Como saber se sou hiperativo?

Feita por >Victor · 21 set 2016 Avaliação neuropsicológica

Aprendi a tocar 10 instrumentos sozinho, a desenhar, pintar, cozinhar, plantar, costurar e outros. Eu penso muito rápido, não consigo me surpreender com nada. Penso em mais de 3 vozes, ouço músicas na cabeça como se fosse no mp3, tenho uma ansiedade no peito e tendência depressiva, não consigo manter nada arrumado e não falo mais com meus amigos, pois não tenho interesse em andar com pessoas que não compartilham dos meus ideais.

Isso machuca mais do que ficar sozinho, pois não consigo chegar em ninguém para flertar, não tenho vontade em perder meu tempo com alguém que nem conheço. Eu consigo imaginar um universo em 2 segundos e é tão normal tirar conclusões tão rápido que as pessoas se assustam. Não sei o que eu tenho, mas as pessoas não parecem ver o mundo como eu vejo, parecem ser mais devagar.

A melhor resposta 22 SET 2016

Prezado Victor, boa noite.
Você demonstra em sua escrita à cima, diversos conteúdos da sua dinâmica de funcionamento psíquico. A priori o que clama a atenção, não necessariamente seria o seu raciocínio rápido, ou sua forma acelerada de ser, mas se isso de certa forma está prejudicando seus relacionamentos e seu modo de viver. Cada ser humano é único, com sua própria forma de sentir, pensar, agir, se comportar e ver o mundo e suas relações. Não existiria outro Victor, como também não existira outro amigo seu que tem uma forma diferente de pensar, sentir e agir. Caso você sinta que algo não está bacana, que essa sua forma de ser está te fazendo sofrer, então seria minimamente interessante a procura de um profissional de Psicologia que poderia, conjuntamente com você, costurar todas esses conteúdos.
Espero ter contribuído de alguma forma e desde já fico disponível.
Atenciosamente: Wellington Albuquerque Filho.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

22 SET 2016

Boa Tarde Victor. Penso que o ideal seria você procurar fazer uma avaliação Neuropsicológica onde seria possível investigar também aspectos da personalidade e observar esses sintomas depressivos e ansiosos. A Avaliação daria conta de responder se você é hiperativo ou se os comportamentos que você apresenta vem desse quadro de ansiedade e depressão. Boa sorte.

Reestruturar Psicologia e Neuropsicologia Psicólogo em Caieiras

50 respostas

22 SET 2016

Olá, Victor, saber os pontos fortes e fracos ajudam a escolher atividades de acordo com nosso potencial. Assim, mesmo que você seja hiperativo, não é condição para ser infeliz. Porém, um psicólogo poderia lhe ajudar a trazer à tona comportamentos que lhe sejam mais adequados para aumentar sua autoestima e estabelecer atividades que lhe tragam satisfação. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

22 SET 2016

Bom dia, Victor.
Parece que sua questão nada tem a ver com hiperatividade, e sim com velocidade.
Se vc, rápido assim, conseguiu desenvolver inúmeras habilidades, ótimo pra você. Você fez bom proveito da capacidade que tem. No entanto, parece haver uma debilidade justamente no outro sentido, o oposto. O de prestar atenção em gente, conseguir trocar com estes outros seres que em nada se parecem com você.
Provavelmente você nem leia a resposta aqui, pois está sempre a vários passos à frente. Mas se conseguir e se isso puder reverberar em você, já está de bom tamanho para um começo.
Como é o seu isolamento? como se sente quando julga que todos estão atrasados demais para te acompanharem? Deve ser de uma solidão tamanha.
Respondendo a sua pergunta: Você não é hiperativo. Mas há outras perguntas escamoteadas por aí. E estas? Você quer olhar de frente?
Um psicanalista rápido como vc pode te acompanhar nesta busca. Nem digo ajudar, isso não. Mas caminhar com vc,
Abraço e boa sorte!

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

22 SET 2016

Boa noite Victor, porque essa necessidade de um rotulo de uma doença ou de um transtorno? Ter dons não é sinônimo de doenças. Acredito que você só precisa entender que nem todas as pessoas vão compartilhar de suas ideias e isso não quer dizer que seja ruim, já pensou em viver num mundo cheio de pessoas que pensam igual a você? Que sentido teria se as pessoas fossem todas iguais, não haveria crescimento pessoal, pois, não haveria troca de ideias e nem de saberes. Ninguém sabe tanto que não precise aprender com o outro.
Se esse tipo de comportamento de evitar as pessoas ou de não ter paciência para interagir e escutar opiniões alheias está lhe trazendo desconforto emocional e sofrimento, pode está na hora de procurar ajuda psicológica para se trabalhar essas demandas e buscar o equilíbrio emocional.
Att. a Psicóloga Ussénade
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

21 SET 2016

Bom dia Victor, hiperatividade está mais ligado a dificuldades de controlar impulsos, não sei se esse é o seu caso. Percebo, pela sua descrição, que você relata uma certa genialidade, ao mesmo tempo, talvez uma tendência a humor bipolar e algumas dificuldades de interação social. Sugiro que, se isso tem lhe incomodado, você procure uma psicoterapia e, dependendo do grau da aceleração/depressão, um psiquiatra.

Livia Pignaton Caser Psicólogo em Vila Velha

54 respostas

21 SET 2016

Victor, bom dia. Você só apresentou qualidades, a não ser o teu "não consigo me surpreender com nada" Você sofre com isso? Se sim, sugiro que procure um psicanalista. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André