Dificuldade de expor sentimentos

Feita por >Oliver · 16 set 2021 Terapia de casal

Olá boa noite, sou uma pessoa de gênio forte, sou casado há 5 anos e amo minha esposa e tenho uma linda filha que amo, porém tenho um problema, não consigo me importar com datas comemorativas e geralmente não correspondo bem quando outras pessoas querem comemorar comigo, geralmente decepciono as pessoas que me amam e que comemoram elas, por mais que eu tente, as vezes tenho dificuldade em entender ou de certa forma acreditar na dor que outra pessoa esteja sentindo, seja emocional ou física, não abro meus sentimentos ou como estou me sentindo com ninguém, ninguém nunca sabe pelo que estou passando interiormente, nem mesmo minha esposa, faço isso naturalmente, não sinto dificuldade em expressar meu amor por minha família, odeio quando minha esposa expõe para seus pais sobre um momento difícil que estejamos passando por exemplo, ou sobre como ela se sente sobre isso ou aquilo e etc, não consigo entender essa necessidade dela de falar o que sente para eles, preciso de ajuda para saber o que é isso que passo, não sei se é normal, poderiam me responder por favor?

A melhor resposta 20 SET 2021

Olá Oliver.
Pelo seu relato parece que ambos, você e sua esposa, estão com dificuldades de aceitar alguns comportamentos entre si, cada um tem sua forma de ser, e está tudo bem ser quem é, o importante é que o casal entenda e respeite como são.
Sugiro que façam atendimento psicológico para casal, para que cada um entenda o jeito de ser do outro. e aprenda a entender e conviver com estas diferenças.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 SET 2021

Olá Oliver! Grato por escrever. Na verdade, quando as pessoas não expõem sentimentos, os sentimentos estouram as barreiras e aparecem de outra forma, geralmente inadequada. Você definiu isso como "gênio forte."
Você não abre mão dos teus sentimentos e os preserva. Isso é uma forma de expor sentimentos. Quando você não entende, está sentindo e está incomodado.
Será providencial, com a ajuda científica de um psicólogo, esclarecer a forma como você expõe teus sentimentos, percebendo as consequências e outras possibilidades melhores.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.