E possível perdoar uma traição?

Feita por >Lory · 16 mai 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho um relacionamento de 4 anos,e recentemente meu parceiro veio até mim dizendo que sentia atração sexual por outra pessoa. Falei com ele que seria sua parceira e iriamos passar por isso juntos! Ele foi muito sincero comigo a todo tempo, dizendo que mesmo sentindo atração por outra pessoa não queria deixar de se relacionar comigo e que me amava muito. Porém recentemente não tem nenhuma semana que me procurou e disse que infelizmente não teve caráter e não respeitou nossa história foi lá e teve relação com outra pessoa... Fomos conversar e abri meu coração dizendo que entendi o que aconteceu, não fiquei com raiva nem briguei com ele, mas disse que não poderia perdoar aquilo ali agora. Ele me pediu perdão muitas vezes, dizendo que eu não merecia o que ele fez, em nenhum momento ele tentou justificar sua atitude e disse que estava terminando porque não conseguia olhar para mim e ver o quanto ele me machucou. E sinceramente concordo com isso, vamos conversar e decidimos simplesmente esperar o tempo passar, não tomar a decisão de acabar com tudo agora mas também não voltar um para o outro como se nada tivesse acontecido... E mesmo com toda essa situação, nós dois não queremos acabar com a nossa história, queremos melhorar separados para depois voltarmos um para o outro. Queria saber, se estou errada em querer ter um futuro com ele mesmo assim?

A melhor resposta 23 MAI 2023

Olá Lory, obrigado por compartilhar sua angústia conosco. Pelo seu relato da para perceber que existe compreensão e diálogo na relação, mas talvez não esteja claro, tanto para você quanto para ele, o que cada um espera desse relacionamento. Algo estava motivando seu companheiro a buscar essa relação fora, e isso precisa estar claro para ambos. Não só falar que foi fraco ou isso ou aquilo, mas é importante ele saber e reconhecer o que ele estava buscando. Nesse contexto terapia de casal pode ajudar a mediar essa situação. Sobre perdoar e continuar o relacionamento, isso é uma escolha sua. Algumas pessoas perdoam, outras se sentem magoadas e feridas e não perdoam de modo algum. Entretanto uma situação como essa acaba alabando a confiança e isso pode gerar conflitos futuros no relacionamento. Por isso que, se o seu desejo é continuar, tudo precisa ficar bem esclarecido, ele precisa ter total consciência do que estava buscando fora. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 MAI 2023

Tem que entender aí o que levou ele a isso, pois todo problema de casal é 50% para cada, então, mesmo que inconsciente, você tem sua parcela aí. Entre em contato comigo.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

19 MAI 2023

Olá Lory, obrigada por escrever...
Vejo que o sentimento entre vocês independente do que houve existe. Diante disso não podemos pensar em certo e errado e sim sobre o que vocês querem... O fato de vocês terem uma relação onde há abertura pra diálogo é muito importante. E acredito que vocês devem discutir sobre o que vocês querem e acordar sobre algumas questões... Caso precisem de ajuda nesse processo estou a disposição pra te ajudar.

Sinta se acolhida
Fique bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

18 MAI 2023

Ola Lory, obrigada por escrever...
Não vejo como certo ou errado, se existe sentimento entre vocês o que vale é o que vocês querem fazer... Como vocês tem um diálogo aberto devem acordar sobre como vai ser essa relação... Se julgar necessário psicoterapia estou a sua disposição..

Sinta se acolhida
Fique bem
Um abraço

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

18 MAI 2023

Lory
Não se trata de certo ou de errado... o que vale é o que o casal acordar e como querem viver a vida juntos.
Abraços

5912 respostas

17 MAI 2023

Olá Lory!
Não existe opção certa ou errada, existe a escolha que você pode fazer quando trabalha aspectos como: essa relação e essa pessoa fazem você se sentir bem? Qual impacto teve na sua saúde mental? Você conseguiria confiar novamente e não se sentir insegura?
É comum que em um relacionamento de longa data, ambos sintam atração e até interesse por outras pessoas, o que difere é a atitude que escolhemos tomar, pois é uma escolha também. Cabe avaliar o que te fez aceitar uma situação em que ele deveria conseguir cuidar por conta própria sem te desrespeitar já que, se entendi corretamente, vocês não estavam em uma configuração de relacionamento aberto.
Relacionamentos podem voltar a funcionar sim, mas em muitos casos exige muito autoconhecimento de ambas as partes. Assim as feridas emocionais podem ser cuidadas individualmente, e a partir disso pode haver melhor comunicação sobre as necessidades de cada um, e seja possível resolver de forma mais assertiva se o relacionamento ainda é bom para ambos.

Fico à disposição.

Ana Carolina Ramos Psicólogo em Jacareí

1 resposta