Como ser mãe solteira?

Feita por >Kamila Valentim · 26 mar 2024 Abordagem psicológica

Olá sou mãe solteira tenho duas filhas. Eu sinto uma cobrança enorme dentro de mim mesma tento ser uma ótima mãe mas as vezes acho que falho como posso lidar com essa crise que tenho as me dá uma angústia por achar que não sou o suficiente na vida das minhas filhas, peço ajuda.

A melhor resposta 5 ABR 2024

Oi Kamila!

Primeiramente, é importante reconhecer que a pressão que você está sentindo é comum entre muitas mãe solo (mães solteiras que enfrentam desafios adicionais ao criar seus filhos sozinhas.
Aqui estão algumas sugestões para ajudá-la a lidar com essa crise:

Pratique a autocompaixão: Lembre-se de que é normal ter momentos de dúvida e preocupação sobre sua capacidade como mãe. Seja gentil consigo mesma e reconheça que você está fazendo o melhor que pode nas circunstâncias.

Conecte-se com outras mães: Busque apoio em grupos de apoio para mães solteiras ou outras redes de suporte. Compartilhar suas experiências e ouvir as de outras mães pode ajudá-la a se sentir menos isolada e fornecer insights valiosos.

Estabeleça expectativas realistas: Ninguém é perfeito, e não há uma definição única de "ser uma ótima mãe". Reconheça que você está fazendo o seu melhor e que é normal cometer erros ao longo do caminho.

Celebre suas conquistas: Em vez de se concentrar apenas nas áreas em que você acha que falha, faça um esforço para reconhecer e celebrar suas realizações como mãe. Isso pode ajudar a aumentar sua autoconfiança e reduzir a sensação de inadequação..

Procure ajuda profissional: Se você está lutando com sentimentos de angústia e inadequação de forma persistente, considere buscar um tratamento psicologico. Pode ajudá-la a explorar esses sentimentos mais profundamente e fornecer estratégias para lidar com eles de maneira saudável.

Lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada e que é normal ter altos e baixos ao longo do caminho. O importante é continuar fazendo o seu melhor e buscando o apoio de que precisa quando necessário.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico a disposição, abraço Kamila!

Thaiane Souza Psicólogo em Salvador

5 respostas

23 ABR 2024

Olá, não existe uma fórmula mágica pra ser mãe. Você está passando por um processo de muita pressão e autocobrança. Sugiro que busque acompanhamento terapêutico. Na psicoterapia você poderá refletir na mãe que você dá conta de ser. Em como agir diante dos conflitos e problemas no seu dia a dia. Você não precisa passar por este processo sozinha. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo. Podemos marcar um encontro on-line para nos conhecermos e conversamos sobre psicoterapia. Abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

220 respostas

22 ABR 2024

mãe perfeita é a mãe com falhas que reconhece e tenta acertar mas sem cobranças extremas porque se você se cobra pra ser a melhor pra elas sempre , muitas vezes é baseado naquilo que você recebeu demais ou de menos. O certo mesmo é ver as necessidades, enxergar as singularidades e tentar sempre fazer o que pode naquilo que está ao seu alcance. Você não é só mãe também, você é mulher, talvez uma profissional também, e tem suas questões internas. Não as sufoque se dedicando integralmente a agrada-las e se deixando de lado, pois isso tem consequências no futuro! Caso queira trabalhar mais , e ter mais orientações, entre em contato!
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

12 ABR 2024

Você está lidando com uma carga emocional significativa como mãe solo, e é totalmente compreensível sentir-se pressionada e angustiada. Todos os pais enfrentam desafios, mas como mãe solo, a carga é ainda maior devido à responsabilidade de assumir múltiplos papéis e tomar decisões sozinha, o que pode tornar os momentos de dúvida e angústia ainda mais intensos.

O cuidado e amor que você oferece às suas filhas são fundamentais para o bem-estar delas. No entanto, para continuar oferecendo esse cuidado de forma consistente e saudável, é importante que você reserve um tempo para cuidar de si mesma também.

Cuidar da sua própria saúde física e emocional não é egoísmo, mas sim uma necessidade vital que permitirá que você continue sendo essa mãe inestimável.

Você não está sozinha nessa jornada. Busque apoio de amigos, familiares e profissionais. Priorize seu bem-estar emocional e lembre-se de que está fazendo o seu melhor dentro das condições que você tem. O meu melhor abraço.

Gláucia Mota Franco Psicólogo em Brasília

6 respostas

3 ABR 2024

Você precisa trabalhar esse lado rígido. Já se perguntou por que quer ser assim tão perfeita e exigente? Já olhou pra sua infância, sua história para entender o que você tem medo que repita na sua vida? Agenda um horário, vem entender mais seus traumas e fazer pazes com sua vida!! Nem é bom pra elas que você seja a suficiência toda. O ser humano se constitui na falta, isso que o faz desejar da vida e buscar. Pense nisso, tá bom!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

2 ABR 2024

Olá Kamila!

Obrigada por compartilhar suas preocupações, sei o quanto pode ser angustiante não se sentir suficiente para suas filhas. Aliás, sentir-se insuficiente como mãe é algo comum, especialmente em uma sociedade como a nossa que coloca expectativas irreais sobre as mulheres.

Criar filhos é uma jornada cheia de desafios e ninguém é perfeito; o importante é o amor, o apoio e o cuidado que você demonstra por suas filhas no dia a dia. É natural querer ser a melhor mãe possível para seus filhos, mas é importante reconhecermos que a maternidade é uma jornada cheia de aprendizados e os desafios fazem parte do processo.

A maternidade traz desconstrução, emoções diversas, tentativas, aprendizados, sentimentos, conflitos. E, ao mesmo tempo, traz profundas mudanças para a mulher e sua identidade agora também como mãe. Por isso, se permita sentir suas emoções, compreender suas preocupações e dúvidas, de onde elas surgem e como lidar com os desafios que naturalmente surgem na educação e nos cuidados dos filhos. Se permita lidar com as incertezas, sentir suas emoções e continuar construindo esse caminho único cheio de mudanças na sua experiência como mãe.

Não se esqueça de cuidar de si mesma, de reservar um tempo para cuidar de suas próprias necessidades e bem-estar emocional. Quando você está bem consigo mesma, está em melhor posição para cuidar de suas filhas.

Por favor, não se sinta sozinha nesses sentimentos. Compartilhar suas preocupações com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental pode te oferecer o apoio e auxílio que você merece nessa rica jornada.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição para conversar.
Abraço Kamila!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

2 ABR 2024

Olá, Kamilla !!!

Imagino como deve ser difícil pra você perceber que falhou/falha com suas filhas, talvez você se cobre por de alguma forma a sua infância se atualizar na relação com as suas filhas, no sentido de você querer dar para elas coisas também que você não teve e por talvez não conseguir, você se culpa. Mas saiba que não existe maternagem perfeita e que o fundamental é você estar sempre se repensando em como pode melhorar, isso é mais importante do que se preocupar com o que falhou. A cultura também força a mulher a ser uma mãe perfeita, isso é ilusório e só traz sofrimento. Espero que tudo fique bem.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

43 respostas

2 ABR 2024

Boa tarde, Camila! Que pergunta oportuna! Obrigado. Em primeiro lugar precisaremos ponderar que não há pai e mãe, não há pai, não há mãe, não há responsável ou responsáveis que sejam capazes de atender todas as implicações decorrentes do pretenso adequado papel de criador/cuidador/educador/emancipador. Criar e conduzir filhos envolve uma enorme variação de formas, construída nas vivências e contextos específicos. Certamente todos os educadores, cuidadores, responsáveis, pais; falhamos. A questão é o esforço e escolha sábia e ponderada das estratégias e técnicas, o mais consciente possível, para contribuir para que as crianças e jovens se construam o melhor possível.
Certamente há muitas questões que poderemos te ajudar. Conte conosco.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8612 respostas

2 ABR 2024

Kamila super entendo seu posicionamento pois ainda vivemos em um mundo machista, com pressões fortes da sociedade sobre as mulheres e sobre as mães, te oriento a buscar terapia com uma psicóloga que seja mãe de preferência e assim poder te ajudar nesse momento.

Abraços Psicóloga Natalia Martins

Segue meu instagram : psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

2 ABR 2024

Olá, Kamila, espero encontrá-la bem!
A maternidade apresenta grandes desafios e talvez os mais intensos seja internos, através de cobranças, dúvidas e culpa. A vontade de acertar é intensa, contudo, nem todas as situações possuem de fato um caminho certo ou errado. No final das contas, o que existe é a vontade de fazer o melhor frente ao novo, já que ninguém nasce sabendo e a maior parte do aprendizado na maternidade é por tentativa e erro.
Por já ter 10 anos de experiência com aconselhamento parental e 5 anos com psicoterapia individual, sei o quanto o processo terapêutico é importante e pode ser um divisor de águas dentro de uma casa. Assim, estou à disposição para marcarmos um horário, na qual poderei entender melhor a demanda e sanar qualquer dúvida referente à terapia.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba