É normal sentir raiva de pessoas amadas?

Feita por >Giovanna · 17 out 2016 Agressividade

Normalmente sou tranquila com pessoas com as quais tenho pouco contato, por exemplo no serviço. Mas é só chegar em casa que o bicho pega. Se alguém da minha família ou até mesmo o meu namorado fizer alguma coisa na qual eu ache que não deveria fazer, a casa cai. Eu fico morrendo de raiva e não sei disfarçar. Começo a discutir com a pessoa e provoco ao máximo até a pessoa estourar. Eu falo de tudo mesmo e o ódio só aumenta. Porém, logo depois de um tempo me arrependo e vejo que era coisa boba. Gostaria de saber se esse ódio por pessoas queridas e amadas por mim é normal.

A melhor resposta 17 OUT 2016

Ola Giovanna.
Sentir raiva das pessoas mais próximas é normal sim. Raiva é um sentimento que nos move e ela tem duas vias: a produtiva e a destruidora... No entanto, a forma como você dá vazão a sua raiva é que me parece disfuncional, bem como a frequência em que ocorrem as explosões de raiva, me parecem muito altas...
Sugiro que você busque ajuda profissional para compreender o que te leva a ter baixa tolerância as frustrações e a fazer da explosão da raiva um mecanismo frequente para informar aos outros seus descontentamentos....
Sua vida pode ser mais equilibrada e funcional. Só depende de você! Boa sorte! Erica Taylor

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

25 OUT 2016

Giovanna, esse ódio não é normal; atitudes impulsivas como essa não são boas para você e nem para teus próximos. Se você realmente sofre com isso, procure um psicanalista em tua região. Espero ter te ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

20 OUT 2016

Olá Giovanna

Precisa saber ou entender qual é a intenção positiva desse comportamento, sim intenção positiva. Porque todos os mecanismos reações tem uma função positiva para se conseguir algo.
É outro se vc fica engolindo contrariedades, vai acumulando e irá descarregar em alguém mais próximo onde vc tenha mais liberdade. De qualquer forma, independente dos motivos. Há necessidade de vc fazer um acompanhamento psicológico no sentido de limpar esta raiva e aprender novas formas para lidar com aquilo que te incomoda ou te frustra.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

19 OUT 2016

Tudo indica que com pessoas íntimas segundo seu relato, você não segura sua raiva, explode, esvazia seu estresse guardado lá de fora. Consegue viver bem em sociedade, porém, trancafiando suas angústias e mal estar. Normal. Mas tem um detalhe, isso não é bom para você nem para quem convive com você no seu dia a dia. O que fazer. Algo tem incomodado dentro de você que não é colocado pra fora em forma de palavras "faladas" e sim em forma de "raiva". Traduzindo: Necessário se faz descobrir o que passa nessa angústia intraduzível que manifesta a raiva, talvez algum descontentamento, insatisfação, frustração, mais ou menos nesse nível, com você mesma, é claro, no campo do desconhecido, ou não, que é necessário descobrir (tirar a cobertura) para você se libertar dessa atitude que compromete o seu humor, saúde e bem estar no seu dia a dia. Nada que uma boa psicoterapia não resolva. Cuide-se

Psicóloga Magda Cruz Psicólogo em Florianópolis

2 respostas

19 OUT 2016

Raiva é uma emoção que ocorre dependendo das circunstâncias, e como toda emoção, precisa ser demonstrada e depois passa. Normalmente as pessoas demonstram a raiva com mais facilidade com quem é íntimo, pois o vínculo é mais seguro.
Se você xingar um familiar, já deve saber mais ou menos a reação. Xingar a um estranho na rua, você não sabe até que ponto a pessoa responde. Desde ficar intimidada e não fazer nada, até usar de agressão física.
Você descreve que vai irritando as pessoas aos poucos, como se o objetivo fosse chegar na briga, mesmo que sem consciência na hora. O porquê disso seria difícil determinar sem conhecer você melhor.

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

18 OUT 2016

Olá Giovanna! Normal apresentarmos alterações de humor mas as vezes a depender da frequência; intensidade e prejuízos, como o sofrimento psíquico, merece uma avaliação com um psicólogo ou até um psiquiatra, a depender do caso. É necessário identificar quais são os eventos disparadores destes episódios de raiva, ampliando assim sua consciência sobre sua relação com o seu corpo, para que conhecendo-o melhor em suas relações, possa ter um melhor controle sobre suas emoções negativas. Bom também procurar um médico clínico ou endócrino para ver como estão os hormonios. Estamos à disposição.

Ayo Clínica dos Afetos Psicólogo em Salvador

8 respostas

17 OUT 2016

Boa tarde Giovanna
Depois de ler o seu relato entendo que você está precisando trabalhar este seu comportamento, e para isso se faz preciso trabalhar as causas que estão por traz deste seu comportamento disfuncional, por isso oriento-s a procurar fazer um acompanhamento com um psicólogo da Terapia Cognitivo Comportamental, mas todas as outras abordagem também dão conta de sua problemática. Espero ter ajudado.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife