Dizer que incomoda, sem proibir

Feita por >Caroline Rodrigues · 9 mai 2023 Terapia de casal

Eu e o meu namorado temos uma relação bem saudável. Conversamos sobre tudo, sempre na base da sinceridade. Porem uma coisa que me incomoda muito, muito mesmo é as fotos que ele tem da ex namorada no Facebook. (não é uma ou duas - mas sim 85% das fotos dos dois se beijando, abraçando, etc.)
Me pega muito.
Não tenho coragem de pedir pra ele apagar porque acho isso toxico e não quero controlar a vida dele, mas eu já disse que não gosto das fotos, e que me incomodam. E acho que isso tem potencial para sabotar nossa relação. O que eu faço?

A melhor resposta 10 MAI 2023

Olá, Caroline!
Entendo que a situação que você está vivenciando pode ser bastante angustiante e frustrante, já que se preocupa com a sua relação e se sente incomodada com as fotos do seu namorado com a ex-namorada. É importante lembrar que as nossas relações afetivas são complexas e que muitas vezes podem surgir sentimentos desconfortáveis ​​que precisam ser discutidos e trabalhados.
A terapia psicológica pode ser um espaço seguro e acolhedor para você explorar esses sentimentos e aprender a lidar com eles de forma mais saudável. É importante ressaltar que a terapia não tem o objetivo de controlar a vida das pessoas, mas sim ajudar-las a desenvolver habilidades emocionais para lidar com situações desafiadoras e se relacionar de forma mais saudável.
Você pode, por exemplo, trabalhar com o terapeuta para desenvolver habilidades de comunicação mais assertivas e aprender a se expressar conforme suas necessidades sem se sentir culpada ou envergonhada. Além disso, é possível explorar com o terapeuta quais são as possíveis causas do seu incômodo em relação às fotos do seu namorado com a ex-namorada dele e como lidar com esses sentimentos da forma mais tranquila possível.
Lembre-se de que buscar ajuda profissional não significa que você é fraca ou incapaz de lidar com os seus problemas. Ao contrário, é um ato de coragem e amor próprio que pode trazer muitos benefícios para a sua vida e para a sua relação com o seu namorado e, principalmente, consigo mesma.

Estou à disposição, envie uma mensagem.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

18 MAI 2023

Boa tarde Caroline, eu preciso descordar de ti, não considero tóxico tu falares pro teu namorado que as fotos de incomodam, eu considero tóxico ele estar contigo e continuar com as fotos das antigas namoradas.Respeito é algo fundamental em qualquer relacionamento, e a atitude dele mostra que ele não está te respeitando e nem assumindo com maturidade a relação de vocês.Acredito que tu precisas conversar com ele sobre os teus sentimentos.Abraço, Luciana Berton.

Luciana Berton Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

11 MAI 2023

Olá Caroline, como você disse, vocês tem uma relação saudável e conversam sobre tudo. Uma relação madura. Tá faltando você ser sincera e ser direta quanto ao tamanho do incômodo dessas fotos publicados no perfil dele causam em você. Será que ele entenderia 80% das suas fotos publicadas serem beijando e abraçando o seu ex? Não tenha medo de falar dos seus sentimentos, se não puder expressá-los, como irá levar essa relação?

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

10 MAI 2023

Olá Caroline! Obrigado por escrever. Teu texto está indicando contradições. Conversando sobre tudo, vivendo relação saudável e amadurecida, fotos são e serão fotos, história será história. Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos. Ou você confia em si e vive uma relação saudável, ou comunica com a devida sinceridade essa sua fragilidade. Os desdobramentos precisam ser ponderados, para que você, após agir tenha a certeza de que tomou a melhor direção possível.
Talvez um de nós, psicólogos, possamos te ajudar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8671 respostas

10 MAI 2023

Caroline Rodrigues
Tudo isso, faz parte da história dele, como as fotos que voce tem, faz parte da tua história e a história não dá para apagar...
Mas, se ele está com voce, ele já deve ter encerrado o ciclo com ela e por melhor que tenha sido, se acabou... acabou e ponto final.
Se voce observar que ele está ligado ainda a esta história passada, ele precisa processar, esclarecer para poder dar um ponto final.
Ele pode até apagar, a teu pedido, mas se não reprocessar, não vai conseguir superar.
Expressem sentimentos, aprimorem o diálogo, deixe ele falar...
Não é proibindo as fotos que voce resolve,
É conversando... e não fique com ciumes porque precisa passar por esse processo para ter certeza que ele está contigo.
Abraços e se precisar, faz Terapia para ser auxiliada.