Excesso de estudo faz mal ?

Feita por >Ruy · 14 jul 2023 Abordagem psicológica

Estudo para concurso durante o dia entorno de 6-7 horas. Faz mal a noite eu ler o que gosto ? Ou o excesso de leitura faz mal ?

A melhor resposta 18 JUL 2023

Depende de como divide isso, sendo essencial ter momentos de autocuidado, exercicios físicos, beber bastante agua, boa alimentação, sono também de qualidade. Se você estuda tudo isso dividindo as horas, é bacana, mas se já estuda o dia todo, deixa para noite fazer coisas mais prazerosas, uma corrida é bacana, ver filme de comédia, sair com amigos. Só saber dividir.

Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 JUL 2023

Olá Ruy, obrigado por trazer sua dúvida. Além do estudo para concurso é importante ter lazer, cuidar da saúde mental. Passar longas horas realizando uma atividade que exige muita atenção e concentração acaba cansando o cérebro, então seria interessante ter um momento de "quebra" entre as leituras, talvez fazer uma atividade física ou desconectar um pouco do momento fazendo outra coisa. O que "faz mal" seria o excesso de sobrecarga sem nenhuma atividade prazerosa para equilibrar a balança. Se você tiver um intervalo entre o estudo e a leitura do que você gosta isso pode ajudar bastante.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 JUL 2023

Olá Ruy! Obrigado por escrever. A princípio todo excesso é desaconselhável. Acontece que o conceito de excesso depende de hábito, treino, assim como depende de momento específico perante um objetivo. Meus orientandos, muitas vezes, tendo em vista, por exemplo, vestibular de medicina ou concursos concorridos, por um tempo, de segundo a sexta-feira, por dois ou três anos, chegam a estudar de forma estratégica, mais ou menos doze horas por dia. Para eles não significa excesso porque sabem o objetivo claro, a necessidade de renúncia a outras coisas por um tempo determinado, assim como, mesmo estudando todas essas horas, não abrem mão de componentes saudáveis como: sono, alimentação, diversão atividade física, interação social.
A medida que você colocou, sendo legítima, com tempo para respiração humana, significando para você algo bom, não precisa implicar excesso.
Abraços!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional - CRP 06/24712-5

8769 respostas

16 JUL 2023

Ruy
Tudo o que é excesso faz mal.
O limite entre o veneno e o remédio é a dose.
Estudar para concurso pode ser danoso e as reações acontecem de modo diferente para cada um.
Concursar é entrar de acordo com as leis do sistema, é se adequar a um regime do sistema; pode ser vantajoso em termos de remuneração, mas pode ser danoso para a saúde do corpo e do espírito...
Quem é voce? Qual o teu propósito de vida? Não... não é passar no concurso... esta é apenas uma atividade temporária.
As reações que está sentindo no teu corpo físico, emocional, energético podem ser indício de que o concurso não seja para você.
A vida te deu a liberdade e a possibilidade de sempre fazer novas escolhas desde que identifique que os resultados não são os que voce queria.
Pode estudar até mais de 7 horas por dia para concursos, desde que entenda as reações do corpo e saiba se disciplinar e estar corente com as leis da vida, antes mesmo das leis do sistema!
Precisa aprender a viver a vida e saber usar o sistema em teu benefício.