Estou com dificuldade em compreender certos sentimentos

Feita por >Lnck Silva · 9 jan 2019 Terapia de casal

Tenho 35 anos, estou num relacionamento onde moramos juntos a quase 5 anos, considero minha companheira um ótima amiga, ela sempre demostrar ser apaixonada por mim. No inicio ela teve dificuldade em tentar nossa relação pois estava presa a sentimentos de uma relação toxica que tinha acabado de sair. Hoje ela se mostra grata e feliz, mas me cobra mais paixão e esta sempre querendo atenção e mais demostração de carinho. Eu por outro lado tive poucos relacionamentos, estava solteiro a bastante tempo quando a conheci e aceitei tentar nossa relação sem ver problemas. Em alguns meses de relacionamento tive duvidas e me perguntei se era realmente o que queria, houve um episodio dela com a mãe, que me fez questionar como seria nosso relacionamento, pois descobrir que ela possuía uma personalidade explosiva. Claro também houve outros pequenos e consideráveis fatores para o surgimento da minha duvida, mas depois de expressar pra ela o que estava sentindo no começo, resolvi dar uma chance. Com passar do tempo minha amizade e confiança com ela só se fortaleceu, mas minha paixão por ela se perdeu cada vez mais. Apesar dos defeitos que ambos possuímos, tenho imenso carinho e admiração por ela e sinto que a amo como pessoa, mas estou sempre me perguntando se é o que quero pra o resto ou maior parte de minha vida. A cada ano que se passa vai ficando mais difícil lidar com essa duvida. Cada dia mais acredito que tenho o desejo de me separar mesmo sem motivos aparente. Sempre fui fiel, mas pensamento e desejo de infidelidade são cada vez mais constantes. Atualmente me pego pensando bastante em uma pessoa próxima de nós 2 e isso só tem aumentado meus conflitos. Estava me consultando com uma psicologa a quase 5 anos atras que ate me ajudou bastante no inicio do meu relacionamento. Hoje me pergunto se não devo buscar ajuda profissional para compreender melhor como lidar com sentimentos e escolhas difíceis. Estou escrevendo em busca de conselho ou indicação. Por favor ajudem.

A melhor resposta 10 JAN 2019

Olá Lnck, tudo bem?
Bom, é normal termos sentimentos contraditórios com quem nos relacionamos, como gostar de algumas coisas e não gostar de outras; querer ser fiel e ao mesmo tempo desejar outra pessoa. Por essa e outras razões os relacionamentos são mesmo difíceis.
Outra coisa comum de acontecer é a paixão do início do relacionamento (aquela sensação forte, expliosiva), ficar menos intensa com o tempo, faz parte da fisiologia do nosso cérebro.

Você relatou já ter feito terapia individual, quem sabe uma terapia de casal poderia ajudá-lo nesse momento? Você pode trabalhar o autoconhecimento e que tipo de relacionamento você quer construir, que tipo de marido você quer ser e aí tomar decisões mais embasadas (lembrando que certeza nós nunca temos....).

Abraço
Psicóloga Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

21 JAN 2019

Olá Lunc Silva, Você relatou que está com dúvidas quanto ao seu relacionamento, esses sentimentos podem surgir durante um relacionamento, mas se você não está conseguindo lidar com esses pensamentos; o momento pede que você retorne para sua terapia pois vai te ajudar a entender o que está acontecendo com você.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa