É normal ansiedade gerar disfunções estomacais?

Feita por >Diego · 23 jun 2016 Ansiedade

Quase todos os dias me dá dor de estômago de tão ansioso que fico. Então sou obrigado a ir ao banheiro várias vezes ao dia e isso me incomoda muito. Por causa disso deixo de fazer coisas que gosto, como sair com amigos, jogar futebol e trabalhar. Até mesmo coisas simples como ir ao mercado. Quando vou a lugares longe, então, começo a suar frio...

A melhor resposta 23 JUN 2016

Diego, boa tarde! A ansiedade pode causar sensações físicas e emocionais de acordo como cada um reage a cada situação/vivência. Seria importância você procurar uma ajuda de um Gastroenterologista em vista de questões fisiológicas que podem gerar refluxos, prisão de ventre dentre outros sintomas. Tais sintomas físicos e/ou emocionais podem ser formas de ‘válvulas de escape’ para a ansiedade. Assim, é importante que você também procure um Psicólogo para iniciar um processo terapêutico em sua cidade. Para conseguir realizar um processo de autoconhecimento e com isso, ter a percepção das fronteiras de contato que te façam depender e as fronteiras que de façam se desprenderem, através do conhecimento dos limites, percepções de valores, expectativas... Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

8 JAN 2019

Olá Diego, é normal a ansiedade gerar desconfortos estomacais e também intestinais, entre outros, como dor de cabeça, dores musculares, etc. Mas é importante também checar se há algum problema clínico nesses órgãos, com um médico especialista. Se está causando tamanho prejuízo na sua vida, não deixe de procurar ajuda especializada. Há muitas técnicas e tratamentos medicamentosos, psicoterápicos ou combinação de ambos para solucionar seu problema, você pode sair dessa. Se precisar de mais informações ou ajuda, estou à disposição.
Abraços, Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

24 JUN 2016

Disfunções estomacais não são sintomas incomuns durante períodos de grande ansiedade. No entanto mesmo eles sendo comuns é muito importante que sejam tratados para que possa reativar sua vida social e não ter os prejuízos de perder eventos ou não conseguir ir ao mercado.
Procure por atendimento psicológico e avalie o que está relacionado com o surgimento desta ansiedade, como entendê-la melhor e consequentemente em como tratá-la. No seu caso pode ser indicado que procure também um gastro e um psiquiatra, mas o profissional de psicologia, que você procurar, poderá lhe dar mais informações.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

24 JUN 2016

Olá Diego!
A ansiedade pode sim gerar problemas estomacais, porém o mais indicado que você faça é buscar o médico especialista de sua confiança para que o mesmo avalie se o seu problema é decorrente da ansiedade e qual o melhor tratamento, podendo possivelmente lhe encaminhar para um médico psiquiatra ou psicólogo.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 JUN 2016

Diego, a sensação desconfortável que você está experienciando é em decorrência da ansiedade. Quando ocorre um ataque de ansiedade há uma liberação de adrenalina e noradrenalina no sangue que mobiliza seu organismo para uma situação de luta ou fuga: isso ocorre porque existe algo que está preocupando você excessivamente, alguma coisa que está lhe causando estresse ou alguma preocupação intensa. Dessa forma, o organismo experiencia todos esses sintomas que você descreveu e outros. Esse tipo de problema é tratado com psicoterapia e em alguns casos medicação, isso vai depender do profissional que te avaliar. Então busque um psicólogo. Boa sorte!

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza