Depressão tem cura?

Feita por >Geovana · 27 mar 2018 Depressão

Olá a todos, tenho depressão há 15 anos e estou focada em me libertar dessa doença de uma vez por todas. Com este intuito tenho feito acompanhamento médico e cuidado de minha saúde mas nunca consigo me livrar totalmente desse transtorno o que atrapalha muito a minha vida profissional e pessoal, não sei mais o que fazer e comecei a escrever um diário e isso tem me ajudado um pouco e gostaria de saber se realmente existe cura ou se estou me iludindo a toa. Desde já agradeço a todos!

A melhor resposta 29 MAR 2018

Olá Geovana. Gostaria de te ajudar também lembrando que não existe “felizes para sempre”. Todo mundo tem algum problema ou situação desagradável na vida. Então não pense se existe ou não uma cura, mas acredite que sua vida sempre pode ser melhor do que está. E é isso que todos devemos buscar: paciência, autodesenvolvimento e qualidade de vida. Então, não perca a esperança e continue sempre buscando ter uma vida melhor. Desejo tudo de bom para você. Att. Débora Da Rós

Débora da Rós e Silva Psicólogo em Vitória

37 respostas

28 MAR 2018

Olá Geovana, boa tarde, veja que há 15 anos você tenta lutar para se libertar de um sintoma, que pode ter razões físicas, mas também e geralmente, psíquicas e emocionais, cujo tratamento somente com medicação não surte os efeitos desejados e, pior ainda costumam ter efeitos colaterais em diferentes graus, dependendo de cada organismo e muitas vezes, é um poço sem fundo do qual o indivíduo não consegue se libertar, causando dependência. Mas, por outro lado, um dos caminhos a ser adotado, você já o fez, que é cuidar da saúde física.
Se há 15 anos você faz isso já teve provas suficientes de que outro caminho a ser trilhado é a análise, mas procure um profissional competente, em qualquer linha, e se não der certo, mude de profissional, mas continue a buscar essa resposta que você ainda não encontrou, nem nos remédios, nem na saúde física. Não sei como e com quem você foi diagnosticada, mas é bom lembrar que um diagnóstico é uma fotografia do momento presente, e que você pode mudar isso, compreendendo a sua estrutura e sua realidade como um grande quebra-cabeça, sem a compreensão da imagem completa e de como as peças se encaixam, fica difícil sair do labirinto.
A fotografia pode ficar muito mais bonita e interessante.

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

28 MAR 2018

Depressão não tem cura, mas podemos "aliviar" suas crises em mais de 95% através de técnicas cognitivas e comportamentais. Fazendo isso é possível ter uma vida normal e conseguir alcançar seus objetivos.

Edivaldo Antonio Conde Psicólogo em Bocaina

6 respostas

28 MAR 2018

Geovana, a Depressão é uma doença, um distúrbio, o aparecimento exato dela é desconhecido, pode ser um conjunto de fatores, como social, químico e biológico.
Infelizmente é uma doença que não tem cura, mas pode ter controle, o tratamento, que deverá ser feito por toda a vida, para que não haja mais, ou diminua os episódios de crises depressivas.
O tratamento além de medicamentoso, precisa ter a Psicoterapia como coadjuvante .
Sugiro que busque um Psiquiatra e siga com Psicoterapia.
Espero que tenha lhe ajudado.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

28 MAR 2018

Olá Geovana. A depressão é um transtorno mental que infelizmente não tem cura porque é uma deficiência na recaptação de neurotransmissores pelas celulas nervosas e a medicação é muito importante. A psicoterapia é um coadjuvante no tratamento e pode ser de grande valor para ajudar a lidar com os pensamentos derrotistas que levam à vulnerabilidade dos sintomas que afetam o dia-a-dia.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

28 MAR 2018

Geovana,nós não podemos prometer a cura, principalmente sem conhece-la, mas sabemos que muitas pessoas mudam com terapia, as vezes com medicação e terapia, e conseguem aumentar a sensação de bem estar e mudanças significativas em seus sintomas de depressão. De acordo com a ciência do comportamento humano, sabemos que muitas vezes a depressão é causada por falta de reforçadores externos, ou seja a pessoa acaba se engatando em uma vida onde faz muito pouco daquilo que é importante para ela, e muito mais daquilo que é importante para os outros. A Terapia Comportamental nesse caso vai avaliar quais são seus valores, que habilidades você precisa desenvolver, e que comportamentos quando praticados lhe ajudarão a se sentir melhor. Dentro da minha experiência profissional é isso que posso dizer. Procure um psicólogo especializado nessa terapia e depois avalie como se sente em relação ao antes e depois da terapia.

Um abraço
Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

28 MAR 2018

A depressão, infelizmente, é uma doença que não tem cura, tem apenas o tratamento, que deverá ser feito por toda vida, para que não haja mais, ou diminua os episódios de crises de depressão. É preciso saber a causa, para ser tratado com Psicólogo, pois sem tratar a questão emocional que se encontra dentro de você, ficará mais difícil de amenizar e sair das rises.

Eliane Subtil Marçal Psicólogo em Londrina

25 respostas

27 MAR 2018

Olá, Geovana.
Você está reagindo bem, parabéns pela sua iniciativa, é bom fazer exercícios físicos, como uma caminhada, além de claro, fazer terapia.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo