Dependência emocional extrema

Feita por >shivaromanzini · 25 jun 2021 Dependência emocional

Meu primeiro namoro foi aos 19 anos. Um namoro turbulento que um dia resolvi terminar,e terminei. Sem sofrimento algum. Depois disso tive um relacionamento aos 21 anos,mudei de cidade,fui morar com a pessoa,porém nada foi como esperado. A pessoa morava com a família,não queria morar numa casa a sós, um dia acordei com falta de ar e dor no peito. Corri para o cardiologista e estava tudo bem. Corri para o pneumologista e me disse que era asma (mesmo a espirometria sendo boa) . Depois de quase um ano usando bombinha percebi ao sair da casa da pessoa que era ansiedade. Nunca mais precisei de bombinha (até pq não funcionava) ,a falta de ar era ansiedade e a asma diagnostico errado.
Voltei para onde morava an te s e continuamos namorando a distância , eu queria terminar definitiva e não conseguia de forma alguma! Me dava crises de ansiedade e pressão subia.
Parecia que eu ia ficar louca,ficar sem notícia me dava desespero ,pressão alta,dor no peito.
Aos 22 anos comecei conversar com outra pessoa,terminei a relação e passei a namorar essa pessoa com a qual comecei conversar.
Todos aqueles sintomas sumiram,eu ainda sentia algo pela minha ex mas aquela ansiedade a nova relação supriu.

Estou há 8 anos com essa pessoa. Casei com essa pessoa. Moramos junto há 8 anos ,namoramos apenas dois meses até casar.
Somos totalmente incompatíveis,ultimamente sinto que o amor não é mais o mesmo,porém acontece o mesmo do relacionamento anterior,ansiedade pressão alta,desespero,preocupação extrema, dor no pescoço (quando a pressão sobe), falta de ar e não consigo terminar. Parece que não há vida sem essa relação e sei que há pois já passei por isso mas não quero me envolver com outra pessoa só pra usar de válvula de escape porque se eu fizer isso eu sei que no futuro relacionamento vai acontecer tudo de novo.
Eu queria apenas conseguir terminar sem esses sintomas extremos,em especial a pressão alta e ansiedade. Queria ficar sozinha e aprender lidar se forma saudável.
Tomo fluoxetina para a ansiedade mas não ajuda muito,só um pequeno alívio.
Aliás, meus últimos exames cardiológicos estão ótimos. Mas a pressão sobe quando fico nervosa, pode ser psicólogico apenas já que meus exames estão bons e a pressão só sobe nessas situações?
Como terminar uma relação assim? Nao vejo saida e não me reconheço já que meu primeiro relacionamento terminei tranquilamente. Fiquei assim após começar ter crises de ansiedade

A melhor resposta 30 JUN 2021

Olá, a convivência com a ansiedade e como ela se apresenta pode ser algo que a primeira vista não entendemos. Não há uma receita única de como lidar com isso, por isso a psicoterapia pode auxiliar a pessoa a se perceber.
Através do autoconhecimento você irá perceber por que esses sintomas de ansiedade acontecem com você, como isso se relaciona com seus relacionamentos amorosos.
Principalmente, qual o motivo da ansiedade.
Geralmente, a ansiedade é um sintoma que produzimos (de forma inconsciente) para alertar que algo não está bem, que há uma necessidade que não está sendo atendida. Por isso não se trata de controlar a ansiedade e sim dialogar com ela, perceber como ela se apresenta, por que e quando.
Acho muito interessante que você conseguiu perceber quando ela acontece e decidiu procurar entendê-la melhor.
O atendimento psicológico juntamente com o medicamento pode ser de grande valia, auxiliando você a se conhecer melhor e criar uma nova forma de lidar com essa ansiedade e ter mais autonomia!

Psicóloga Amanda Linhares Soares Psicólogo em Florianópolis

2 respostas

29 JUN 2021

Boa tarde Shiva, como vai? Apego não é Saudade, mas tem sim, muito de saudade no Apego. Apego representa um vínculo afetivo ou ligação entre um indivíduo e uma figura de desejo. Estes laços podem ser recíprocos entre dois ou mais adultos, mas entre uma criança e um cuidador são baseados nas necessidades de segurança e proteção da criança, fundamentais na infância.
Podemos dizer que quando nos apegamos, também estamos alinhados com a necessidade de nos sentirmos seguros em uma situação em que o outro represente esse alicerce que acreditamos precisar.
Estar nessa posição pode causar um intenso processo de Ansiedade, por meio da antecipação ou o medo de ser descartado pela figura de apego. Se a figura não está disponível ou não responde naquele momento por qualquer motivo, sentimos uma forte angústia, semelhante a da #separação concretizada, mesmo que não haja separação alguma.
O Apego Emocional pode ser percebido quando o indivíduo apresenta uma busca incansável por aconselhamento, tem dificuldade de dizer não ou que não concorda com a figura de apego, terceiriza culpa e responsabilidades e dificilmente toma atitudes substanciais e significativas.
Evitar o apego é muito complicado, já que quando estamos nos relacionando e nos apaixonamos, imediatamente desenvolvemos um vínculo. Esse vínculo precisa ser delimitado de maneira que seja racionalmente diferenciado do apego emocional: “Eu te amo, mas não preciso de você para existir". É importante sempre estar atento à premissa de que vc é um ser humano único e completo e existe além das suas relações. Querer estar com alguém, é sempre melhor que precisar estar com alguém.
Para que o processo de apego seja reduzido e até eliminado aconselha-se sempre a Psicoterapia, a dor que o apego causa é semelhante ao do luto da perda ou da separação, a Psicoterapia ajuda no sentido de processar esses sentimentos e aprender comportamentos que sejam mais produtivos, bem como também, aprender a como evitar o apego emocional de maneira saudável. Procure uma Psicóloga, estou à disposição. :)

Psicóloga Normanda Vidal Psicólogo em Salvador

10 respostas

29 JUN 2021

Olá,
Terminar um relacionamento nunca é fácil. Mas para você, seria interessante iniciar o processo de psicoterapia, não só para trabalhar a dependência afetiva, mas para entender os comportamentos e crenças que estão relacionados a esse comportamento, pois provavelmente se não tratar, você vai se apegar novamente a outra pessoa, devido a pensamentos relacionados ao desamparo e desvalor.
Procure ajuda de nossos profissionais.
Um abraço, fico à disposição!
Letícia de Paulo

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

51 respostas

28 JUN 2021

Olá. Posso responder sua pergunta e ajudar .Envie mensagem que eu entro em contato. ABS . Monica psicóloga.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 JUN 2021

Vc precisa de um tratamento psiquiátrico adequado. Vc relata uma gravidade de sintomas q somente a medicação conseguirá te tirar disso no momento. Vc disse q toma fluoxetina, não sei quem te receita essa medicação, mas parece q o médico q está te acompanhando não está conseguindo encontrar a medicação e a dosagem certa para te tirar deste quadro. O tratamento medicamentoso precisa suprimir por completo todos estes sintomas. Sugiro q procure outro médico, dê preferência com especialização em psiquiatria.

Em paralelo a isso vc precisa fazer terapia. O remédio sem a terapia tratará os sintomas mas não tratará a causa. Como vc bem disse, o problema não são seus relacionamentos, é vc.

Se vc tiver 10 relacionamentos, em 10 acontecerá a mesma coisas. Somente a terapia poderá te ajudar a buscar a causa de tudo isso e a te reprogramar para viver sem precisar somatizar tanto.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

27 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que responderei o mais rapido que eu puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JUN 2021

Olá Shivaromanzini! Grato por escrever. Está claríssimo em seu texto que você ainda se permitiu aprender algo básico, mas que as pessoas costumam não tomar a devida e serena consciência: o outro na vida é complemento, o centro é a gente. O outro deve ser de vários papéis, várias, intensidades, várias durações, vários comprometimentos. Somos seres sociais, precisamos de pessoas de companhia, mas não podemos investir toda a profundidade de nossa interação em apenas três ou quatro pessoas (por exemplo, pai, mãe, único amigo, namorado)
É preciso ter conhecidos, ter colegas de estudos, colegas de trabalho, colegas de vizinhança, colegas de viagem, amigos, familiares, etc. Para ter é preciso construir e cultivar com cuidado e vagar.
Pelo relato, salvo outras informações, será altamente recomendado que você inicie reaprendizado de vinculações, com a ajuda científica de um psicólogo.
Cuidado: venha para nossos trabalhos com persistência, tolerância, abertura mental e disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apresenta o pior índice de mortes do mundo - Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clinico.