Confusão relação amorosa no job

Feita por >joao · 14 ago 2023 Abordagem psicológica

Boa noite, nunca tive contato contato com psicólogo.

Mas vou relatar uma história para tentar me entender….
Eu fiquei noivo ano passado, e tem uma moça que entrou no ano passado no meu serviço, que tbm é noiva. Como ela é nova no serviço e tímida, não tinha muito contato com ninguém. Nisto, para tentar ajuda-la a enturmar comecei a puxar assunto e colocar ela para participar da roda de amigos.

Porém, com o tempo eu percebi que eu tava ficando cada dia mais íntimo dela, e ela de mim.

Ela comentava tudo sobre a vida dela desde da vida amorosa até coisas inúteis.
Com isto, comecei a gostar de sempre ter estar por perto dela, e ela perto de mim.

Só que ao mesmo tempo eu também tinha medo pq eu amo minha namorada e ela tbm é conprometida.
Um problema que eu vi nisso tudo, foi a questão das curiosidades que ela me contava, que chegamos a nos empolgar e a um momento a nos beijar.......
As coisas começaram a ficar diferentes entre nós dois. Ela falava muitas coisas íntimas sexuais, e nesse ponto eu estava gostando, queria fugir mas não estava conseguindo… até que eu um dia coloquei um fim em tudo para não atrapalhar a vida profissional e amorosa.
Porque ela mesmo já chegou a me dizer: "até onde vamos com isso, porque estava muito envolvida". fui um fdp e falei para parar naquele momento, porque achei que ela estava falando da boca pra fora…

O problema que eu vejo, que quando tudo já estava ficando tranquilo, mesmo eu sabendo que ela estava gostando de mim,
Eu pedi conselhos para um amigão que tenho no trabalho. Onde eu contava sobre tudo que a gente já tinha feito e conversado, porque eu estava super confuso.
Nesse meio tempo, tirei férias e ela tbm na mesma época....
Voltando, eu achando que estava tudo tranquilo e tudo normal, eu já não pensava em fazer mais nada com ela, e nem pensava nela, porque minha ferias foi bastante agradavel com a namorada,
Só que eu percebi que ela, ficou fria e mal comigo..
Eu como não consigo deixar as coisas para lá e fui tentar entender tudo.
“Em resumo, o cara que eu considero como amigão, contou tudo que eu tinha falado pra ele, e falou para ela” nisso ela jogou na minha cara muita coisa, fiquei chateado porque fiz merda, e triste com um cara que eu considerava amigo.

Só que por eu ter exposto ela "não queria expor, porém precisava desabafar", teoricamente era para ela ficar com raiva de mim. Porem, ela disse que não fica porque por mais que ela se machucou, ela não consegue ficar sem conversar comigo, e porque se eu contei para ele, foi porque eu confiava.

Como eu não estava mais preocupando com tudo isso. Passei a me preocupar… tentando ganhar a aprovação dela para tentar ganhar o perdão é concertar tudo isso.

Só que o que eu percebi foi que o cara está tentando aproveitar da situação, para aproximar ainda mais dela,consequentemente ela tambem aproximou.
Sei que não ficou com ele nem nada, ela já conversou cmg sobre isso, mas isso está me matando de ciúmes, sendo que eu não tinha nada disso e agora a passei a ter.

Os almoços que nos iamos nos 3, passou a ser mais frequente só os dois, em horarios distintos. Isso estava me matando, porque eu estava criando uma sisma na minha cabeça.
Sei que ela não tem nada comigo, e sei que ela é dona do proprio nariz, mas a sensação é pessima !

Percebi depois q eu fiz merda e estou tentando consertar as coisas, que eu aproximei ainda mais dela, tentando ganhar a aprovação….

Hoje ela me diz que está terminando o relacionamento dela, porque envolveu comigo e nao acha que fez a coisa certa.. me sinto um merda por causa disso.

Só que agora não sei o que aconteceu, pq como ela diz e sempre diz que gosta de mim e tudo. Mas agora continua me negando o tempo todo, falando que nao confia mais em mim, e que está passando por um problema no relacionamento..
Diz que se as coisas fossem diferentes e não tivesse sido exposta assim, ela confiaria para tentar alguma coisa..... Mas na minha cabeça ela está usando essa informação como desculpas..

Sinto que ela está tentando me evitar…
Já conversei com ela algumas vezes, e ela disse que não consegue mais fazer nada por questões de confiança… comentei que preciso afastar dela então, e ela não deixa …

Se eu afasto ela fica com raiva e "diz" que sente minha falta, se eu aproximo ela meio que pisa em mim, enquanto o outro está tentando pelos lados.
comprando presentes, pagando almoço e demais coisas...

Não estou conseguindo dormir pensando nisso, não estou conseguindo trabalhar pensando nisso,
Está atrapalhando meu relacionamento que eu amo minha namorada, estou descontando tudo nela.
Não sei o que eu faço, Queria até sair do emprego para dar um basta em tudo….

A minha vontade é que ela ficasse com raiva de mim para não conversar e afastar.
O problema que trabalha na mesma sala que eu..

Então fico sempre querendo ver se ela está lá, se ela cnv comigo, se ela fica próximo de mim.

E se ela almoçar com esse ex amigo, me gera uma ansiedade tremenda

A última vez que conversei com ela, ela me disse q não era o momento de relação nem nada, aí estou parecendo que estou gostando depois de tudo o que aconteceu..

Não sei como devo fazer no meu serviço, não sei como evitar ela, porque tudo está me matando.

Sei que ela gosta de mim, porém não está totalmente confiante comigo! Estou totalmente perdido!!!

Sei que a cabeça dela está mal, por estar passando muita coisa com o relacionamento, problemas familiares..
mas sinto que tambem ela quer me evitar, só que me trata como uma pessoa normal.. e eu criando esperanças

Quero ficar com ela,
Não sei o que eu faço, porque tbm amo minha namorada.

Ao mesmo tempo que quero ela, não quero também.

Em resumo, não sei se estou assim porque fiz merda, e como eu estou tentando concertar as coisas acaba que me aproximei ainda mais
ou se por questoes de ciumes do ex amigo, fez ainda mais eu aproximar dela....
só que quanto mais aproximo, sinto que estou sendo insuportavel e ela esta ainda mais se afastando..

A melhor resposta 16 AGO 2023

Pelo que escreveu, vi que a proximidade de vocês começou sem segundas intenções, e isso acontece. Ao conhecer as pessoas nós queremos falar sobre coisas que nos deixam à vontade, vejo que pelo que descreveu, os dois se sentiram bem ao ter essa amizade que se tornou intensa. Quando você diz que errou e reconhece isso, é um sinal positivo, de que as coisas podem ser concertadas e para isso, talvez uma conversa entre vocês, sobre o que é essa amizade pode ser muito importante. Reconhecer o espaço que as pessoas têm em nossas vidas e aprender a lidar com isso pode ser benéfico para os dois e manter (se for da vontade de vocês) essa amizade. Conversem sobre quais são as opções para lidar com essa situação. Caso precise de ajuda, entre em contato com um psicólogo para te ajudar nessa situação pontual. Espere que fique tudo bem!

Bianca Cristina de Abreu Bezerra Psicólogo em São José dos Campos

6 respostas

19 AGO 2023

Olá João,
A melhor coisa que você faz neste momento é buscar o acompanhamento terapêutico, assim você poderá falar abertamente tudo que você está sentindo, sem se preocupar com a falta de sigilo. No espaço terapêutico você poderá compreender seus sentimentos. Fico a disposição pra te explicar como esse processo poderá lhe ajudar neste momento. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

221 respostas

17 AGO 2023

Olá João, espero que esteja tudo bem com você.

Parece bem claro, pelo seu relato, que sua colega de trabalho está muito confusa em relação aos sentimentos e atitudes dela. Neste sentido, não há nada que você possa fazer para diminuir ou cessar as dúvidas e confusões dela, a não ser que ela própria busque isso. Uma pessoa que possui certezas e clareza, não busca aproximar e afastar uma pessoa continuamente, e também alguém que está bem seguro emocionalmente, sabe o que deseja, prioriza sua própria vida e suas escolhas, não se deixa levar por essas posturas, mantendo-se fiel ao seu caminho e propósito, buscando ser o máximo possível cordial e atencioso para com a outra pessoa, mas sem se esquecer de suas vontades, necessidades e objetivos pessoais. A sua vida precisa de atenção, e no momento você está dividindo a atenção de sua vida, sua energia e tempo, com uma pessoa que não apresenta uma reciprocidade clara em relação a suas intenções. Dito isto, pergunto: você pretende continuar agindo dessa forma? Um outro ponto, que talvez faça você ser alimentado por uma perspectiva de aproximação em relação a sua colega, é quando você afirma, com muita certeza, que ela gosta de você. Como você sabe disso? A postura dela é de alguém que gosta de você? Pense bem sobre esses pontos. Ser educado e manter uma relação cordial, é algo que pode ser feito independente do grau de intimidade que possua com ela, porém, exigir mais do que isso pode te levar para um oceano de possibilidades que não tem respaldo nenhum na realidade, te levando a estados de ansiedade e possíveis frustrações. Por isso, procure viver sua vida, se conecte com suas possibilidades, com seus objetivos pessoais, suas necessidades e sua projeção pessoa;, pois assim você, com certeza, estará investindo tempo e energia em coisas que podem, realmente, te dar um retorno significativo a curto, médio e longo prazo. Sinta-se seguro para tomar decisões que te priorizem, sem ficar esperando pelo movimento de uma outra pessoa para que as coisas possam fazer sentido para você. Se ela buscar solucionar as incertezas e confusões pessoais dela, pode ser que um dia o diálogo entre vocês se transforme, mas não é preciso esperar por isso. Siga em frente. Se sentir necessidade de aprofundar o tema, e buscar oportunidades de crescer e evoluir com essa história, um profissional de Psicologia pode te auxiliar neste momento. Por isso, você deve buscar um de sua escolha se assim desejar.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

15 AGO 2023

É importante aceitar os erros e reconhecer que todos cometemos equívocos em algum momento. Para lidar com a situação, é fundamental reconhecer suas próprias emoções, identificar sentimentos como ciúmes e ansiedade, e buscar maneiras saudáveis de lidar com eles. Definir limites claros para suas interações com a colega pode evitar ambiguidades e preservar um espaço saudável. Uma conversa aberta e honesta com a colega pode esclarecer sentimentos e intenções, contribuindo para resolver mal-entendidos. Além disso, considerar o apoio de um psicólogo especializado em Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar a navegar a complexidade emocional dessa situação.

Deily Derli de Sousa Psicólogo em Goiânia

5 respostas

15 AGO 2023

È natural que fique em dúvida, pois sentiu algo especial por sua colega de trabalho, e que fique com raiva do amigo que traiu. As emoções ficam realmente afloradas quando estamos em situações inesperadas ou de tomada de decisão. O que é preciso fazer é tomar conhecimento dos seus valores e objetivos de vida para decidir o que realmente você quer. A partir daí trabalhar seus pensamentos a respeito de si mesmo e do outro. Conhecer a si mesmo é fundamental para conseguir agir de forma assertiva e controlar a ansiedade. Você está envolvido em uma situação delicada, antes de qualquer comportamento, pare e pense no que realmente é importante para você, no que você não gostaria de abrir mão de jeito nenhum. Respirar fundo ajuda a organizar os pensamentos e com isso, agir mais adequado com o que realmente você deseja.
Não tenha medo de ter contato com psicólogo, pois somos profissionais preparados para te atender sem julgamento ou exposição.

Márcia Cristina Oliveira da Silva Azeredo Psicólogo em Linhares

7 respostas

15 AGO 2023

Olá João! Obrigado por relatar tua história. A expressão que colocarei, embora possa parecer desrespeitosa, é a mais educativa. Você e ela, precisam de suporte adulto. Em outras palavras, a história relatada, indica que tanto você quanto ela viviam outros vínculos, nenhum dos dois desqualifica o vínculo que tinham. Foram se aproximando, misturando papeis de acomodação ao acessível (um ao outro, em decorrência do trabalho). Depois viram-se em comunicação inadequada, aproximação de terceira pessoa, modificações de teus interesses e dela.
Também você falou que ele apresenta timidez. Tua postura indica que há também timidez ou fragilidade de vinculações.
Você e ela, não estão prontos para namorar de forma plena. Precisam amadurecer. A história vivida por vocês, contraindica evoluções porque começou no lugar errado, de forma errada, colocando o poder na fragilidade de ambos e não na construção gradativa de relacionamento sólido. Quem tudo quer, nada tem.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.