Envolvimento sexual de psicologo com paciente

Feita por >Jonas · 16 jul 2020 Psicoterapias

Ola, estou Numa angustia profunda. a minha ex namorada com quem estava junto à seis anos terminou comigo por estar deprimida mas continuamos vivendo juntos mesmo depois do termino que foi 1 mes e meio depois de comecar a ver o psicologo. Passado um tempo com a descobrir que Ela teve relacoes com o psicologo dela, que é comprometido inclusive vi mensagens a combinarem hôtel e tudo e horas fora da consulta. Ela chegou a levar cervejas para o consultorio onde as beberam mesmo tomando medicação, e tiveram relacoes. Eu denunciei o caso a clinica responsavel, enviado fotos das mensagens que trocavam. Ela tambem estava marcando ja viajens com rapazes que acabara de conhecer amigos de familiales meus. Ela teve burnout e nunca imaginei que o profissional de saúde fosse seder as provocacoes da paciente visto que ele deveria saber lidar com uma situacao de transferencia. Ela sofre tambem de transtorno de ansiedade. uma situacao semelhante aconteceu à 3 anos em que acabamos e ela envolveu se rapidamente com um rapaz que acabara de conhecer no trabalho e metendo conversa com varios. Depois ela tem momentos de alegria e cheia de energia e outros momentos de raiva e de isolamento. Poderá ela sofrer de transtorno bipolar? E como posso agora lidar com a angustia de imaginar que o psicologo mesmo depois de despedido poderá continuar a contactando. e metendo a com mais problemas? Eu ando tao angustiado e ansioso, nao Sei se sais da casa, pois depois de ter denunciei ela nao me quer ça. Nao Sei o que fazer

A melhor resposta 17 JUL 2020

Olá Jonas! Grato por participar. O envolvimento sexual de psicólogo com seu cliente, implica ruptura do papel de psicólogo para a interação. É altamente inadequado para a profissão. A cerveja em consultório é algo muito sério. Por outro lado, tudo isso precisa ser verificado com profundo cuidado. Os estados psicológicos, as distorções de informações, as fofocas, podem fazer com que uma coisa seja percebida como outra. Não podemos sofrer injustiça, sermos alvos de mentiras, mas também precisamos cuidar para não sermos induzidos por pessoas ou situações a agirmos com injustiça com outros. A continuação do seu relato, indica que ela está muito vulnerável, precisando muito de psicólogo com firmeza ética (condição necessária à psicologia). Você, por seu lado, precisa trabalhar sua autonomia, sua independência, lidar com a tua angústia. Pelo relato, parece que você e ela, moram na mesma casa. Esse fato, sendo real, pode revelar muitos aspectos psicológicos a serem trabalhados. Será prudente você resgatar tua independência, tua autonomia, cuidar do núcleo de tua identidade. Procure um psicólogo, para a condução científica de um tratamento psicológico, com ética, persistência, disciplina e abertura mental.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

17 JUL 2020

Olá, Jonas.
Obrigada pela seu relato. Imagino como deve estar sendo difícil lidar com o ocorrido. O fato de ter externalizado essa situação fala da sua disponibilidade para reflexões e também coragem.
O código de ética da psicologia considera anti ético envolvimento afetivo e/ou sexual com pacientes.
Você fala sobre o questionamento do diagnóstico de transtorno afetivo bipolar, que é um quadro psiquiátrico alternante entre episódio maníaco e episódio depressivo. Há critérios bem estabelecidos e a conclusão desta hipótese diagnóstica deve ser realizada por profissional da área de saúde mental.
Penso que possa ser importante buscar vias de cuidado para si mesmo, ter um espaço para falar sobre seus sentimentos e pensamentos. A ruptura de um relacionamento afetivo trata de uma perda, parte importante da vida que se desfaz, um momento de luto que pode ser tratado com generosidade.
Se perceber que está muito difícil para você, busque auxílio profissional.

Espero ter contribuído.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo