O excesso de possibilidades não me permite escolher um futuro

Feita por >João Heitor · 13 jun 2023 Desenvolvimento pessoal

Olá, tenho 18 anos e considero que acabei de entrar na vida adulta, faço faculdade de TI, estudo, faço academia e tenho uma relação tranquila com meus pais, mas... Tenho muita dificuldade de decidir o que realmente quero fazer com a minha vida, muitas vezes já decidi fazer algo e parei na metade do caminho, ou encontrei algo que na hora considerei "melhor". Acredito que como nasci na era digital, a quantidade de informação que chega até mim diariamente é bem diferente do que chegava ao meu pai com a minha idade, por causa disso, me sinto perdido ao ter que realizar certas decisões. No entanto, sei que não posso simplesmente parar de usar a internet, até porque, o problema não é a internet é o jeito que a utilizamos. Só não sei como colocar na minha cabeça que vale a pena persistir em algo e não parar e ir fazer outra coisa.

A melhor resposta 14 JUN 2023

João Heitor
Tecnologia não é o problema. Tecnologia sempre estará entre nós e fará parte do nosso cotidiano.
Verifica-se que muitas pessoas se atrapalham com a montanha de informações que é despejado diariamente na mente, confundindo as escolhas e as decisões.
Porém indispensável é o conhecimento de si mesmo, quem é voce e qual o seu objetivo de vida, quais os teus talentos, são as ferramentas que a vida te deu para, através delas cumprir com o teu propósito de vida.
Aí sim voce pode escolher, de acordo com as tuas tendências naturais e propósito de vida.
Certifique-se, autentique-se de acordo com as coordenadas da vida e não com as coordendas do sistema.
O sistema quer apenas te adaptar a ele; ele não se preocupa com a tua realização; ele se preocupa apenas em te fazer um consumidor de produtos que ele coloca no mercado.
Faça Psicoterapia, faça Orientação Vocacional para melhor discernir.
AQbraços

5840 respostas

26 JUN 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 JUN 2023

Oi João, a sua dúvida é muito legítima, hoje em dia existe uma cobrança sobre a questão profissional que é muito grande. Mas você falou que está cursando TI, como é sua relação com o curso? Você gosta, vê possibilidades de futuro nele? Pense quais seus interesses pessoais, quais habilidades você tem e como elas se relacionam com seu curso. Essas são algumas reflexões. Você ainda é muito jovem e é natural se sentir um pouco perdido em relação a profissão. O importante é escolher algo e focar, porque quando você fica constantemente mudando e investindo sua energia e tempo em várias coisas diferentes você não avança em nenhuma e torna mais fácil a desistência. Se for uma dúvida em relação ao seu curso, a qual curso seguir, procure um psicólogo para fazer uma orientação vocacional, é uma modalidade de atendimento que abre muito a mente para as possibilidades de trabalho de acordo com as competências e interesses de cada um. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 JUN 2023

Bom ter o seu contato João Heitor.

Quando existem vários caminhos para seguir, realmente a escolha fica difícil. Sugiro que procure um profissional habilitado da área da psicologia que trabalhe com com teste chamado BPR-5, Bateria de Provas de Raciocínio, um teste que ajudará a verificar a sua melhor habilidade cognitiva e poderá ser um facilitador para a sua escolha de um caminho a seguir. Mas a decisão será sempre a sua.

At.te.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

14 JUN 2023

Olá João Heitor,
Fico grata pela sua questão, muito própria da sua entrada na vida adulta, como você mesmo identifica. É um momento de importantes e variadas decisões a tomar. E, com certeza, gera ansiedade perante a dúvida ou dificuldade sobre realmente qual é a melhor opção. a escolha do futuro acarreta responsabilidades e pode trazer a sensação de peso para quem está prestes a se decidir. Até certo ponto, tudo normal. Porém, se o nível de incertezas está gerando você muita ansiedade ou angústia, é importante que você busque o apoio do atendimento psicoterapêutico o mais breve possível, para que você troque e compartilhe com seu ou sua terapeuta suas maiores tensões a respeito.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada
Abraços, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

14 JUN 2023

Olá João! Grato por escrever. Esse é uma dilema muito marcante da atualidade. Há diversas e incontáveis possibilidades; há nas mais diversas áreas da vida, uma prateleira muito extensa de escolhas. Acontece que as pessoas, na imensa maior parte das vezes, escolhem a partir da casca (embalagem) e não do conteúdo. O tempo é igual para todos. Você precisa organizar sua rotina. Será muito enriquecedor, esclarecedor, otimizador do tempo, você contar com a assessoria científica de um de nós psicólogos, ponderando rotina de vida e, provavelmente afunilamento de ocupação profissional.
Estaremos a disposição
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8671 respostas

14 JUN 2023

Olá, João! Essa preocupação que você traz pode sim estar relacionada com a "quantidade de opções" que a revolução tecnológica trouxe, mas é bem possível que esteja relacionada com a dificuldade em fazer escolhas. Ao longo do nosso desenvolvimento, nem sempre somos incentivados a escolher. Isso acontece primeiramente porque enquanto bebês e crianças, precisamos de um grande suporte da nossa família, que acaba escolhendo por nós. Depois, na escola, as matérias e horários, em sua maioria, são escolhidos pela direção. Nossas primeiras escolhas vão aparecer dentro dos nossos grupos de amigos, onde apontamos nossas preferências e desejos, mas que muitas vezes podem ser camufladas pela nossa necessidade de pertencimento (que é universal, não um defeito de personalidade). Como resultado de todo esse processo, fica muito difícil entender quais são as nossas escolhas autênticas. E, nesse momento, temos que fazer escolhas significativas para nosso futuro, porém, nos sentimos inseguros para tal.
Dito tudo isso, acredito que seja importante para você nesse momento buscar estratégias para se conhecer melhor: quais são seus interesses, suas habilidades e seus desejos? Considerando seus desejos, como você almeja seu futuro, onde gostaria de morar, que rotina imagina no trabalho, tem um propósito social, gostaria de ter reconhecimento financeiro ou status?
Essas e outras perguntas podem te ajudar a entender porque você já desistiu de determinados planos, mas, melhor do que isso, a traçar uma rota que te aproxime do seu real desejo.

Mariana Viviani Psicólogo em Campinas

2 respostas

14 JUN 2023

Oi João!

Essa é uma angustia comum nesse momento de vida. Qual decisão tomar? Qual caminho seguir? De fato, estamos nessa era de muitas informações e possibilades, e decidir qual o caminho ''melhor'' a seguir pode ser uma tarefa angustiante. A questão que me vem ao ler o seu relato não é como voce pode escolher o melhor caminho, mas, qual o caminho faz mais sentido para você entre aqueles que se apresentam?

Outra questão é que voce cita é o uso da internet como algo que influencia sua tomada de decisão. Ao mesmo tempo em que reconhece que não há um problema nela em si, mas sim no modo de uso por nós sociedade, imagino eu, sendo assim, vale a reflexão ''como tem sido o seu uso da internet? o que se assemelha e se diferencia do uso dos demais?''.

Tomadas de decisões junto a percepções sobre o que se aproxima e o que se diferencia do coletivo costumam ser momentos muito bons para o inicio de um processo terapêutico.

Sendo assim, fico aqui disponível para essa ou demais questões que venham surgir.
Abraços!

Guy Falcão
Psicologo Junguiano e especialista em Masculinidades

Guy Falcão Psicólogo em Salvador