e ainda mais em épocas de pandemia e isolamento exigem mesmo a atenção redobrada dos pais, visto que não estão na escola.
Então procure organizar cada dia da semana. Faça cronogramas de atividades. As crianças gostam de rotinas e sentem-se mais seguros quando percebem que têm uma rotina em casa. A rotina de horários também organiza a vida dos pais e dá mais segurança à eles na hora da tomada decisão pois tudo já foi pensado antes e já sabem o que falar para a criança. Procure evitar atividades no celular sem supervisão dos conteúdos. Selecione as atividades pedagógicas nos desenhos e no celular. Programe também brincadeiras ao ar livre. Faça rotinas de horários para que você e seu marido dêem atenção à ele. Hora ele brinca com o pai, hora brinca com a mãe, hora brinca com os dois, pai e mãe juntos com ele. Combine com o seu marido a que horas cada um de vocês estará disponível para dar mais atenção à ele. Converse também com o seu filho e na linguagem dele explique que em certos momentos o papai e a mamãe estarão trabalhando. À partir de 4 anos a criança brinca melhor com amiguinhos e também ficará mais independente dos pais para brincar sozinho. Procure ajuda psicológica caso sinta que a situação não evolui para melhor, mesmo seguindo essas estratégias.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

16 OUT 2020

Carol,
É natural os filhos imitarem os pais nas brincadeiras. Essa idade requer muita atenção.
Ideal é conversar com pai e criarem uma rotina, ter hora de brincar, hora de comer, hora de dormir., hora do desenho... Isso vai ajudar na interação familiar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

16 OUT 2020

Olá Carol! Criança nessa idade, costuma direcionar muito a energia e o interesse, encanto, para a figura paterna, colocando-a como o representante que tudo sabe, que pode tudo. O pai precisa se esforçar para fazer empatia com o filho, encantar-se e, de certa forma, reviver coisas próprias de quando ele (pai) tinha três anos.
Uma observação importante: celular e outras comunicações virtuais (não reais) podem gerar prezuizos irrecuperáveis para o jovem de amanhã: falta de habilidade social, obesidade, doenças físicas, incapacidade de inserção no mercado de trabalho, dentre outros problemas.
O ano que, dando tudo certo, com a convivência escolar, haverá atenuantes para essa questão.
O futuro é uma construção muito particular de cada história e de cada vinculação. Não devemos ter ipóteses positivas nem negativas, mas precisamos prevenir aquilo que estiver ao alcance.
Pode ser interessante, sendo possível, seu marido conversar mais profundamente sobre a qualidade dessa vinculação, no momento de desenvolvimento do filho e dele, com um profissional de psicologia.
Estaremos à disiposição.
Abraços virtuais (em tempos de longa duração de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

16 OUT 2020

Carol, entender os desejos de uma criança de 3 anos é dificil, quando ele quiser brincar com o pai fique junto, pode ser uma alternativa para nao te deixar tao ansiosa. abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro