Eu estou em duvida se eu tenho depressão

Feita por >Caio · 26 set 2021 Depressão

oi eu sou caio e tenho ficado em duvida se tenho depressão pois eu estou passando por situações ruins em casa. Tenho ficado esses ultimos dias pensando se tenho depressão, ent fui pesquisar na internet sobre isso e muito dos sintomas da depressão se encaixaram com meu comportamento como: cansaço, (n é sempre mas quando fica um pouco mais calor ou tenho que fazer algo eu sempre sinto isso) sensação de tristeza, (as vezes por motivo nenhum fico triste com tudo) fome, ( as vezes sinto uma tremenda vontade de comer e as vezes coisas muito especificas e essa fome as vezes n se satisfaz, tmb as vezes fico sem vontade nenhuma de comer algo que eu gosto por um longo periodo) algumas dores, (n sei se tem aver mas de vezes em quando tenho uma dor no peito que me da vontade de vomitar, eu tenho uma postura para sentar horrível deixando meus ombros tensos, e quando fico sem oculos por pouco tempo minha cabeça doi muito) as vezes tenho sumiço de interesse em coisas, isolamento social, (eu nunca saio de casa só quando eu sou obrigado a fazer algo) falta de concentração, (tenho uma falta de concentração, em varios momentos eu simplesmente eu esqueço ou perco total concentração) dificuldade de tomar decisões, perda de auto estima (quase todas as vezes eu sou pessimista e por causa da minha mãe que nunca me elogiava pelo que eu fiz de bom e sim brigava comigo pelo que eu n fiz e isso pode ter feito eu pensar que n sou bom em nada).

A melhor resposta 8 DEZ 2021

A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns e que interfere na capacidade da pessoa sentir prazer, interagir ou participar da vida de forma ativa. É uma doença grave e incapacitante, podendo apresentar alguns sintomas como desânimo, tristeza, falta de vontade, choro com facilidade e dificuldade ou impossibilidade de sentir prazer, alteração no apetite, no peso e podendo ter insônia e diminuição da libido
Os pensamentos estão relacionados a sentimentos de inferioridade, culpa, dificuldades para tomar decisões e problemas para se concentrar, sentimentos de desvalorização e incompetência. Algumas pessoas com depressão pode ter pensamentos relacionados a morte, vontade ou tentativa de morte.
O diagnóstico da depressão pode ser realizado pelo psiquiatra ou pelo psicólogo. Caso seja necessário uso de medicação, a avaliação e a orientação da medicação vai ser realizada pelo médico Psiquiatra e o processo de terapia é realizado com o psicólogo. A terapia Cognitivo Comportamental é a abordagem que se tem melhores evidencias cientificas para o tratamento da depressão.
A depressão tem tratamento, tendo bom prognóstico.
Busque ajuda profissional para fazer o diagnótisco correto e iniciar seu tratamento

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

23 OUT 2021

Olá Caio!
Por seu pequeno relato pode ser sim que esteja sofrendo de um quadro de depressão.
Apenas o profissional de saúde mental poderá avaliar todos os critérios diagnósticos e verificar a intensidade e prejuízos que os mesmos lhe causam.
Não deixe de procurar ajuda o quanto antes!

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

29 SET 2021

Olá Caio.
Grata por sua participação aqui.
Cansaço, aumento ou diminuição do apetite, tristeza, dores, vômito, tensão muscular, dor de cabeça, falta de concentração, dificuldade para tomar decisões,... são alguns sintomas da depressão, mas você precisa levar em conta que está passando por situações ruins em casa e que tão logo a situação se normalize esses sintomas tendem a desaparecer. Entretanto, se já persistem por mais de 15 dias, fique atento e procure tratamento. Alguns cuidados como dormir na mesma hora, evitar eletrônicos 2 horas antes de dormir, alimentação saudável nos mesmos horários, beber muita água, fazer exercícios físicos, caminhadas, relaxamento, meditação, mindfulness, uso do tempo integral com atividades saudáveis e lazer. Evite mídias que transmitem catástrofes , conteúdos ofensivos à saúde, física, mental e emocional. Mude imediatamente o que sabe que precisa ser mudado e pode mudar. Aceite o que não pode mudar no momento. Escreva os seus planos para o futuro, faça metas diárias possíveis de serem cumpridas e cumpra-as. Inicie com poucas metas e vá aumentando com o tempo à medida que der conta de todas, use o tempo integral para coisas saudáveis e que lhe tragam ganho e satisfação.
Com essas estratégias de enfrentamento poderá obter bons resultados, porém procure um psicólogo caso a situação se estenda mesmo tendo tomado essas providências. O profissional fará a avaliação do seu caso cientificamente e tratará com estratégias específicas após analisar com profundidade essa questão, e se necessário, fará também outros encaminhamentos.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clinica
TERapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

28 SET 2021

Olá, Caio é um prazer responder suas dúvidas. A depressão é um assunto muito falado, então é muito fácil encontrar sites com conteúdo. A “internet” é uma ferramenta que passa muitas vezes informações como sinal de alerta, porém só um profissional qualificado poderá afirmar essas questões, conhecendo você. A tristeza é algo comum a todos, é uma reação emocional espontânea ao passar por uma frustração ou diante de situações difíceis, porém tudo muda quando essa tristeza interfere nas suas atividades diárias. Caio você relata muitas questões relevantes, foi muito importante seu primeiro passo em buscar informações, se sente que precisa de apoio emocional para lidar com esse momento, busque a terapia com profissional com base técnica para te ajudar, seria fundamental para avaliar toda sua demanda, pois possui uma esculta qualificada. Lembre-se “internet” é uma ferramenta de conhecimento, procure um profissional de confiança da área para analisar e assim válida qualquer sinal ou sintoma.
Gratidão por compartilhar sua história, estou disponível caso tenha mais alguma dúvida.

Ivana Araújo Psicólogo em Salvador

1 resposta

28 SET 2021

Te oriento a buscar terapia, porque independe do diagnóstico, é algo que te causa um sofrimento real. Percebo que você está confuso e muito ansiodo com tudo o que está acontecendo. Quando ficamos assim, a psicoterapia pode ser um divisor de águas.

Anônimo-392125 Psicólogo em Lajeado

8 respostas

28 SET 2021

Caio. Eu senti vc bem confuso. Ver diagnóstico em internet e ficar se comparando não é uma boa ideia. Sugiro vc buscar um especialista.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

27 SET 2021

Olá Caio! Grato por escrever. Sua forma de escrever sugere bons recursos abstratos, mas esses precisam ser integrados com práticas. A questão inicial poderá ser reorganizada: "mudando minha rotina de vida, esclarecerei muitas outras dúvidas, para muito além do conceito de depressão."
Caio, certamente você está com dificuldades para organizar rotina plena, saudável, enriquecedora.
Não é boa estratégia explicar as dificuldades que se vivencia a partir de outras pessoas. Motivações nobres, claras, saudáveis, integradas à cultura, significativas para a pessoa, temperadas com as necessidades básicas, são o melhor antídoto para cansaço.
Será enriquecedor podermos te conhecer melhor, conhecer tuas possibilidades, personalidade, possibilidades e te assessorar cientificamente, para que tuas ações de hoje, estejam conectadas com o lugar onde você quer estar no futuro.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.