Depressão ou bipolaridade?

Feita por >g_mendeezz · 24 jul 2020 Depressão

Às vezes estou feliz, sinto me radiante, auto-estima la em cima e muito eufórica, mas quando isso passa, sinto-me triste e vazia, sem propósito, sinto me horrível e deprimida.
A verdade é que so me sinto feliz quando me junto com a minha família ou quando estou com o meu namorado, depois fico triste e me sinto sozinha e parece que tudo me incomoda e fico muito sensível. Às vezes também sinto raiva repentina e só quero me bater, durmo mal estou sempre acordado no meio da madrugada, sinto muita ansiedade social chego até a passar mal. Tenho depressão
Penso que tenho transtorno bipolar mas gostaria de saber algumas opiniões

A melhor resposta 28 JUL 2020

Olá g_mendeezz! Obrigada pela pergunta.
Imagino como esteja sentindo-se confusa com a ambiguidade de sentimentos que passam. Acredito que antes de comentarmos sobre seu caso, é necessário investigar seu histórico e para que está nesse ponto da vida. O ideal é você procurar ajuda de um Psicólogo para auxiliá-la a entender o que acontece com seus sentimentos.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

27 JUL 2020

Olá! Que bom ter você aqui!
A oscilação de humor ao longo do dia é tida como dentro da normalidade, principalmente diante da pandemia que isso tende a agravar-se. Se é algo que está a incomodando e impedindo de realizar suas atividades normais, então sim há uma questão a ser trabalhada e o indicado é buscar ajuda profissional, seja psicólogo ou psiquiatra, ou a associação dos dois profissionais.
Trabalhamos muitas técnicas para redução dos níveis de ansiedade e juntamente com autoconhecimento, pode auxiliá-la a lidar da melhor forma.
Espero ter ajudado!
Keythiane Clemente

Psicóloga Keythiane Clemente Psicólogo em Uberlândia

6 respostas

27 JUL 2020

Olá, muito obrigada pela sua participação. Quanto internalizamos que determinados comportamentos é sinônimo de patologias, acabamos por nos condicionar.
Ninguém é 100% feliz, existem momentos bom é também de sofrimento.
O ideal é você se conhecer e entender o porquê desta angústia, fortalecer os pontos positivos e trabalhar os que trazem sofrimento. A psicoterapia ajudará neste processo.

Abraços

Valdirene Mota
Psicóloga clínica

Psicóloga Valdirene Mota Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

26 JUL 2020

Penso que o que menos importa é se definir por depressão ou ansiedade.
Uma coisa é certa: Não veio aqui para ficar com a familia ou namorado, embora possa ficar com os dois.
Veio aqui para realizar a si mesma, construir a sua vida, mesmo que em companhia com quem gosta.
Quem és? Qual o teu objetivo de vida?
Depressão ou bipolaridade é indicativo que não está se realizando, está se iludindo, se refugiando na família e no namorado.

5943 respostas

25 JUL 2020

Olá g_mendeezz! Grato por participar. Quando uma pessoa coloca para sim mesma, isso ou aquilo, pode estar tirando a própria liberdade de descobrir. Isso ou aquilo é escolha, autoconhecimento é aprofundamento sobre si mesma. Situações de tristeza e alegria, apresentam suas razões de ser e seus benefícios. Quando temos uma pessoa sempre triste há um problema, mas também quando temos uma pessoa sempre alegre, teremos outro problema.
Precisamos viver momentos de incômodos para nos modificarmos. Pelo relato você fica bem com sua família e seu namorado. Há duas outras formas de estar que precisam ser melhoradas. Uma delas é com colegas, conhecidos e até desconhecimentos em situações de contato rápido ou de trânsito. Outra delas, a profundamente mais importe, que é estar consigo mesma, precisa ser desenvolvida, potencializada, pois sem essa, as outras serão prejudicadas.
O que você precisa de fato, é se conhecer melhor, conhecer suas ferramentas, suas características, seus potenciais e possibilidades.
Será uma profunda viagem em busca do auto conhecimento, para que possa lançar mão das possibilidades pessoais e ampliar seus horizontes, a caminhada com a condução científica de um psicólogo.
Com mente aberta, persistência e disciplina, conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

25 JUL 2020

Olá,
Muito obrigada pela sua participação.
Muito importante que você tenha tido a iniciativa de poder entender um pouco mais sobre.
Entendo sua angústia da dúvida, mas é sempre importante que o diagnóstico de algum tipo de transtorno psiquiátrico seja feito por profissionais da área da saúde.
Alguns pontos importantes devem ser avaliados para diferenciar um episódio maníaco (característico do transtorno afetivo bipolar ) de ansiedade e/ou depressão.
A alternância dessas sensação e um curto espaço de tempo, como durante um dia, por exemplo, não caracterizaria um quadro de bipolaridade pois estas mudanças de quadro de humor devem ocorrer com um intervalo de tempo normalmente maior do que dois meses.
De qualquer maneira, fica a importância de buscar atendimento profissional para maior entendimento da situação.
Buscar suporte de profissionais da saúde podem te ajudar a sentir-se acolhida e "autorizada" a falar sobre seus pensamentos e sentimentos.
Espero ter contribuído .
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo