Deixar ele se afundar ou ajuda lo ?

Feita por >Fr · 25 out 2022 Abordagem psicológica

Casei muito nova, com 18 ganhei meu filho
Antes do meu filho era tudo perfeito, ele nunca foi agressivo e nem bebia, Depois do meu filho tudo mudou, ele começou a beber direto e usar muita droga.
Parou com a droga e agora tá no álcool bem reduzido, mas de vez enquanto ele surta e começa a gritar bem alto para todos os vizinhos ouvir coisas horríveis sobre mim , me humilhando bem alto e isso me dá uma vergonha enorme e uma vontade de pegar só as roupas e meu filho e sumir , tenho apoio e lugar pra ir
Mas aí que entra o coração de não querer abandonar ele e deixar ele se afundar ainda mais :( não sei o que faço

A melhor resposta 26 OUT 2022

Fr.
Ele precisa de tratamento. precisa descobrir porque precisa do álcool ou drogas, o que não está conseguindo falar.
Alguma coisa ele tem que não consegue falar... precisa de ajuda psicoterapêutica.
Qual o seu grau de dependencia dele?
Precisa resolver isso, antes de pensar em separar-se dele.
Viabilize isso e depois, condicione o continuar junto com o tratamento.
Se ele não quer fazer, deve escolher o que é melhor para fazer: se separar dele ou suportar ele te maltratando e te desrespeitando.
Por que voce tem necessidade de continuar com uma pessoa assim?
Dê-se valor.
Abraços

5912 respostas

26 OUT 2022

Oi Fr! Obrigado por escrever. Será importante você contar mais detalhadamente a história de vocês, a rotina de vida, idade do filho, dentre outros aspectos. As drogas psicoativas, inclusive álcool, maconha, cocaína e crack precisam de medidas muito firmas, persistentes e consistentes para que sejam interrompidas. Quem não as abandona, certamente tem futuro prejudicado.
Algumas vezes, as pessoas, com desejo de ajudar, acabam por se afundar juntas com o dependente. Cuidado. Também é preciso ter cuidado para não simplificar o outro caminho da decisão.
É preciso amadurecer.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.

8757 respostas

26 OUT 2022

Olá, bom dia!
Obrigada pelo contato...
O processo terapêutico que vai te mostrar o que vc faz, não podemos dizer faça isso ou aquilo em relação ao seu casamento, pois é você quem vive lá e tem seus limites de tolerância, a terapia pode te ajudar a identificar porque vc permanece num relacionamento que está trazendo sofrimento, em conhecer sua história de vida e verificar suas escolhas, a terapia será sempre sobre você ( sobre o paciente) que traz o sofrimento, não sobre o outro...
Também servirá para fortalecer você, até porque, muito fragilizada não consegue pensar com clareza.
E assim poderá tomar decisões mais consciente entre os benefícios e os malefícios de cada relação em sua vida.
Me coloco à disposição

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba