Existe algo que já se tornou parte da minha rotina

Feita por >Eduardo · 15 set 2021 Insônia

Olá, me chamo eduardo, e existe algo que já se tornou parte da minha rotina a muito tempo, que é dormir tarde, não lembro ao certo a quanto tempo faço isso, porém, já faz um bom tempo que venho pensando em parar com isso, pois esta afetando minha rotina e meu dia, na minha família existem casos de escrizofenia, e tenho medo de desenvolver essa doença, mesmo sabendo que se um dia eu tivela não será 'o fim' , mas ainda assim tenho muito medo, acredito que nesses anos que dormi cedo acabei me prejudicando bastante, e não quero mais isso, sem contar que também tem o celular que faz eu acabar ficando acordado até tarde, porém dormindo cedo algumas poucas vezes, vi que não é ruim, muito pelo contrário, é melhor do que dormir completamente cansado, e acordar do mesmo jeito no dia anterior, a única pessoa que pode mudar isso sou eu, porém penso, e se já for tarde?. Eu penso se eu nesse tempo acabei desenvolvendo algum ou alguns problemas por dormir tarde, e mesmo que acabe parando de dormir tarde, e esses problemas causados pelo abito prejudicial de não dormir cedo acabarem surgindo no futuro? Causados pelo meu abito no que seria o passado, bem, estou muito confuso, e tenho essas perguntas a fazer, também queria saber se devo procurar um médico ou um psicólogo para tentar lhe dar com isso de uma maneira natural e sem medicamentos, pois já estou pensando a algum tempo em procurar o psicológo, de qualquer maneira aguardarei a resposta.

A melhor resposta 26 SET 2021

Eduardo, com certeza seria bem interessante procurar por terapia, procurar por auto desenvolvimento e Justes de rotina. Entre outras coisas.
Se interessar conheçer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

25 SET 2021

Olá Eduardo.
O importante é a qualidade do seu sono, as pessoas se sentem melhor se dormir 8h por noite, e existem estudos sobre este assunto. Se você dormir mais tarde e conseguir dormir 8h ok, mas se precisa levantar cedo, seria sim melhor ajustar sua rotina.
O celular é um vilão que se perceber acaba ficando mais tempo do que gostaria, e pode tirar seu sono, portanto se pretende dormir mais cedo e este é um dos motivos de dormir mais tarde, você pode pensar em uma forma de não utilizá-lo na hora que for deitar, ou até um tempo antes, por exemplo, deixá-lo mais longe da cama, ou não pegar nele após a janta, são sugestões e você pode pensar em algo melhor que estas ideias.
E quanto a procurar psicoterapia, se está querendo aumentar seu foco em solução de problemas e melhorar seu auto conhecimento, a psicoterapia pode te ajudar neste caminho.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 SET 2021

Olá Eduardo,
Todos precisamos dormir, descansar, repousar o corpo, mas CADA UM TEM O SEU PRÓPRIO RELÓGIO BIOLÓGICO. Ele é que vai indicar qual horário melhor para dormir. Algumas muitas pessoas são mais produtivas te tarde, outras à noite.
Nosso sistema condicionou que a noite é para dormir, mas isto não é regra para todos.
Sei que devido aos constumes, podes sofrer porque o horário do trabalho e do estudo começa as 8h da manhã...
Mas, se conseguir fazer mais à tarde e à noite, consegue encaixar as coisas de acordo com o teu horário biológico.
Esquizofrenia não vem disso, é outra coisa.
Cuidado para não criar chifres em cabeça de cavalos...
Voce pode criar a tua realidade, aquela que mais se adequa aos teus gostos e preferências.
Se for ao médico, é claro que ele te medica para te forçar a dormir em tal horário. Isto te fará ser um zumbi.

5948 respostas

18 SET 2021

Olá Eduardo, percebo em seu relato muitos questionamentos, dúvida e necessidade de autoconhecimento para que se possa realizar a quebra de alguns tabus em sua fala. Acredito que seria interessante um acompanhamento de ajuda psicológica para trabalhar sobre todas essas demandas relatado por você aqui.
Espero ter ajudado, você pode realizar terapia presencial ou online como preferir.
Att. á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

17 SET 2021

Oi Eduardo,
É fato que precisamos dormir na média de 8 horas por dia para sentir disposição durante o dia. Mas temos algumas fases da vida que acabamos dormindo pouco, não posso afirmar que isso levaria algumas doenças, mas traz alguns prejuízos. Por exemplo: Uma noite de sono ruim, irá atrapalhar na hora do estudo, do trabalho, pode causar irritação, ansiedade...
É fundamental você buscar ajuda de um psicólogo para te ajudar na dificuldades de criar uma rotina e trabalhar suas inseguranças.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

16 SET 2021

Olá Eduardo! Grato por escrever. Certamente precisamos respeitar a natureza. Os prejuízos de não respeitar a natureza aparecem silenciosamente, ao longo do tempo. Muitas vezes os estragos são de grande dificuldade para reverter. Isso envolve comportamentos e respeito ao todo que nos circunda. Por essa razão é questão de psicólogo.
Estaremos à disposição
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos religiosos, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8790 respostas

16 SET 2021

Olá Eduardo, espero que esteja tudo bem com você!

Ter bons hábitos de sono é imprescindível para que possamos ter um dia a dia saudável e equilibrado para desenvolvermos nossas atividades. Muitas vezes é comum termos algumas fases em que dormimos mais tarde do que outras, e, se isso for modificado no tempo certo, não trará prejuízos par ao indivíduo, e acredito que esse é o seu caso. O ideal é que tenhamos no mínimo 6 horas de sono por noite, sendo que o recomendado são 8 horas. Para mudar seu hábito, é fundamental que você pare de usar qualquer aparelho eletrônico (celular, computador), pelo menos 2 horas antes de seu horário de dormir. Também é recomendado que você durma todos os dias no mesmo horário, por exemplo, as 22hrs. Nesse caso, você encerraria o uso de aparelhos eletrônicas as 20hrs. Procure ter uma rotina antes de dormir também. Chegada as 20hrs, por exemplo, você vai tomar banho, fazer uma refeição leve, ler um pouco, escovar os dentes, e ir para seu quarto as 21hrs, para que você possa pegar no sono as 22hrs. Essa é uma ideia. A prática de atividade física regular também ajuda na melhora da qualidade do sono, e por isso é recomendado que você inicie alguma atividade física regularmente. Você deve fazer dessa rotina um hábito, e você poderá observar seus efeitos depois de uns 4 meses.
Para isso funcionar bem também, procure acordar sempre no mesmo horário todos os dias. Dormindo as 22hrs, por exemplo, acordando as 6hrs você já garantiria suas 8hrs de sono diário.

Espero ter te ajudado e desejo que fique bem.

Um abraço!
Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

16 SET 2021

Olá Eduardo! Grato por escrever. A natureza não perdoa. Somos espécie que dorme no escuro, no silêncio, pela noite. Alterações disso são culturais. Que bom que você está pensando em se modificar. Será certamente muito bom para você. Modificações de rotina de vida e comportamento, precisam de convencimento íntimo e profundo, consistente. Quem te ajuda com isso é o psicólogo.
Outros aspectos e fatores precisarão ser pensados, juntamente com a questão da rotina de sono.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8790 respostas

16 SET 2021

Olá Eduardo.
Grata por participar aqui.
Você deve sim procurar um psicólogo para auxiliá-lo-lo nessa questão e outras que estão relacionadas.
Fico à disposição,
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba