Descobri que minha namorada usa cocaína, como agir?

Feita por >Filu Santos · 18 jan 2022 Terapia de casal

Olá. Tenho 30 anos e ela 24.
Estamos juntos há 5 meses. Entendemos que temos muito em comum e tudo aconteceu muito rápido e já estamos juntos tipo vida de casal. Ela tem muito compromisso de viagem e eu também. Mas vamos ao que interessa.

No mosso segundo mês juntos, em uma festa. Me surpreendi com ela querendo pegar o resto de cocaína de um amigo. Perguntou se eu queria e eu disse que sim (apenas pra ir junto, e fazer algo junto) chegando na hora eu disse que estava de boa e deixei só ela usar, então perguntei sobre isso.

Ela me respondeu que usou poucas vezes no último ano. E que antes disso não havia usado.
Estava em um relacionamento de 8 anos, e o ex dizia que se ela usasse algum tipo de droga, ele terminaria com ela.

Ao ouvir isso, eu realmente pensei que ela talvez está apenas experimentando todo o possível que ela pode nesse último ano solteiro que ela teve antes de me conhecer.
E eu já "usei" no passado, em datas específicas como um "remédio": no Carnaval para não cansar. E em festas de ano novo para aguentar ficar acordado. E em outras raras ocasiões por motivos como esse. Que na época eu julgava necessário.

Então ao ver ela querer usar em uma festinha de aniversário de um amigo, isso me deixou balanceado, eu não via um motivo colocar aquilo no corpo.

Eu dei minha visão sobre o que eu achava.
Ela disse que iria parar, e eu disse que não precisava fazer isso por mim, se fosse, seria por ela.

Então numa outra festa quando não estávamos juntos ela usou. Tipo essas festas de sábado a noite. Nada de mais.

Numa outra ocasião quando viajamos juntos e uns amigos dela. Dois amigos queriam, eu tenho moto, eu disse que buscaria, porque conhecia os pontos de Florianópolis por já ter morado lá. Depois que busquei. Na hora de os rapazes usarem. Ela usou também. E me ofereceu.

Aquilo acabou com minha noite, eu jamais teria me oferecido pra comprar se eu soubesse que ela também iria usar.

E hoje, ela está está uma viagem para Bahia. Eu estou em MG. Ela me diz que voltou para casa. Que o amigo ficou na festa, que pegou cocaína. Continuamos outro assunto. E no fim eu disse: ei, se você tem vontade de usar, use com moderação, apenas me avise, não quero sentir que está fazendo algo escondido. Esta tudo certo :)
E então depois disso ela me disse que usou uma linha antes de sair.

E me incomodou quando li isso.
Não sei se foi pela cocaína ou se foi por pensar: será que se eu não tivesse dito aquilo, ela teria me falado?

Não sei bem o que me incomoda. Acho que é pela parte dela usar sem um "motivo". Como por exemplo hoje de usar uma carreira antes de sair pra uma festinha numa terça feira as 21h e voltar pra casa as 23h. Tenho medo de ela gostar. Não sei.

Não serei o homem que vai obrigar ela a parar. Até porque, se um dia me der na telha de pegar para o Carnaval, ou para subir os montes do Peru, eu vou fazer.

Mas penso nela com dó, uma sensação de uma pessoa em situação deprimente quando escuto que ela usou. Ou quendo o vi usando. Imagem deprimente.

Não sei com lidar ainda. Podem abrir minha mente.
Se for algo que fique fora do controle eu penso em terminar. Mas não quero terminar.
Aff. Me falem

Ela é uma moça de uma classe média alta. De 24 anos
Eu sou um rapaz de classe média baixa 30 anos

Obs.: talvez fez parecer que eu gosto disso e sou usuário, eu não sou usuário, talvez a última vez que usei foi em um Carnaval há 4 anos atrás. Fases.

A melhor resposta 19 JAN 2022

Oie
Quando falamos em uso de drogas, qualquer que seja ela, em geral devemos elaborar isso e buscar ajuda quando o uso se torna problemático, quando começa a causar transtornos.
Se for esse o caso, pense em incentiva-la a buscar ajuda, é o que podemos fazer e o que está sob nosso controle. Se ela não quiser, é o que nós escapa e tudo o que podemos decidir é se acompanhamos a pessoa nessa jornada ou não.
Se não for o caso de ser problemático e isso apenas te incomoda, sem trazer prejuízos a ela, sugiro que considere também buscar um processo de terapia e avaliar quais os demais sentimentos se relacionem a esse.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

19 JAN 2022

Olá Filu! Grato por escrever. Depende do que você quer para o futuro, depende de como vocês terão ou não autocontrole. A princípio cocaína, na maior parte das vezes, para a maior parte das pessoas, evolou mal.
A vida pode ser composta de milhares, talvez milhões de possibilidades: cocaína é um delas, uma das piores. Não há uso de cocaína sem motivo. O que ocorre é que muitas vezes o motivo envolve conexões de longo prazo.
Algumas possibilidades de ação:
- colocar para ela e para si: cocaína ou relação (esse você não pensa)
- uso controlado da cocaína;
- ela deixar a cocaína;
- aprofundar reflexão com fundamento científico, apoiado por psicólogo (com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade).
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns cientístas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.