Ele disse que estava em dúvida, mas me ama?

Feita por >Ni · 3 abr 2022 Dependência emocional

Eu conheci um cara faz 5 meses. Ele saiu de um relacionamento bem longo (10 anos) 1 mês antes de me conhecer, e eu havia terminado um relacionamento super abusivo de 2 anos há 1 mês também. Se conhecemos do nada e de cara já nos conectamos. Os dias foram passando e eu fui criando uma dependência emocional nele muito forte, tendo crises de ansiedade diariamente, isso porque nos 2 primeiros meses que estávamos nos conhecendo, conversávamos quase o dia todo e se víamos sempre também, contudo o trabalho dele começou a exigir demais dele e eu também iniciei um curso no período da noite. E ele também começou a se preocupar com a frequência que se víamos pois ele não queria que eu ficasse tão mal caso não desse certo, nós dois. Ele sempre levantou essa possibilidade e parece que isso só "ajudou" a alimentar minhas paranoias e inseguranças, mesmo que ele nunca tenha dado motivo em ATITUDES, mas com algumas falas sim e enfim... Eu sempre fui muito aberta pra conversar sobre o que me incomoda, e tivemos N conversas sobre nossas formas de amar, que são bem diferentes. Por exemplo, durante o meu trabalho eu tenho muito mais liberdade de conversar e tempo para conversar, do que à noite que estou estudando. E ele é o contrário. Ele tem 27 anos e eu 22 anos. E como disse, sempre falei abertamente de tudo, e nesses 5 meses que se conhecemos, estamos entendendo como de fato o outro funciona e como realmente é. Na semana passada tivemos uma conversa muito transparente e sincera, pois eu estava em uma crise de ansiedade em um dia que estávamos juntos, e ele voltou a perguntar se nós terminássemos eu ficaria muito mal e eu disse que sim, obviamente, mas que sabia que não morreria. Mas eu perguntei o porquê da pergunta, se ele queria terminar e ele disse que não, mas às vezes sente que deveria ter um tempo só pra ele, pois as coisas aconteceram muito rápido e de forma intensa. Eu fiquei muito nervosa, chorei, e ele é mais reservado... Depois do que ele disse sobre o tempo, ele disse que está muito feliz comigo e que enquanto fizer sentido pra ele, e pra mim, devemos estar juntos. Mas desde essa conversa, na semana passada, eu estou muito insegura sobre o que ele sente por mim, com a sensação que ele pode terminar a qualquer momento, e mesmo sabendo que isso é uma possibilidade em qualquer cenário, não queria acordar e dormir com essa dúvida. Mas também não quero mais tocar nesses assuntos com ele, de inseguranças, antigos relacionamentos, ansiedade e etc... Pois acho desgastante a mesma conversas sempre, e ele também. Então queria saber como de fato saber que ele quer estar comigo e que não vai deixar tudo de uma hora pra outra? Sem ter que perguntar NOVAMENTE isso à ele, e mesmo sabendo que as possibilidades sempre existem... Eu só não quero ficar revivendo as mesmas palavras dele na minha mente, pois sinto que ele já não gosta de mim. Obs.: Faço terapia há anos e a minha psicóloga me disse que eu sou muito intensa, e ele não. Então não entende muito bem tudo o que sinto, e se pergunta se o que ele sente por mim é suficiente, visto que EU sou dependente emocionalmente dele, ele acha que não gosta o suficiente de mim, eu mesmo levanto essa dúvida nele... E ela disse que por ele ser mais prático, pé no chão, não consegue acessar tão bem as emoções e demonstrar tudo o que sente, e que no início do nosso relacionamento, ele estava se esforçando pra desempenhar um papel, aquele de conquista e tal., e agora ele está mostrando o que realmente é. E eu que parecia tão desapegada, estou mostrando como sou. Estou trabalhando minha dependência emocional também. Obrigada pelo espaço.

A melhor resposta 4 ABR 2022

Ele está em dívida?

Psicólogo Jonas Alves Psicólogo em São Luís

20 respostas

5 ABR 2022

Boa noite,

Ni,

Lendo o seu relato e a pergunta: Ele disse que estava em dúvida, mas me ama?

No seu relato você diz que faz terapia, "Obs.: Faço terapia há anos e a minha psicóloga me disse que eu sou muito intensa, e ele não", logo penso que você vem até aqui para buscar outras opiniões?

Se você está aqui em busca de outras opiniões, sugiro que você retorne a terapia e discuta com a sua psicóloga todas essas questões que estão te deixando cheias de dúvida sobre seu relacionamento, principalmente, "EU sou dependente emocionalmente dele", "tendo crises de ansiedade diariamente", "Eu só não quero ficar revivendo as mesmas palavras dele na minha mente, pois sinto que ele já não gosta de mim".
E Ni, fico feliz que você já está em terapia, continue seu tratamento. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 ABR 2022

Oi Jennifer Siqueira,
Tanto voce como ele, sairam de um relacionamento e entraram num outro, sem fazer as correções de porque não deu certo o anterior.
Não efetivaram a aprendizagem e por isso, levaram seus problemas junto.
Não estás aqui para namorar e casar e ter filhos e......
Estás aqui para aprender, para evoluir, para corrigir... os ciclos sempre se repetam até aprender.
Que o nível da sua carência? Da sua dependência emocional? Qual o nível da sua ambição?
Saiu de um relacionamento abusivo, mas escolheu um outro usando a mesma matriz!!!
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a própria vida permanecendo baseada onde outro te alienaram, há somente processo de autodestruição e perda gradativa.
Portanto, antes de querer continuar namorando, certifique a sua vida, corrija a sua rota segundo as coordenadas da vida e não do sistema.
Abraços

5817 respostas

4 ABR 2022

Olá NI! Grato por escrever. Vamos começar com uma comparação:
- Você vai ao supermercado para fazer compras e compra somente ovos, cinquenta dúzias de ovos. Levanta cedo, come ovos; alimentação intermediária, ovos; almoço, ovos; café da tarde, ovos; jantar, ovos; alimentação noturna, ovos. Nesse caso, o ovo é o namorado (fora de você, dentro de outra pessoa). Será que dá certo? Obviamente que não. Então também não dá certo investir toda a socialização em namorado.
Você precisa estudar namorando estudar, precisa ter turma de colegas e conhecidos, tendo com eles, vinculo de qualidade, você precisa ter esportes coletivos regulares, precisa fazer com alegria, afazeres do grupo familiar, precisa viajar, sonhar, ter metas e namorar persistentemente tuas metas, gostar dos trabalhos que tiver, preparar-se intensa e alegremente para a futura vida profissional. Certamente tua rotina precisa ser reorganizada, enriquecida em quantidade e qualidade.
Nunca se esqueçan, namorar a outro precisa ser precedido de namorar a si mesmo. Dependência emocional é um termo que as pessoas banalizaram. Como pode uma pessoa em cinco meses de início rudimentar de conhecimento da outra, ficar dependente da outra? Isso equivale a pensar que cada minuto com a outra vale mais do que mil minutos consigo mesma.
Vamos resgatar a razoabilidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja razoável com a máscara. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8639 respostas

4 ABR 2022

Olá, Ni!
.
Existem coisas que não podemos controlar em nossas vidas, o sentimento dos outros por nós é uma delas.
.
Estar no controle nos dá uma sensação de segurança, e por não controlar a situação, parece que você está insegura.
.
Aceitar o que não podemos controlar é uma coisa muito importante e que você pode trabalhar em terapia.
.
Tente se lembrar que isso não está nas tuas mãos enque tudo bem, tente aproveitar os bons momentos mesmo sem controlá-los.
.
Espero que fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

4 ABR 2022

Boa noite ni
Acho bem importante trabalhar a tua dependência emocional.
Mas ele saiu de um relacionamento de muitos anos e não teve tempo suficiente de viver esse tempo sozinho, repensar na própria vida. Ele precisa deste tempo, ele precisa de momentos ao teu lado mas sem cobranças de horários, dias de se ver. Como tu também tinha saído recentemente de um relacionamento abusivo precisa deste tempo. Vocês compartilharem momentos bons um ao lado do outro mas ter momentos de individualidade.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre