Me sinto mais feliz solteira

Feita por >Ma · 25 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Sempre quando estou alguém entro em um processo de depressão por não estar ao lado dela e tb ansiedade a espera que ela me chame pra sair.

No início do relacionamento eu não sou assim, mas a medida q o tempo vai passando eu entro nesse ciclo de dependendo, deixo de sair esperando ser chamada, não consigo me concentrar em nada...
Não consigo fazer nada ! Só crio foco na minha vida qdo estou solteira.
Quero alguém do meu lado, mas eu só consigo criar momentos de sofrimento pra mim.

A melhor resposta 26 JAN 2021

Bom dia Ma.
Talvez vc no momento não esteja preparada para um relacionamento sério e duradouro. Algumas pessoas não estão mas insistem por não querer ficar só. Saber escolher um companheiro(a) é importante e evita sofrimentos.
Sugiro que não tenha pressa e procure se conhecer melhor. Saber o perfil da pessoa que mais combina contigo.
Espero ter ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

28 JAN 2021

Olá Ma, tudo bem?
Não tem problema algum em se sentir feliz solteira e se sentir mais focada na sua vida pessoal quando esta, mas pelo seu depoimento pude perceber que estar solteira não é a sua vontade, mas sim, algo que considera mais “fácil” e mais positivo, digamos assim.
Você precisa primeiro entender o por que se sente assim “dependente” do outro no relacionamento, isso está relacionado a sua autoestima, seu conhecimento sobre si mesma, isso abala sua confiança.
Vou dar uma dica simples e prática que pode parecer boba, mas pode ser eficaz para seu autoconhecimento - faça uma listinha das suas qualidades, seus pontos fortes, o que a faz uma parceira interessante, acredito que você esteja projetando nos seus parceiros uma expectativa de que ele vai suprir suas necessidades, que ele vai te amparar, quando na verdade você precisa se fortalecer, se sentir confiante de si, para poder sentir e aproveitar o amor do outro. FORTALEÇA SEU AMOR PRÓPRIO PARA PODER SE SENTIR MERECEDORA DO AMOR DO OUTRO!

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

26 JAN 2021

MA, porque vc se culpa tanto? Pq depende tanto do outro?
Procure ajuda psicológica. Viva a sua vida plenamente.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

26 JAN 2021

Olá Ma! Grato por escrever. Certamente você precisa amadurecer, desenvolver autonomia, para trocar com harmonia e doçura, vivenciando o adequado tempero dos tempos: o tempo seu consigo mesma, o tempo de outro com ele, o tempo dos dois juntos. Será preciso trabalhar a ansiedade para que cada tempo presente seja um presente bonito e bem embrulhado. Em outras palavras: a pessoa vai, mas a essência do vínculo permanece. Isso envolve autoconfiança.
Você quer alguém do seu lado, sem riscos, com presença total. Isso é inviável. Viável é considerar que você é uma pessoa interessante que precisa ser despertada para gostar com mais consistência e durabilidade de si mesma, de tal forma, que o outro minimize os riscos de te perder, posto que você é interessante. Sendo interessante, caso esse te deixe, ele é quem perde, e surgirão muitos outros que quererão: amor próprio.
O trabalho com o respaldo científico de um psicólogo te ajudará muito e se valorizar mais.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.