Estou vivendo um conflito interno

Feita por >Laila · 13 jul 2021 Desenvolvimento pessoal

sou formada há 3 anos e não exerci nem exerço minha profissão. Atuei somente como estagiária durante a graduação mas depois que formei não sinto desejo em seguir na área. Vejo muitos colegas atuando e sinto-me como um ponto fora da curva por não querer atuar naquilo que sou formada. Gosto bastante da área, acho encantadora mas sinto que não quero carregar comigo a responsabilidade profissional, o mercado de trabalho paga pouco também etc... Apesar de gostar da área não quero exercer. Quero seguir carreira pública exercendo outra função.
Embora eu saiba o que quero e o que eu não quero as vezes fico angustiada sentindo-me culpada de não querer ser aquilo que me formei apesar de adimirar e gostar muito da minha área

A melhor resposta 19 JUL 2021

Olá Laila.
Se você sabe o que quer, por que não segue em frente? Comparar-se a outros não costuma ser a melhor forma de tomar decisão. Saiba o que quer e encontrará as portas abertas para alcançar seus objetivos. Você sempre encontrará dificuldades no caminho, por isso a escolha é bem vinda quando vem do coração, facilitando ultrapassar as barreiras que existirão neste caminho.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 AGO 2021

Olá Laila! Por que seguir em uma área que não quer? Como vai se sentir trabalhando no curso que se formou? Será que vai valer a pena? A gente pode mudar de ideia e não tem nenhum problema isso, talvez seja mais difícil é trabalhar todos os dias com algo que você já tem consciência que não é do seu interesse.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

21 JUL 2021

Olá Laila, tudo bem?

Primeiramente não há nada de errado você mudar de ideia, gostos e decisões durante tudo vida, às incertezas e dúvidas fazem parte do ciclo, o que pode ajudar, seria fazer um planejamento a curta, médio e longo prazo, buscar compreender o medo de iniciar em sua carreira, o que paralisa você. Lembrando cada pessoa vivência suas emoções de uma forma, respeite seu processo, uma árvore não nasce árvore.

Espero ter contribuído com seu autoconhecimento.

Psicóloga | Especialista em psicologia clínica - Especializando em neuropsicologia - Terapeuta Cognitivo Comportamental | Telepsicologia | Atendimento Psicológico Online | CRP 08/29039.

Anônimo-365767 Psicólogo em Curitiba

2 respostas

20 JUL 2021

Laila tudo bem?

Você já pensou em fazer um acompanhamento com psicologo para lhe orientar?

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

20 JUL 2021

Bom dia Laila.
Muitas vezes essa situação ocorre com profissionais e estudantes ainda em formação. Primeira coisa, isso é normal, sentir ansiedade, dúvidas e indecisão em relação a área de formação, é mais comum do que vc pensa. Outra coisa, toda escolha envolve um processo de desapego, ou seja, não dá para conseguir tudo nem ficar 100% satisfeito. Vc já sabe o que quer e o que não quer, isso é um grande passo rumo a uma escolha acertada. A carreira pública oferece estabilidade e maior remuneração que o setor privado, no geral, demanda também muitas horas de dedicação aos estudos para conseguir uma vaga. Escolha e siga em frente, assuma a responsabilidade sem arrependimentos. Ansiedade, indecisão, angústia faz parte do processo, caso esteja muito difícil e sofrido procure ajuda profissional. O tempo voa. Tenha disciplina, perseverança, paciência e amor pelo que faz. O resultado vem com o tempo. Boa sorte.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

20 JUL 2021

Ei Laila,
Primeiramente saiba que é absolutamente comum você se sentir angustiada com relação a escolha profissional. Muitos desistem, trocam, seguem por um tempo e largam... Enfim, você não é um ponto fora da curva, muito pelo contrário. Mas existe um conflito nesse meio que diz respeito ao seu querer e a culpa relacionada a ele que é interessante gastar um tempo para pensar sobre. Por que essa decisão te traz um peso de culpa? Será que existem outras questões que circulam esse querer?
Que tal pensar um pouco sobre isso e, se for do seu interesse, investigar o que isso tem a dizer sobre você para, então, você poder se permitir ser guiada por ele de forma mais leve.

Espero ter te auxiliado.

Bruna Meyrelles de Melo CRP 16/7493
Atendimentos Online

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

20 JUL 2021

Olá Laila. Espero que essas minhas palavras possam lhe ser útil, especialmente ajudando a diminuir sua angústia, que não tenho dúvidas a faz sentir muito mal. Com relação a sua indecisão em seguir carreira na área em que se formou, não é incomum as pessoas terem este tipo de dúvida. Isso acontece por diversos motivos, dentre eles, o fato de a escolha pelo curso não ter sido bem elaborada. Inclusive algumas pessoas até abandonam o curso e escolhem outro. Acredito que um acompanhamento psicoterápico poderá lhe ser útil no sentido de poder rever alguns conceitos que podem estar por trás de sua escolha acadêmica ou até lhe abrir um novo horizonte, mesmo sem mudar de área. Vejo que você mesma já percebeu uma possibilidade: a carreira pública. Embora, não tenha informado qual sua formação, mas, é possível se realizar na área que diz gostar, desempenhando uma função pública. Desejo sinceramente que se encontre e que esta angústia não lhe subtraia a vontade de seguir em frente.

Anônimo-390302 Psicólogo em Varginha

20 respostas

20 JUL 2021

Laila o q lhe incomoda é a culpa por ter estudado e não seguir a profissão.
O trabalho também deve ser feito com amor senao se torna sacrifício.
Veja se não é por isso.
Mas por outro lado todo trabalho requer compromisso.
Faça terapia. Para melhorar seu auto conhecimento.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3177 respostas

19 JUL 2021

Bom dia Laila.
Vc relata que sabe o que quer e o q ñ quer, tenho dúvidas em relação a isso.
Formar-se e optar por outra profissão, ou curso, é normal, principalmente para os q entraram na Universidade com menos de 18 anos. A questão é q vc ñ sabe o q fazer nesse momento. Sugiro acompanhamento psicológico, considere como investimento.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

670 respostas

19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 JUL 2021

Oi, Laila

Você não se sente confortável com suas escolhas por que elas desviam daquilo que a sociedade cobra, no entanto, atendo e já atendi algumas pessoas que passavam por conflitos profissionais em que, trabalharam anos no que se formavam mas se sentiam frustrados por não terem dado ouvidos às pressões sociais e não aos seus desejos.

Aconselho que você olhe para esse problema de uma outra forma, todo conhecimento que adquiriu na graduação ficará com você e você somente poderia saber se ia exercer essa profissão ou não, se formando na área. Não se culpe, tente se orgulhar sobretudo de reconhecer seus novos desejos profissionais.

Se ainda sim o sentimento de culpa permanecer, procure um profissional para te ajudar mais profundamente.

Me coloco à disposição. Grande abraço!

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

14 JUL 2021

Olá Laila!
Pode ser difícil ver as pessoas com quem você se formou seguindo um caminho e você seguir outro.
Mas não tem nada de errado isso, você pode não estar exercendo função na área que se formou mas isso não quer dizer que foi um tempo perdido, pois tenho certeza que passar por essa graduação a ajudou a ser a pessoa que é hoje, nenhum conhecimento é perdido. Dito isso, se é uma decisão sua seguir carreira pública exercendo outra função e isso te traz satisfação, você pode trabalhar agora em aceitar que não exerce a função de sua graduação. Isso não invalida sua angústia claro, mas procurar aceitar isso vai ser a melhor forma para não se sentir mais culpada.
Att
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

14 JUL 2021

Olá Laila! A formação é muito importante, o seu conhecimento sempre será útil, mas nem sempre decidimos seguir a carreira da formação principal. Perceber que não é algo que te completa já é um grande passo, busque sempre algo que faça sentido para você. Durante nossa vida, é possível mudar de opinião e se reinventar! Foque em seus objetivos e permita-se sentir, entender suas questões e caminhar rumo ao que te deixe feliz e realizada!

Aline Neves Psicóloga Psicólogo em São José do Rio Preto

19 respostas

14 JUL 2021

Laila, diante de qualquer atividade que se exerça, as responsabilidades são inerentes. Fazer o que gosta x ser bem remunerada existe em várias profissões, mas quando o profissional busca se diferenciar, atuar de forma ímpar, ele irá se destacar e crescer onde está. Fazer o que se ama é importante, pois o prazer será muito maior, conflitos existem e o importante é parar, pensar e ver como trilhar esse caminho, pois desafios existem e capacidade de superar você tem, disso tenho certeza. Ficar se comparando< às vezes, pode atrapalhar, lembre que você é única como ser humano e, será única naquilo que faz e como faz. Sugiro traçar um plano de ação em sua vida, acreditando em você, ciente de que diante do que for fazer, irá ajudar muitas pessoas e será feliz.
Atuando ou não na sua área, excelência, esmero, persistência, dedicação, comprometimento e muito amor são bases da satisfação pessoal e profissional.

Ana Rique Psicólogo em Recife

45 respostas

14 JUL 2021

Sartre em seu discurso diz que " somos condenados a liberdade" e com essa liberdsde vem as escolhas , não obrigue-se a escolher sempre certo. Não que sua escolha tenha sido errada, apenas em termos existenciais você não se sentiu plena, completa... então siga sua vontade e seu coração e seja feliz

Boa sorte

Frederico Monte Psicólogo em João Pessoa