Estou esgotada por cuidar da minha mãe

Feita por >Drica · 12 set 2020 Psicologia hospitalar

Bom dia , já faz sete meses que minha mãe teve um AVC , tive que sair do meu trabalho pra ficar com ela,minhas irmãs acham que eu tenho a obrigação de cuidar pois ela sempre morou comigo ,ajudou cuidar dos meus filhos da minha casa mas sempre foi muito difícil pois ela sempre quis mandar em TD ,acabou que eu me separei na época ,meu marido não aguentou ,agora ela está com início de Alzheimer .me ofende TDS os dias tenho que ficar 24 hs perto dela escutando ela repetir repetir as mesmas histórias,minhas irmãs só vem um pouquinho não estou tendo vida ,meus filhos estão ficando de lado ,sinto culpada de dar mais atenção a ela

A melhor resposta 14 SET 2020

Oi Drica,
É importante colocar limites nas situações, senão, só você acaba sendo esgotada e muito prejudicada.
Pelo que escreveu, você abriu mão da sua privacidade com sua família, para sua mãe morar com vocês, acabou se separando porque seu marido não aguentou a situação, teve que sair do emprego para cuidar da sua mãe, não consegue dar atenção para seus filhos, porque cuidar da sua mãe ocupa todo o seu tempo.
Não é porque sua mãe te ajudou a cuidar dos seus filhos, ajudou na rotina da casa que você tem a obrigação de cuidar sozinha dela.
É importante conversar com suas irmãs, dizer como está se sentindo e que precisa de ajuda.
Está na hora de pensar em você! Pensar nos seus objetivos de vida, fazer alguma coisa que te proporcione prazer, ter tempo para seus filhos e também cuidar da sua mãe.
Fazer terapia, irá te ajudar a organizar todos esses papeis.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

13 SET 2020

Posso lhe ajudar como admnistrar o seu tempo para cuidar tambem de vc

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 SET 2020

Olá Drica.
Grata por sua pergunta.
Sete meses já se passaram e você deu conta sozinha justamente nos primeiros meses que tudo é mais difícil por conta de mudanças nas rotinas da casa por conta do AVC. Mas frente ao esgotamento você precisa tomar providências caso contrário corre sérios riscos de adoecer. E, se tem filhos pequenos ou até mesmo adultos que precisam da sua atenção está certa em se preocupar com eles também.
O diálogo franco sem culpar as suas irmãos mas somente explicando a sua situação e dizendo que precisa algum tipo de ajuda. Espere que elas pensem e lhe dêem alguma sugestão. Ouça com atenção o que elas têm a dizer.
Caso elas não se dispuserem a ajudá-la no dia a dia, que tal você sugerir que elas paguem uma cuidadora para a sua mãe. Assim você terá tempo para se dedicar à casa e quem sabe trabalhar Home office ou até mesmo voltar ao trabalho.
De qualquer forma vai precisar de ajuda para as folgas da cuidadora que pode ser revelada entre todas as filhas.
Procure se informar e participar de grupos e associação de familiares de pessoas com Alzheimer

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

13 SET 2020

Olá Drica.
Grata por sua pergunta.
Se você tem cuidado sozinha nestes sete meses e está esgotada terá que pedir ajuda, caso contrário está correndo o risco de adoecer. Em primeiro lugar precisa cuidar da sua saúde física e mental. Que tal tirar férias de um mês por exemplo para se recuperar. Você pode marcar uma reunião para decidirem juntas o que fazer com a sua mãe nesse período de férias. E já podem também decidir, ou pelo menos colocar a discussão em pauta para decidirem na sua volta como irão se organizar daqui para frente. Por exemplo, revezarem os cuidados, as visitas à médicos, férias. Caso não possam porque trabalham ou outro motivo pode ainda sugerir para contratarem uma cuidadora para ajudá-la. Seria interessante que você participasse presencialmente de grupos e associações de familiares de Alzheimer na sua cidade ou procure informações online. Não fique sozinha nessa caminhada pois ela pode se tornar bem mais leve se estiver acompanhada de amigos que passam por situações semelhantes ou já passaram e podem ajudá-la a vencer as dificuldades do dia a dia. Se mesmo com as orientações sentir-se insegura para tomar essas decisões procure ajuda profissional para falar de seus sentimentos e emoções.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba