Escrever um diário é benéfico?

Feita por >Ricardo Faria · 31 dez 2017 Psicologia clínica

Tenho alguns problemas. Eu sei que o ideal é ir a um psicologo, mas não tenho dinheiro pra isso, pelo menos não agora. Por isso estou tentando muda algumas coisas aqui. Eu li um livro a algum tempo atrás, não me lembro qual era, mas me lembro que um dos personagens que tinha problemas psicológicos foi incentivado pelo psicologo a escrever um diário. O motivo era que o diário ajudaria a organiza as ideias, ajuda a entender melhor os sentimentos e outro benefícios. Isso é só ficção ou escrever um diário realmente ajuda?

A melhor resposta 2 JAN 2018

Ricardo, o diário pode te ajudar a entrar em contato e perceber coisas que talvez antes você não percebia, no ato da escrita e de reler o que você descreveu lá. Todavia não substitui jamais uma terapia, onde você recebe um feedback. Existe atendimento gratuito nas clínicas escola de psicologia, basta procurar uma faculdade de psicologia na sua cidade, geralmente eles tem atendimento gratuito para a população. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 JAN 2018

Escrever um diário pode ajudar sim. Se você gosta de escrever e consegue se expressar através da escrita pode ser uma boa alternativa.
Além disso procure fazer coisas que você gosta e estar com pessoas que são positivas para você.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

2 JAN 2018

Ricardo, o diário, assim como qualquer instrumento que um psicólogo lhe indique fazer uso, é especifico para a demanda que o cliente deseja tratar e depende da relação que os dois constroem em terapia. Pode ser que o diário seja muito produtivo para sua demanda, no alívio de suas angustias, na elaboração dos seus pensamentos e etc. Mas é importantíssimo um olhar profissional na facilitação desse processo, o diário pode ser um apoio para o processo terapêutico e não substituto. Compreende?
Dessa forma, o aconselhável é que você busque um atendimento acessível na sua cidade. Muitas faculdades e universidades oferecem esse serviço.
Espero ter ajudado e me coloco a disposição para qualquer esclarecimento.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

1 JAN 2018

Ricardo, boa tarde! O diário pode te ajudar a organizar suas ideias e ver as coisas de outra perspectiva se você também adquirir o hábito de ler seus escritos. Inicie a atividade e veja se você terá benefícios com ela. Com relação à dificuldade financeira para começar uma psicoterapia existem algumas alternativas como a rede público e buscar atendimento em uma universidade que ofereça o curso de psicologia. Att, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

31 DEZ 2017

Olá, Ricardo.
Para cada pessoa, existe a indicação, no campo psicológico nem sempre o que serve para uma pessoa vai servir para outra, mas toda a tentativa é valida.
Quanto a falta de dinheiro para buscar ajuda. Você pode procurar na rede pública, e em universidades que em geral possui uma clínica escola e geralmente possui o atendimento gratuito.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo